i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Porque você não olha pra mim?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Dani em Sex 26 Mar 2010, 13:19

http://autoshow.uol.com.br/news/mercado/materias/porque-voce-nao-olha-pra-mim-

Veja os carros bons de crítica, mas nem sempre campeões de venda

Por Rodrigo Mora
O mundo não é justo, como sabe-se bem. E isso se aplica ao mundo automotivo, obviamente. Nem sempre conforto, boa lista de equipamentos, motor e câmbio em sintonia e tantas outras qualidades desejáveis num carro garantem ao seu detentor êxito comercial. Pior: muitos carros de inquestionável qualidade enxergam, lá de baixo no ranking de vendas, outros de qualidade inferior (para não dizer duvidosa) liderando seu segmento.
Veja o caso do Peugeot 407. Lançado em 2005, ainda impressiona pelo design, principalmente na porção frontal. Some a isso um bom motor V6 de 211cv acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, suspensão bem acertada, conforto, muito espaço interno e acabamento impecável. Mas, ironicamente, pouquíssimas unidades saem das concessionárias da marca francesa, que cobra R$82.900 pelo 2.0 e R$158.500 pelo V6. Em 2009 inteiro, vendeu apenas 299 carros, quase a metade do que vende o Ford Fusion em um único (e fraco) mês. E este ano deve ser ainda pior para o 407, que vendeu oito carros em janeiro, dois em fevereiro e quatro (até hoje) em março. Para seu consolo, o Fusion, líder da categoria, também é dono de inúmeras virtudes.
Coisa parecida ocorre numa categoria abaixo, a dos sedãs médios. Corolla e Civic alternam entre si a liderança do segmento, que no ano passado ficou nas mãos do Toyota, com 54.599 emplacamentos. O predomínio é tal que o terceiro colocado, o Chevrolet Vectra, vendeu 23.969 carros - menos da metade do segundo lugar (Civic), que comercializou 50.200 carros. A partir daí, os números vão caindo, caindo, até chegarem a Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan, que chegaram às garagens de 4.491 e 3.325 proprietários, respectivamente. Qualidades como o câmbio automático de seis marchas do Bora (único na categoria) e o requinte interno do 307 não fizeram com que esses sedãs vendessem, no ano todo, o que os líderes vendem em um único mês. Nem mesmo os tentadores preços - R$49.900 do 307 Sedan e R$55.150 do Bora - ajudaram.
Outro que se esforça pra vender em 365 dias o que a concorrência emplaca em apenas 30 é o Nissan Tiida, hatch de raiz japonesa e procedência mexicana. No ano passado, ganhou 3.884 novos donos, bem menos do que os 29.678 conquistados pelo Chevrolet Astra, o líder do segmento. Quem sabe a situação melhora para o Tiida em 2010, agora que está com visual levemente renovado, lista de equipamentos aprimorada e preços reduzidos, partindo de R$48.990. Mas, por enquanto, tais melhorias não surtiram efeito: com 1.165 unidades comercializadas até agora, amarga a última posição entre os hatches médios.
Mas talvez a campeã do esquecimento seja a Ford Courier. Carente de atualizações há muito tempo, a pequena picape vendeu no ano passado 8.261 unidades, contra nada menos que 89.968 Stradas no mesmo período. Planos para ela? Nenhum. Vai continuar destinada a madeireiras, lojas de construção, concessionárias de moto, etc.
Muitos desses carros têm computador de bordo. Se pudessem, exibiriam a seguinte mensagem: "por que você não olha pra mim? Me diz o que é que eu tenho de mal".
Dani
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1222

Ver perfil do usuário

Re: Porque você não olha pra mim?

Mensagem por geniallis em Sex 26 Mar 2010, 14:30

Meu pai tem um Peugeot 407. Posso dizer que um carro é um espetáculo. O desenho é muito bonito. Acabamento primoroso. O problema é a concorrência. Fusion, azera e jetta. Todos com mais motor.

Hyundai i30 2.0 / 16v / 145cv / 2009
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
geniallis
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 3900

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sekones em Sex 26 Mar 2010, 16:42

Realmente nem sempre as coisas são fáceis de entender! Concordo que o peugeot 407 é um carrão... mas realmente, com Fusion, Azera e Jetta as coisas ficam complicadas! Mesmo assim, o Jetta tb não vendeu tanto quanto era de se esperar!
Sekones
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3780

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: