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Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Steve_Harris em Ter 19 Out 2010, 12:31

Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:
Steve_Harris escreveu:
Vitório escreveu:Poppe,

Dei uma garimpada na internet e achei o Mobil 1 5w20 num fornecedor de Campinas/SP. Vou dar uma ligada prá conferir o preço e estoque.
Aviso depois.

Abs

Tem no mercado livre, e o fornecedor fica em SP por R$48 a unidade.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156419576-oleo-de-motor-mobil1-5w20-_JM

Vlew Steve. Essa troca de óleo Flex Lube fica lá no Itaim. Passo por lá e já troco o óleo e o filtro.

Abs

Amigos,

Nosso carro pega 4 litros + 0,5l do filtro, procede??

[]'s,

Poppe

Pera aí....

O manual só fala em 4 lts. Não consegui ver a informação da capacidade incluindo o filtro.

Abs

Galera peguei as informações aqui no forum do Monkey segue abaixo. e consegui o shell 5w30 por R$26,00 aqui no Rio.

Mandei e-mail para o atendimento@caoamontadora.com.br, vi esse endereço atrás do manual de manutenção (com as kms das revisões); a resposta foi a seguinte :

"Prezado Sr. Luiz,

Segue as informações abaixo:

Viscosidade do óleo recomendada para o motor 2.0: 10W-40 ou 15w-40 SAE SM ou superior
Quantidade de óleo lubrificante (C/ filtro): 4,0L
Quantidade de óleo lubrificante (Sem Filtro) 3,7L

Atenciosamente,
"

abraço
Luiz
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 19 Out 2010, 13:13

Steve_Harris escreveu:
Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:
Steve_Harris escreveu:
Vitório escreveu:Poppe,

Dei uma garimpada na internet e achei o Mobil 1 5w20 num fornecedor de Campinas/SP. Vou dar uma ligada prá conferir o preço e estoque.
Aviso depois.

Abs

Tem no mercado livre, e o fornecedor fica em SP por R$48 a unidade.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156419576-oleo-de-motor-mobil1-5w20-_JM

Vlew Steve. Essa troca de óleo Flex Lube fica lá no Itaim. Passo por lá e já troco o óleo e o filtro.

Abs

Amigos,

Nosso carro pega 4 litros + 0,5l do filtro, procede??

[]'s,

Poppe

Pera aí....

O manual só fala em 4 lts. Não consegui ver a informação da capacidade incluindo o filtro.

Abs

Galera peguei as informações aqui no forum do Monkey segue abaixo. e consegui o shell 5w30 por R$26,00 aqui no Rio.

Mandei e-mail para o atendimento@caoamontadora.com.br, vi esse endereço atrás do manual de manutenção (com as kms das revisões); a resposta foi a seguinte :

"Prezado Sr. Luiz,

Segue as informações abaixo:

Viscosidade do óleo recomendada para o motor 2.0: 10W-40 ou 15w-40 SAE SM ou superior
Quantidade de óleo lubrificante (C/ filtro): 4,0L
Quantidade de óleo lubrificante (Sem Filtro) 3,7L

Atenciosamente,
"

abraço
Luiz

O problema de usar o 5w-30 é que pelo que parece o problema não fica 100% solucionado.
O JorgeC trocou e relatou aqui no forum que o problema melhorou mas não foi completamente solucionado.
Basta agora alguém trocar pelo 5w-20 para saber mos em definitivo se o barulho vai acabar.

[]'s,

Poppe

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Ter 19 Out 2010, 18:10

Poppe/Jorgec/Galera,

Se vcs ainda não compraram, façam uma consulta em um distribuidor do Mobil 1 5w20 aí do RJ:

RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro – Rodolub: (21) 3867-1766
Macaé – Rodolub: (22) 2759-7262

Abs
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 19 Out 2010, 18:31

Vitório escreveu:Poppe/Jorgec/Galera,

Se vcs ainda não compraram, façam uma consulta em um distribuidor do Mobil 1 5w20 aí do RJ:

RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro – Rodolub: (21) 3867-1766
Macaé – Rodolub: (22) 2759-7262

Abs

SHOW !
Vou ligar amanhã mesmo.
Valeu!

[]'s,

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por jorgec em Qua 20 Out 2010, 11:13


Pessoal,

Analisando a qualidade dos óleos através da classificação do grau de viscosidade segundo a norma SAE J 300, temos o seguinte:

• Óleo 20: seu grau de viscosidade máxima a 100°C deve ser menor que 9,3 cSt;
• Óleo 30: idem sendo menor que 12,5 cSt;
• Óleo 40: idem sendo menor que 16,3 cSt.

Consultando a Móbil e Chevron, temos o seguite:

• O óleo Móbil 5w-20 apresenta grau de viscosidade de 9,0 cSt;
• O óleo AcDelco 5w-30 apresenta grau de viscosidade de 9,7 cSt.

O que se deduz é que o Móbil não deverá apresentar muita diferença em relação ao AcDelco. Considerando que o motor não apresentava o ruído antes da troca de 2,5K, é muito provável que o motor não veio abastecido com o óleo Móbil, caro e talvez o único disponível no Brasil.

Assim, a eliminação total do ruído não estaria ao nosso alcance.

Ainda que tenhamos a garantia de 5 anos, o que em tese nos tranqüiliza, cabe a Hyundai através de seu representante legal no Brasil, tranqüilizar seus clientes emitindo uma nota oficial esclarecendo objetivamente que o ruído observado após a 1° troca de óleo de 2,5K não oferece qualquer prejuízo ao motor.

Confirmo aqui que o óleo AcDelco proporcionou redução aproximada de 50% no tempo de exposição do ruído e algo menor na sua intensidade sonora. Acredito também que dificilmente haverá disponível no mercado uma marca de óleo 5w-30 com grau de viscosidade menor que 9,7cSt.

Para vocês terem uma idéia da sensibilidade deste motor, aos 2,5K o óleo abastecido foi o Helix 10w-40 e aos 10K foi o Pentosin 10w-40. Este último teve um desempenho ligeiramente melhor no tocante ao ruído. A diferença deve estar explicada no grau de viscosidade diferente entre eles.

Abs

jorgec
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Qua 20 Out 2010, 14:34


Amigos,

Na minha opinião eu acho que para realmente concluirmos as análises, precisamos de efetuar uma troca para o 5w-20 em algum motor que esteja apresentando o barulho após a revisão de 2.500km.
Para isso a análise do óleo de "fábrica' foi realizada.

Se o barulho persistir, o problema pode ser outro ou o motor ter danificado algum componente no ato da troca na revisão de 2.500km

Outra comparação seria troca para o 5w-20 em algum automóvel que não tenha apresentado problemas.

Com isso acho que chegaríamos numa definição, por eliminação, das causas do problema.

[]'s,

Poppe


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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Qua 20 Out 2010, 15:23

jorgec escreveu:
Pessoal,

Analisando a qualidade dos óleos através da classificação do grau de viscosidade segundo a norma SAE J 300, temos o seguinte:

• Óleo 20: seu grau de viscosidade máxima a 100°C deve ser menor que 9,3 cSt;
• Óleo 30: idem sendo menor que 12,5 cSt;
• Óleo 40: idem sendo menor que 16,3 cSt.

Consultando a Móbil e Chevron, temos o seguite:

• O óleo Móbil 5w-20 apresenta grau de viscosidade de 9,0 cSt;
• O óleo AcDelco 5w-30 apresenta grau de viscosidade de 9,7 cSt.

O que se deduz é que o Móbil não deverá apresentar muita diferença em relação ao AcDelco. Considerando que o motor não apresentava o ruído antes da troca de 2,5K, é muito provável que o motor não veio abastecido com o óleo Móbil, caro e talvez o único disponível no Brasil.

Assim, a eliminação total do ruído não estaria ao nosso alcance.

Ainda que tenhamos a garantia de 5 anos, o que em tese nos tranqüiliza, cabe a Hyundai através de seu representante legal no Brasil, tranqüilizar seus clientes emitindo uma nota oficial esclarecendo objetivamente que o ruído observado após a 1° troca de óleo de 2,5K não oferece qualquer prejuízo ao motor.

Confirmo aqui que o óleo AcDelco proporcionou redução aproximada de 50% no tempo de exposição do ruído e algo menor na sua intensidade sonora. Acredito também que dificilmente haverá disponível no mercado uma marca de óleo 5w-30 com grau de viscosidade menor que 9,7cSt.

Para vocês terem uma idéia da sensibilidade deste motor, aos 2,5K o óleo abastecido foi o Helix 10w-40 e aos 10K foi o Pentosin 10w-40. Este último teve um desempenho ligeiramente melhor no tocante ao ruído. A diferença deve estar explicada no grau de viscosidade diferente entre eles.

Abs

Caro Jorgec,

Parabéns pela sua exposição técnica sobre os graus de viscosidade dos lubrificantes recomendados e constantes no manual Hyundai. Eu sou leigo no que se refere ao aprofundamento destas informações, mas tenho algumas dúvidas e peço a sua orientação:

1- As características físicas à 100ºC pouco diferem entre as grades 10w20 e 10w30, o resulta em pouco custo-benefício, sem dúvida. Mas o momento crítico ocorre durante a partida, e de acôrdo com as propriedades típicas de cada blend à 40ºC, temos um grau de viscosidade com uma diferença substancial entre as grades 5w-20 e 5w-30, à exemplo do Mobil 1 e Shell F, com 50.1 e 57.4 (ASTM D445) respectivamente. Não tenho as informações sobre o AC Delco nestas condições, mas o interessante não é o grau de viscosidade em temperaturas próximas aos 40ºC ?

2- Se o AC Delco reduziu a duração do ruído em torno de 50% em condições de temperatura ambiente, em tese, não teríamos uma redução ainda maior com a aplicação do Mobil 1 ?

3- Como medida provisória, não seria aconselhável o uso do Mobil 1 até que seja definido o lubrificante adequado aos motores i30 ?

Desculpe por perguntar tanto.

Um abraço.
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Qua 20 Out 2010, 15:46

Vitório escreveu:Poppe/Jorgec/Galera,

Se vcs ainda não compraram, façam uma consulta em um distribuidor do Mobil 1 5w20 aí do RJ:

RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro – Rodolub: (21) 3867-1766
Macaé – Rodolub: (22) 2759-7262

Abs

Amigos,

Cotei na Rodolub e els NÃO TRABALHAM com o Mobil 1 5w-20.
Eles tem apenas o 5w-30 com os seguintes custos:

Caixa de 24 X 1l = R$ 505,00

caixa de 4 X 4l = R$ 305,00

Realmente está difícil achar essa especificação de 5w-20

[]'s,

Poppe

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Qua 20 Out 2010, 17:58

Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Poppe/Jorgec/Galera,

Se vcs ainda não compraram, façam uma consulta em um distribuidor do Mobil 1 5w20 aí do RJ:

RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro – Rodolub: (21) 3867-1766
Macaé – Rodolub: (22) 2759-7262

Abs

Amigos,

Cotei na Rodolub e els NÃO TRABALHAM com o Mobil 1 5w-20.
Eles tem apenas o 5w-30 com os seguintes custos:

Caixa de 24 X 1l = R$ 505,00

caixa de 4 X 4l = R$ 305,00

Realmente está difícil achar essa especificação de 5w-20

[]'s,

Poppe

Poppe,

Esse óleo 5w30 é da Mobil ? Dá uma olhada na resposta da própria:

"José Roberto, bom dia!


Recomendamos que seja utilizado o lubrificante recomendado no manual do veículo.

Possuímos apenas o produto Mobil One 5W20 no Brasil, a viscosidade 5W30 não está disponível.

Vale lembrar que não é apenas a viscosidade do óleo que devemos levar em consideração para uma similaridade. Outras características como aprovações também são importante para a substituição.

Caso deseje comprar o nosso produto favor entrar em contato com o nosso distribuidor no seu estado, segue contato:


Carletti Distribuidora

Telefone: (11) 4421-3004 ou (11) 3868-9400

No caso de maiores dúvidas, estamos à disposição.

Att,


Amanda Costa
THD - Mobil - Central de Suporte Técnico
Cosan Combustíveis e Lubrificantes S.A.
0800.644.1562 • 0800.644.7991"

Amanhã coto na Carletti Distribuidora.

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por jorgec em Qua 20 Out 2010, 18:37

Vitório escreveu:
jorgec escreveu:
Pessoal,

Analisando a qualidade dos óleos através da classificação do grau de viscosidade segundo a norma SAE J 300, temos o seguinte:

• Óleo 20: seu grau de viscosidade máxima a 100°C deve ser menor que 9,3 cSt;
• Óleo 30: idem sendo menor que 12,5 cSt;
• Óleo 40: idem sendo menor que 16,3 cSt.

Consultando a Móbil e Chevron, temos o seguite:

• O óleo Móbil 5w-20 apresenta grau de viscosidade de 9,0 cSt;
• O óleo AcDelco 5w-30 apresenta grau de viscosidade de 9,7 cSt.

O que se deduz é que o Móbil não deverá apresentar muita diferença em relação ao AcDelco. Considerando que o motor não apresentava o ruído antes da troca de 2,5K, é muito provável que o motor não veio abastecido com o óleo Móbil, caro e talvez o único disponível no Brasil.

Assim, a eliminação total do ruído não estaria ao nosso alcance.

Ainda que tenhamos a garantia de 5 anos, o que em tese nos tranqüiliza, cabe a Hyundai através de seu representante legal no Brasil, tranqüilizar seus clientes emitindo uma nota oficial esclarecendo objetivamente que o ruído observado após a 1° troca de óleo de 2,5K não oferece qualquer prejuízo ao motor.

Confirmo aqui que o óleo AcDelco proporcionou redução aproximada de 50% no tempo de exposição do ruído e algo menor na sua intensidade sonora. Acredito também que dificilmente haverá disponível no mercado uma marca de óleo 5w-30 com grau de viscosidade menor que 9,7cSt.

