i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.



Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Página 2 de 16 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Sex 24 Set 2010, 13:06

Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
ilber escreveu:Podemos fechar assim! Somos mais fortes unidos. Sugiro que representantes do fórum se comuniquem diretamente com a engenharia da Hyundai para que indique formalmente qual o óleo deve ser usado em nossos motores dado os inúmeros relatos de problemas e a inexistência da informação no manual do proprietário. De posse desta informação exigimos que a css use o óleo correto. Casso se recusem a prestar a informação podemos acionar a fábrica judicialmente sobre a questão. Sugiro manter o óleo que a css estão usando e ao ligar pela manha esperar esquentar um pouco como já citado. Se der M no motor garantia ou advogados neles. Na primeira F que tomarem aprendem!

Concordo com vc Ilber. Vou tomar a dianteira no assunto e entrar em contato com a Hyundai Corea relatando a anormalidade. Se utilizarmos outro óleo diferente do aplicado pelas ccs e der merda, lógicamente a CAOA vai tirar da reta.
Vamos ver o que os chinas tem a dizer e transmito para todos imediatamente.

Abs

Galera,

Segue o teor do e-mail que enviei para a Corea sobre nosso problema:

Gentlemen,

I own a Hyundai I-30, and after review of 2500km, the engine made noise in the valve train when it was used by authorized workshop, 10-40w synthetic oil. With the original factory oil, the engine did not show any abnormal noise, so I would like to provide orientation in which the specification of oil recommended for Brazil.
Like me, other owners of I-30 are having the same problem.

I appreciate your attention and request response engineered engines on this matter.

Thank you.

José Roberto Vitorello

Pessoal,

Vamos pressionar de todo lado. Segue o meu e-mail enviado para a Shell sobre o Helix, recomendado pela CAOA:

Senhores boa tarde,

Sou proprietário de um Hyundai I-30 e participante do Forum do Clube do I-30 onde problemas têm sido relatados após a troca de óleo na primeira revisão (2500k), no que se refere ao ruído do comando de válvulas nos primeiros minutos de funcionamento do motor, inclusive eu mesmo vivencio este problema.
Como é do conhecimento dos senhores, o lubrificante recomendado pela CAOA, e constante no manual do proprietário, é o Shell Helix, porém não consta a grade recomendada para os motores do I-30.
Vale dizer, que este problema só ocorre após a substituição do óleo de fábrica e infelizmente não fui informado pela concessionária qual o lubrificante Shell aplicado.
Poderiam nos informar porque isto acontece ? Afinal de contas, qual a grade recomendada pela Shell ?
Já tentei contato com a Hyundai Corea para esclarecimentos, mas infelizmente, não obtive resposta, nem mesmo da própria CAOA.

Aguardamos seus esclarecimentos.

Muito obrigado.

José Roberto Vitorello

E tem mais: Acabei de telefonar para a CCS-Sumaré (fui atendido pelo Valdo) e perguntei qual a grade recomendada para o I-30: O cara respondeu 5w-40w. Sabem o que botaram no meu motor: 10w40w fornecido pela Hyundai (...). Os caras tão mais perdidos do que barata dentro de galinheiro.
Dependendo da resposta oficial da Shell, vou trocar o óleo pelo Helix Ultra 5w-40w. Tá escrito no manual a recomendação pelo Helix, mas não dizem QUAL !
PQP
Aviso à todos.

Abraço.
avatar
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281
Data de inscrição : 27/05/2010
Localização : SP/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por fljp em Sex 24 Set 2010, 14:36

eu tô pensando em colocar o lubrax sintético (5W40) quando fizer a revisão dos 10000km do meu (C4)...
avatar
fljp
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 13/01/2010
Idade : 45
Localização : Brasília - DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por lvarella em Sex 24 Set 2010, 14:39

Boa iniciativa Vitório!!!

Espero que tenhamos respostas de algum dos lados.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1347
Data de inscrição : 09/10/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Sex 24 Set 2010, 14:49

lvarella escreveu:Boa iniciativa Vitório!!!

Espero que tenhamos respostas de algum dos lados.

Obregadooo.
avatar
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281
Data de inscrição : 27/05/2010
Localização : SP/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Sex 24 Set 2010, 17:43

Dentre todos os tópicos negativos do fórum esse é o que me deixa de cabelo arrepiado.
Barulhos internos, defeitos em acabamento ou mau funcionamento de alguma coisa no carro podemos até relevar, mas uma indefinição em relação ao óleo a ser utilizado no motor foge a minha compreensão.
Acho inadmissível uma dúvida dessa natureza.
Realmente temos que fazer algo eficiente e rápido sobre isso.
[]'s,

Poppe

_________________
Marcelo Poppe
I440 - Prata 2010/2011
avatar
Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 52
Localização : Arraial do Cabo - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Sex 24 Set 2010, 18:40

To tranqüilo quanto à questão do óleo. O óleo que as concessionárias estão usando pode estar até correto quanto a sua especificação e recomendação do fabricante. Alguns já passaram pela revisão dos 2500 km e não tiveram problemas. Pode ser até um lote de óleo com problemas. O importante é investigamos o que esta acontecendo. Parabéns ao Vitorio pela iniciativa.
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Sex 24 Set 2010, 18:46

ilber escreveu:To tranqüilo quanto à questão do óleo. O óleo que as concessionárias estão usando pode estar até correto quanto a sua especificação e recomendação do fabricante. Alguns já passaram pela revisão dos 2500 km e não tiveram problemas. Pode ser até um lote de óleo com problemas. O importante é investigamos o que esta acontecendo. Parabéns ao Vitorio pela iniciativa.

Ilber, qual foi a especificação utilizada na sua revisão de 2.500km?

[]'s,

Poppe
avatar
Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 52
Localização : Arraial do Cabo - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Sex 24 Set 2010, 19:01

Ainda não fiz a revisão dos 2500Km.
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Sex 24 Set 2010, 19:16


Pesquisei algumas informações sobre óleo e encontrei este link. Isso pode nos ajudar a decidir sobre o óleo correto. Vou ler com calma e posto minha humilde conclusão.

http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=16228
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Seg 27 Set 2010, 11:34

Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
ilber escreveu:Podemos fechar assim! Somos mais fortes unidos. Sugiro que representantes do fórum se comuniquem diretamente com a engenharia da Hyundai para que indique formalmente qual o óleo deve ser usado em nossos motores dado os inúmeros relatos de problemas e a inexistência da informação no manual do proprietário. De posse desta informação exigimos que a css use o óleo correto. Casso se recusem a prestar a informação podemos acionar a fábrica judicialmente sobre a questão. Sugiro manter o óleo que a css estão usando e ao ligar pela manha esperar esquentar um pouco como já citado. Se der M no motor garantia ou advogados neles. Na primeira F que tomarem aprendem!

Concordo com vc Ilber. Vou tomar a dianteira no assunto e entrar em contato com a Hyundai Corea relatando a anormalidade. Se utilizarmos outro óleo diferente do aplicado pelas ccs e der merda, lógicamente a CAOA vai tirar da reta.
Vamos ver o que os chinas tem a dizer e transmito para todos imediatamente.

Abs

Galera,

Segue o teor do e-mail que enviei para a Corea sobre nosso problema:

Gentlemen,

I own a Hyundai I-30, and after review of 2500km, the engine made noise in the valve train when it was used by authorized workshop, 10-40w synthetic oil. With the original factory oil, the engine did not show any abnormal noise, so I would like to provide orientation in which the specification of oil recommended for Brazil.
Like me, other owners of I-30 are having the same problem.

I appreciate your attention and request response engineered engines on this matter.

Thank you.

José Roberto Vitorello

Pessoal,

Vamos pressionar de todo lado. Segue o meu e-mail enviado para a Shell sobre o Helix, recomendado pela CAOA:

Senhores boa tarde,

Sou proprietário de um Hyundai I-30 e participante do Forum do Clube do I-30 onde problemas têm sido relatados após a troca de óleo na primeira revisão (2500k), no que se refere ao ruído do comando de válvulas nos primeiros minutos de funcionamento do motor, inclusive eu mesmo vivencio este problema.
Como é do conhecimento dos senhores, o lubrificante recomendado pela CAOA, e constante no manual do proprietário, é o Shell Helix, porém não consta a grade recomendada para os motores do I-30.
Vale dizer, que este problema só ocorre após a substituição do óleo de fábrica e infelizmente não fui informado pela concessionária qual o lubrificante Shell aplicado.
Poderiam nos informar porque isto acontece ? Afinal de contas, qual a grade recomendada pela Shell ?
Já tentei contato com a Hyundai Corea para esclarecimentos, mas infelizmente, não obtive resposta, nem mesmo da própria CAOA.