Para vocês terem uma idéia da sensibilidade deste motor, aos 2,5K o óleo abastecido foi o Helix 10w-40 e aos 10K foi o Pentosin 10w-40. Este último teve um desempenho ligeiramente melhor no tocante ao ruído. A diferença deve estar explicada no grau de viscosidade diferente entre eles.

Abs

Caro Jorgec,

Parabéns pela sua exposição técnica sobre os graus de viscosidade dos lubrificantes recomendados e constantes no manual Hyundai. Eu sou leigo no que se refere ao aprofundamento destas informações, mas tenho algumas dúvidas e peço a sua orientação:

1- As características físicas à 100ºC pouco diferem entre as grades 10w20 e 10w30, o resulta em pouco custo-benefício, sem dúvida. Mas o momento crítico ocorre durante a partida, e de acôrdo com as propriedades típicas de cada blend à 40ºC, temos um grau de viscosidade com uma diferença substancial entre as grades 5w-20 e 5w-30, à exemplo do Mobil 1 e Shell F, com 50.1 e 57.4 (ASTM D445) respectivamente. Não tenho as informações sobre o AC Delco nestas condições, mas o interessante não é o grau de viscosidade em temperaturas próximas aos 40ºC ?
EU TAMBÉM NÃO SOU UM ESPECIALISTA NO ASSUNTO, MAS VOU TENTAR RESPONDER:
A CLASSIFICAÇÃO SAE J 300 SÓ ESPECIFICA O PARÂMETRO DE VISCOSIDADE A TEMP. DE 100°C. SABEMOS PORÉM QUE A VISCOSIDADE DIMINUI A MEDIDA QUE A TEMPERATURA AUMENTA. ENTÃO, COMPARANDO OS ÓLEOS A 100°C, AQUELE QUE APRESENTAR UMA VISCOSIDADE MAIS BAIXA NESTA TEMPERATURA TAMBÉM APRESENTARÁ UMA VISCOSIDADE MENOR QUE OUTRO A 40°C OU EM QUALQUER TEMPERATURA.

2- Se o AC Delco reduziu a duração do ruído em torno de 50% em condições de temperatura ambiente, em tese, não teríamos uma redução ainda maior com a aplicação do Mobil 1 ?
SIM SERÁ MAIOR, MAS O ACDELCO ESTÁ COM O GRAU DE VISCOSIDADE MUITO PRÓXIMO DO LIMITE MÁXIMO DO ÓLEO 20. DAÍ, OBSERVO QUE ESTE GANHO NÃO DEVERÁ SER GRANDE.

3- Como medida provisória, não seria aconselhável o uso do Mobil 1 até que seja definido o lubrificante adequado aos motores i30 ?
SEM DÚVIDA. PORÉM, EM RAZÃO DO EXPOSTO ACIMA, RESSSALTO QUE O ÓLEO ACDELCO NÃO É UMA OPÇÃO A SER DESCARTADA. FICA NA DECISÃO DE CADA UM. ACRESCENTO QUE É INTERESSANTE UTILIZAR O ACDELCO A CADA 5K, POR SER MINERAL E BARATO, RETIRANDO DO MOTOR SUAS IMPUREZAS O MAIS CEDO POSSÍVEL. UM ÓLEO SEMI SINTÉTICO/SINTÉTICO LEVADO A QUILOMETRAGEM A 10K NÃO OFERECE ESTA VANTAGEM.

Desculpe por perguntar tanto.

Um abraço.



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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Qui 21 Out 2010, 09:00

Amigos. Fiz a revisão dos 2500Km e tive uma longa conversa com o consultor técnico da css que fiz a revisão e não teve jeito. Foi utilizado o óleo Móbil 10w-40 com classificação SM.

As impressões que tive como o novo óleo foram as seguintes:

I - O barulho do motor, mas retomadas mais empolgadas ficou MAIS SILENCIOSO.
II – Já liguei o motor pela manha uma dúzia de vez a 20, 23, 21 graus Celsius e o barulhos das válvulas são MAIS SILENCIOSAS do que antes da revisão e NÃO BATEU TUCHO em momento algum.

Se quiserem passo detalhes do papo. O técnico é formado em engenharia mecatrônica segundo informações dele.

Fiz a revisão no ES embora more no RJ e se observarem não existe relato de problema algum vindo do ES. E lá tem i30 rodando em comboio de tanto que tem rodando por lá.

Abraços
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por h.wech em Qui 21 Out 2010, 09:11

O BARULHO DO MEU I30 SUMIU APÓS A REVISÃO DOS 10.000KM.
Postei a solução no topico referente ao barulho no motor após revisão de 2500 km
abraços

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Milton Vilanova em Qui 21 Out 2010, 15:43

Boa tarde
Por ter facilidade ao acesso de vários manuais, percebi que de alguns tem a especificação 5w20 e 5w30 para motores betha, sendo assim podemos optar pelo 5w30 6100 da Motul que é mais facilmente encontrado ,é um óleo que contem 60% de Ester, produto desenvolvido pela mesma e cedido para Castrol conhecido por Magnatech, temos que lembrar das condições climáticas do nosso país.
Dúvidas consultem o link abaixo:
http://www.racinglub.com.br/

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por futchos em Qui 21 Out 2010, 20:28

Estive zapeando pelas revistas de autos e vi uma matéria da autoesporte a respeito de lubrificantes, é bem superficial mas acho que é mais uma informação.
Abraços.
futchos.

O que significam as siglas das embalagens dos óleos lubrificantes e como fazer a escolha certa diante de tantas opções? - Gustavo Santos

Uma combinação estranha de letras e números. Para a maior parte dos consumidores, é mais ou menos isso que os rótulos das embalagens de óleo lubrificante mostram. Coisas “esquisitas” como SAE, 20W/40 e API, entre outras informações técnicas importantes, são fundamentais para que o motor seja abastecido com o fluido correto. Mas o que, afinal, esses códigos significam?
De acordo com o fabricante Castrol, as siglas SAE ( Society of Automotive Engineer, ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e API (American Petroleum Institute, ou Instituto Americano de Petróleo), classificam as características de viscosidade e desempenho dos lubrificantes.

A SAE criou uma classificação de viscosidade, propriedade que varia com a temperatura. Dessa forma, os óleos lubrificantes ficam, em princípio, divididos em dois grupos: os de “inverno”, que têm a viscosidade medida a baixas temperaturas e são identificados pela letra W (de winter, inverno na língua inglesa) e os de “verão”, cuja viscosidade é medida a 100° C.

Nos dois grupos, quanto maior é o grau mais viscoso é o óleo. Assim, um óleo SAE 40 é mais viscoso que um SAE 30 e um SAE 20W é mais viscoso que um SAE 10W. Esta classificação é importante para que se identifique os lubrificantes que possibilitem uma fácil e rápida movimentação, tanto do mecanismo quanto do próprio óleo, mesmo em condições de frio rigoroso (óleos de inverno); e aqueles que trabalhem em altas temperaturas, sem prejudicar a lubrificação (óleos de verão), pois quanto mais quente está o fluido menos viscoso ele se apresenta.


De acordo com a Castrol, o consumidor deve estar atento a outro ponto: existem óleos que atendem a essas duas exigências ao mesmo tempo. São os multiviscosos, cujo código SAE reúne graus de óleos de inverno e de verão. Um óleo SAE 20W/50, por exemplo, mantém a viscosidade adequada tanto em baixas temperaturas, facilitando a partida a frio, quanto nas altas.
Já a API criou uma classificação quanto ao nível de desempenho do lubrificante, baseado nos graus de severidade das condições de trabalhos existentes. Para atender a estas diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos.
Segundo a empresa, o código API se divide em duas categorias para óleos de motor. Uma começa pela letra S e vale para motores a gasolina e a álcool. A outra começa com a letra C e serve aos motores a diesel. Uma segunda letra, que se junta ao S ou ao C, obedecendo a ordem alfabética, indica o tipo de serviço que o motor é capaz de executar.

Para os motores do ciclo Otto temos especificações de SA a SM – vale lembrar que os óleos de SA a SD não são mais oferecidos no mercado por conta de sua tecnologia ultrapassada. O mais moderno deles, o SM, foi lançado em 2004 para oferecer, principalmente, características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos.

Para motores a diesel, os lubrificantes são classificados de CA a CF, CF-4, CG-4, CH-4, CI-4 e CJ-4 – CA e CB também estão fora do mercado. Introduzida em 2002, a especificação CI-4 prescreve desempenho especialmente efetivo na proteção do motor com sistemas de pós-tratamento da exaustão, que demandam ainda mais do lubrificante.

Além de conhecer estas especificações, lembre-se que é importante verificar que tipo de lubrificante é recomendado pelo manual do proprietário para garantir a durabilidade do motor do seu veículo.
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Sex 22 Out 2010, 13:02

Poppe/Galera:

Já que chegamos à conclusão de que o óleo original é o 5w20 (conforme análise realizada pelo nobre Jorgec), temos o Mobil One disponível. Para os interessados, segue os dados do distribuidor do Mobil One em SP, que têm estoque para pronta entrega:

- Carletti Distribuidora
- Rua Carlos Weber, 1272 Vila Laeopoldina
- SP/SP
- CEP 05303-000
- Tel 11-3868-9400
- Mobil One 5w20 Sintético: Cx c/06 litros 216,00
- Mobil Super Eco Power 5w30 Semi-Sintético: Cx c/24 litros 470,16
- Filtro de óleo para I30: Fram ref. PH3593A

Obs.: Só vendem em caixas fechadas.