Aguardamos seus esclarecimentos.

Muito obrigado.

José Roberto Vitorello

E tem mais: Acabei de telefonar para a CCS-Sumaré (fui atendido pelo Valdo) e perguntei qual a grade recomendada para o I-30: O cara respondeu 5w-40w. Sabem o que botaram no meu motor: 10w40w fornecido pela Hyundai (...). Os caras tão mais perdidos do que barata dentro de galinheiro.
Dependendo da resposta oficial da Shell, vou trocar o óleo pelo Helix Ultra 5w-40w. Tá escrito no manual a recomendação pelo Helix, mas não dizem QUAL !
PQP
Aviso à todos.

Abraço.

Galera,

Acabei de jogar merda no ventilador..RSRSRSRSR
Falei neste momento com o SAC da Shell (Telerec 11-2171-0440), e atendeu-me o Sr. Rodrigo Shinzato, onde relatei os problemas com a batida de tuchos do motor após a troca de óleo.
Em primeiro lugar, como o óleo recomendado é o Helix de acordo com o manual, é dever da CAOA/HYUNDAI mencionar todas as especificações (classificação, grade etc.) do produto Shell.
No próprio site da Shell, existem os Helix para todos os gostos. Vou scanear a página do manual onde consta a informação do óleo recomendado (incompleta), onde dizem "veja a próxima página" (que não existe) e enviá-la à Shell.
O Sr. Rodrigo salientou que as CCS só podem utilizar óleo Shell, conforme consta no manual, e me desaconselhou o uso de outro produto e/ou especificações sob o risco de perda da garantia, até que tudo seja esclarecido.
É aquela estória: Se der pau no motor, os caras vão de início checar se o óleo foi realmente trocado na CCS, independentemente se as especificações do produto aplicado estão corretas, e caso contrário, um abraço e um queijo.

Olho vivo galera. Antes de qualquer atitude nossa, vamos aguardar as informações oficiais da Shell.

Abs
avatar
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281
Data de inscrição : 27/05/2010
Localização : SP/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por lvarella em Seg 27 Set 2010, 11:46

Vitório,

A Shell infelizmente não vai poder fazer muito em relação a garantia do carro, ela nem tem poderes para isso.

Quando é feita a revisão na CCS, você tem o comprovante, se a CCS usou o Oleo errado, o problema é deles e eles vão arcar com todos os problemas e processo em cima deles.

O Manual não diz que só pode ser usado Oleo Shell na revisões do i30, aquilo ali é algum acordo da Hyundai com a Shell e é usado como propaganda, lá fora os gringos não usam Oleo Shell no carro deles e o manual é o mesmo.

O que temos que seguir é a classificação do Oleo.

O que podemos ter da Shell, será somente a informação de qual óleo deles é o recomendado para o i30 e não o único óleo permitido no i30.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1347
Data de inscrição : 09/10/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Seg 27 Set 2010, 12:08

lvarella escreveu:Vitório,

A Shell infelizmente não vai poder fazer muito em relação a garantia do carro, ela nem tem poderes para isso.

Quando é feita a revisão na CCS, você tem o comprovante, se a CCS usou o Oleo errado, o problema é deles e eles vão arcar com todos os problemas e processo em cima deles.

O Manual não diz que só pode ser usado Oleo Shell na revisões do i30, aquilo ali é algum acordo da Hyundai com a Shell e é usado como propaganda, lá fora os gringos não usam Oleo Shell no carro deles e o manual é o mesmo.

O que temos que seguir é a classificação do Oleo.

O que podemos ter da Shell, será somente a informação de qual óleo deles é o recomendado para o i30 e não o único óleo permitido no i30.

Ivarella,
concordo plenamente contigo.
Difícil é acreditar que não temos certeza da especificação do óleo correto a ser utilizado no Brasil...