Ambos estão de acôrdo com as especificações do manual do proprietário. Optei pelo Mobil One.

Abs
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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Sex 22 Out 2010, 17:42

Vitório escreveu:Poppe/Galera:

Já que chegamos à conclusão de que o óleo original é o 5w20 (conforme análise realizada pelo nobre Jorgec), temos o Mobil One disponível. Para os interessados, segue os dados do distribuidor do Mobil One em SP, que têm estoque para pronta entrega:

- Carletti Distribuidora
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- CEP 05303-000
- Tel 11-3868-9400
- Mobil One 5w20 Sintético: Cx c/06 litros 216,00
- Mobil Super Eco Power 5w30 Semi-Sintético: Cx c/24 litros 470,16
- Filtro de óleo para I30: Fram ref. PH3593A

Obs.: Só vendem em caixas fechadas.

Ambos estão de acôrdo com as especificações do manual do proprietário. Optei pelo Mobil One.

Abs

Valeu Vitório!

inicialmente comprei o Mobil 1 5w-20 no Mercado Livre e estou aguardando o envio.
A partir da 2ª troca vou cotar nesse fornecedor.

Agora uma pergunta a todos:

Com o fim de revisão de 2.500km, com quantos km vocês vão efetuar a 1ª troca?
Na CCS que comprei o carro me disseram para aguardar os 10.000km.
Acho muito...
Qual a idéia de vocês?

[]'s,

Poppe

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Sab 23 Out 2010, 14:58

Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Poppe/Galera:

Já que chegamos à conclusão de que o óleo original é o 5w20 (conforme análise realizada pelo nobre Jorgec), temos o Mobil One disponível. Para os interessados, segue os dados do distribuidor do Mobil One em SP, que têm estoque para pronta entrega:

- Carletti Distribuidora
- Rua Carlos Weber, 1272 Vila Laeopoldina
- SP/SP
- CEP 05303-000
- Tel 11-3868-9400
- Mobil One 5w20 Sintético: Cx c/06 litros 216,00
- Mobil Super Eco Power 5w30 Semi-Sintético: Cx c/24 litros 470,16
- Filtro de óleo para I30: Fram ref. PH3593A

Obs.: Só vendem em caixas fechadas.

Ambos estão de acôrdo com as especificações do manual do proprietário. Optei pelo Mobil One.

Abs

Valeu Vitório!

inicialmente comprei o Mobil 1 5w-20 no Mercado Livre e estou aguardando o envio.
A partir da 2ª troca vou cotar nesse fornecedor.

Agora uma pergunta a todos:

Com o fim de revisão de 2.500km, com quantos km vocês vão efetuar a 1ª troca?
Na CCS que comprei o carro me disseram para aguardar os 10.000km.
Acho muito...
Qual a idéia de vocês?

[]'s,

Poppe

Senhores,

Considero aconselhável a troca de óleo e filtro nos primeiros 2500k, já que nos primeiros km o motor está em fase de acomodamento de seus componentes, o que pode causar alguma contaminação do óleo lubrificante. Após este período, observem as recomendações do manual de acordo com a rotina de dirigir:
Vide manual Cap. 7-9:
1- Manutenção programada sob condições normais : Troca de óleo e filtro à cada 15.000k ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
2- Manutenção programada sob condições severas (abaixo): Troca de óleo e filtro à cada 7500k ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
- Dirigir repetidamente em curtas distâncias;
- Dirigir em condições de poierentas ou arenosas;
- Extensivo uso dos freios;
- Dirigir em áreas de grande salinidade ou outros materiais corrosivos estão sendo usados;
- Dirigir em estradas acidentadas ou lamacentas;
- Dirigir em áreas montanhosas;
- Dirigir por um período prolongado em baixas temperaturas e / ou clima extremamente úmido;
- Operação por períodos extensos em marcha lenta ou baixas velocidades;
- Mais de 50% na cidade em condições de tráfego pesado durante tempo quente (acima de 32 ° C)

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Ter 26 Out 2010, 12:20

Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 26 Out 2010, 13:21

Vitório escreveu:Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

Abs

Perfeito Vitório.
Aproveito para informar que recebi o Mobil 1 5w-20 e estou disposto a fazer a 1ª troca aos 5.000km ( rodo muito e já já vou chegar nessa km ).
Como foi o óleo que a análise laboratorial deu como o original de fábrica, acredito que não terei problemas.
Alguém acha arriscado efetuar essa troca para o 5w-20 mesmo a CCS recomendando o 10W-40?
É tanta informação que agora fiquei receoso.

[]'s,

Poppe

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Ter 26 Out 2010, 13:42

Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

Abs

Perfeito Vitório.
Aproveito para informar que recebi o Mobil 1 5w-20 e estou disposto a fazer a 1ª troca aos 5.000km ( rodo muito e já já vou chegar nessa km ).
Como foi o óleo que a análise laboratorial deu como o original de fábrica, acredito que não terei problemas.
Alguém acha arriscado efetuar essa troca para o 5w-20 mesmo a CCS recomendando o 10W-40?
É tanta informação que agora fiquei receoso.

[]'s,

Poppe

Caro Poppe,

Vc não deve ficar receoso. O Mobil One não está de acôrdo com as especificações do MP ? Tá escrito, meu amigo. Além do que, este óleo é de última geração e abrange todas as temperaturas ambientes previstas na carta (-30ºC/+50ºC) e classificações API. Embora o manual mande substituir o lubrificante à cada 7.500km ou 6 meses (condições severas), concordo que o ideal é trocá-lo aos 5000k para que haja compatibilidade com a revisões seguintes (10.000k).

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 26 Out 2010, 13:49

Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

Abs

Perfeito Vitório.
Aproveito para informar que recebi o Mobil 1 5w-20 e estou disposto a fazer a 1ª troca aos 5.000km ( rodo muito e já já vou chegar nessa km ).
Como foi o óleo que a análise laboratorial deu como o original de fábrica, acredito que não terei problemas.
Alguém acha arriscado efetuar essa troca para o 5w-20 mesmo a CCS recomendando o 10W-40?
É tanta informação que agora fiquei receoso.

[]'s,

Poppe

Caro Poppe,

Vc não deve ficar receoso. O Mobil One não está de acôrdo com as especificações do MP ? Tá escrito, meu amigo. Além do que, este óleo é de última geração e abrange todas as temperaturas ambientes previstas na carta (-30ºC/+50ºC) e classificações API. Embora o manual mande substituir o lubrificante à cada 7.500km ou 6 meses (condições severas), concordo que o ideal é trocá-lo aos 5000k para que haja compatibilidade com a revisões seguintes (10.000k).

Abs

Valeu Vitório. pelas suas informações.
Agora o estranho é a CCS indicar para troca a única especificação que não consta no manual de proprietário internacional ( 10w-40 ).
E lembrando que no nosso manual Brasileiro eles "comeram"a página que determina as viscosidades SAE recomendadas. Será que foi de propósito???

[]'s,
Obrigado
Poppe


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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Ter 26 Out 2010, 14:12

Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

Abs

Perfeito Vitório.
Aproveito para informar que recebi o Mobil 1 5w-20 e estou disposto a fazer a 1ª troca aos 5.000km ( rodo muito e já já vou chegar nessa km ).
Como foi o óleo que a análise laboratorial deu como o original de fábrica, acredito que não terei problemas.
Alguém acha arriscado efetuar essa troca para o 5w-20 mesmo a CCS recomendando o 10W-40?
É tanta informação que agora fiquei receoso.

[]'s,

Poppe

Caro Poppe,

Vc não deve ficar receoso. O Mobil One não está de acôrdo com as especificações do MP ? Tá escrito, meu amigo. Além do que, este óleo é de última geração e abrange todas as temperaturas ambientes previstas na carta (-30ºC/+50ºC) e classificações API. Embora o manual mande substituir o lubrificante à cada 7.500km ou 6 meses (condições severas), concordo que o ideal é trocá-lo aos 5000k para que haja compatibilidade com a revisões seguintes (10.000k).

Abs

Valeu Vitório. pelas suas informações.
Agora o estranho é a CCS indicar para troca a única especificação que não consta no manual de proprietário internacional ( 10w-40 ).
E lembrando que no nosso manual Brasileiro eles "comeram"a página que determina as viscosidades SAE recomendadas. Será que foi de propósito???

[]'s,
Obrigado
Poppe


Aí é que está. O 10w40 encontramos em qualquer boca-de-porco, então não vamos complicar, não é ? O manual é claro na recomendação, e caso não esteja disponível o 5w20/5w30, deverão ser utilizados as outras grades constantes da carta. Já o 5w20 só a Mobil (no Brasil) e o 5w30 é mais facilmente encontrado. Não sei porque não optaram, então, pelo 5w30. Acho que por pura preguiça, já que quem paga, são os otários aqui. Enchi o saco do SAC (entenda-se S.A.C.O.) à respeito desta página faltante e acabaram enviando em PDF.

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 26 Out 2010, 14:25

Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

Abs

Perfeito Vitório.
Aproveito para informar que recebi o Mobil 1 5w-20 e estou disposto a fazer a 1ª troca aos 5.000km ( rodo muito e já já vou chegar nessa km ).
Como foi o óleo que a análise laboratorial deu como o original de fábrica, acredito que não terei problemas.
Alguém acha arriscado efetuar essa troca para o 5w-20 mesmo a CCS recomendando o 10W-40?
É tanta informação que agora fiquei receoso.

[]'s,

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Caro Poppe,

Vc não deve ficar receoso. O Mobil One não está de acôrdo com as especificações do MP ? Tá escrito, meu amigo. Além do que, este óleo é de última geração e abrange todas as temperaturas ambientes previstas na carta (-30ºC/+50ºC) e classificações API. Embora o manual mande substituir o lubrificante à cada 7.500km ou 6 meses (condições severas), concordo que o ideal é trocá-lo aos 5000k para que haja compatibilidade com a revisões seguintes (10.000k).

Abs

Valeu Vitório. pelas suas informações.
Agora o estranho é a CCS indicar para troca a única especificação que não consta no manual de proprietário internacional ( 10w-40 ).
E lembrando que no nosso manual Brasileiro eles "comeram"a página que determina as viscosidades SAE recomendadas. Será que foi de propósito???

[]'s,
Obrigado
Poppe


Aí é que está. O 10w40 encontramos em qualquer boca-de-porco, então não vamos complicar, não é ? O manual é claro na recomendação, e caso não esteja disponível o 5w20/5w30, deverão ser utilizados as outras grades constantes da carta. Já o 5w20 só a Mobil (no Brasil) e o 5w30 é mais facilmente encontrado. Não sei porque não optaram, então, pelo 5w30. Acho que por pura preguiça, já que quem paga, são os otários aqui. Enchi o saco do SAC (entenda-se S.A.C.O.) à respeito desta página faltante e acabaram enviando em PDF.

Abs

Verdade? mandaram a página faltante para você? Vou pertubar também... rs...
Eles mandaram a página em Português ou Inglês?

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Ter 26 Out 2010, 14:40

Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:
Vitório escreveu:Galera,

Ontem me ligaram do SAC da Hyundai intruindo-me à comparecer na CCS para verificar o problema do ruído nos tuchos. O consultor pediu para que o mec. da CCS entre em contato no momento da inspeção. Ainda bem que não troquei o óleo. Vamos ver a merda que vai dar e aviso à todos.

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Perfeito Vitório.
Aproveito para informar que recebi o Mobil 1 5w-20 e estou disposto a fazer a 1ª troca aos 5.000km ( rodo muito e já já vou chegar nessa km ).
Como foi o óleo que a análise laboratorial deu como o original de fábrica, acredito que não terei problemas.
Alguém acha arriscado efetuar essa troca para o 5w-20 mesmo a CCS recomendando o 10W-40?
É tanta informação que agora fiquei receoso.

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Caro Poppe,

Vc não deve ficar receoso. O Mobil One não está de acôrdo com as especificações do MP ? Tá escrito, meu amigo. Além do que, este óleo é de última geração e abrange todas as temperaturas ambientes previstas na carta (-30ºC/+50ºC) e classificações API. Embora o manual mande substituir o lubrificante à cada 7.500km ou 6 meses (condições severas), concordo que o ideal é trocá-lo aos 5000k para que haja compatibilidade com a revisões seguintes (10.000k).

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Valeu Vitório. pelas suas informações.
Agora o estranho é a CCS indicar para troca a única especificação que não consta no manual de proprietário internacional ( 10w-40 ).
E lembrando que no nosso manual Brasileiro eles "comeram"a página que determina as viscosidades SAE recomendadas. Será que foi de propósito???

[]'s,
Obrigado
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Aí é que está. O 10w40 encontramos em qualquer boca-de-porco, então não vamos complicar, não é ? O manual é claro na recomendação, e caso não esteja disponível o 5w20/5w30, deverão ser utilizados as outras grades constantes da carta. Já o 5w20 só a Mobil (no Brasil) e o 5w30 é mais facilmente encontrado. Não sei porque não optaram, então, pelo 5w30. Acho que por pura preguiça, já que quem paga, são os otários aqui. Enchi o saco do SAC (entenda-se S.A.C.O.) à respeito desta página faltante e acabaram enviando em PDF.

Abs

Verdade? mandaram a página faltante para você? Vou pertubar também... rs...
Eles mandaram a página em Português ou Inglês?

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Português. Me passa o seu e-mail por MP que te envio.

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Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 26 Out 2010, 14:55

Valeu Vitório.
mandei MP

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