[]'s,

Poppe
avatar
Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 52
Localização : Arraial do Cabo - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Seg 27 Set 2010, 13:26

ilber escreveu:
Pesquisei algumas informações sobre óleo e encontrei este link. Isso pode nos ajudar a decidir sobre o óleo correto. Vou ler com calma e posto minha humilde conclusão.

http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=16228


Resumo do texto retirado do link:

O W, refere-se à partida a frio do motor. Quanto menor ele for, mais rápido o óleo fluirá, no momento mais crítico, que é o da partida, evitando o contato entre as partes metálicas minimizando o desgaste. O número sem o W refere-se à viscosidade do óleo na temperatura de operação do motor. Assim, um óleo 5W 40, terá o mesmo comportamento de viscosidade a quente, que um óleo 15W 40 já que ambos serão SAE 40. Sua viscosidade na partida a frio, entretanto, será menor, permitindo que o lubrificante atinja a parte alta do motor mais rapidamente.
A utilização de um óleo com desempenho superior ao estabelecido pela montadora trará benefícios refletidos diretamente na vida útil do motor. Quanto maior a qualidade do óleo lubrificante, maior a proteção interna do motor. A utilização, por exemplo, de um óleo com classificação API SJ, onde é recomendado o uso de um produto API SF, garantirá que todos os requisitos mínimos de lubrificação estabelecidos pela montadora, serão atendidos e superados.
Quais problemas ele pode ter se usar um óleo de classificação inferior ao utilizado? À medida que o motor entra em funcionamento, o nível de contaminantes no lubrificante aumenta progressivamente. Como os produtos da combustão são continuamente formados e absorvidos pelo óleo, torna-se cada vez mais difícil para ele proteger e lubrificar o motor. A degradação do óleo e sua exposição a temperaturas elevadas provocam um consumo (depleção) dos aditivos, contaminação e oxidação. A oxidação por sua vez ocasiona espessamento (aumento na viscosidade) e associada a presença de contaminantes (sujeiras) provoca também o escurecimento do óleo.
Classificação. Este sistema foi desenvolvido de tal forma que permite a adição de novos níveis de qualidade à medida que se fizer necessário suprir novas exigência da indústria automobilística: SF < SG < SH < SJ < SL. Em geral as montadoras indicam nos manuais dos veículos as especificações mínimas que o óleo deve atender para garantir que todos os requisitos de lubrificação sejam atendidos. A utilização de um óleo com desempenho superior (API SL), só terá a acrescentar, refletindo diretamente na vida útil do motor. Ao contrário, o uso de um óleo de classificação inferior, poderá comprometer a proteção completa do motor.
No Brasil são mais comuns os óleos SAE 40 e 50. Apesar disso, já existem montadoras que estão recomendando óleos mais finos para seus motores, mesmo para o nosso clima. É o caso, por exemplo, da Ford que recomenda para alguns de seus modelos um óleo SAE 5W 30. Essa recomendação se deve a tecnologia de motor mais avançada empregada nesses motores que requerem óleos "Fuel Economy" (Economia de Combustível). Esses óleos (mais finos) se adaptam perfeitamente a essa nova demanda, de motores mais econômicos e mais eficientes.
Este assunto de óleo e viscosidade é RECORRENTE em nosso site por e bons motivos. Eles evoluem rapidamente e as fabricas tem alterado continuamente as recomendações quanto ao de período de troca, qualidade e viscosidade, assim achei que seria de interesse geral comentar o que esta acontecendo conversando com um amigo nosso aqui no site verifiquei que a GM incluiu na lista de óleos recomendados um que é bem fino leiam.
Desde o inicio de 2004 a GM utiliza como lubrificante original de montagem em seus motores o AcDelco 5W-30 mantendo a recomendação deste grau de viscosidade para o uso durante toda a vida do veiculo, mesmo os mais antigos (veja o tópico sobre FOLGA NO PISTÃO), mas SEM contra indicar o uso dos lubrificantes com graus de viscosidade 15W-40, 20W-40 e 20W50, API-SJ/SL que figuram desde o inicio da produção dos motores familias I e II no Brasil.
Estudos mostram (Texaco, palestra do consultor técnico Sr Silvio Riolfi Jr) que a temperatura dentro do carter de um motor familia II pode chegar a 140 centigrados contra 90 em um motor antigo como o do Opala, o que contra indica o uso de um óleo com – comportamento - de SAE 30 a 100 centigrados, momento no qual sua viscosidade cinemática seria aprox. 50% menor que a de um óleo SAE 40, que era o mais baixo grau de viscosidade a esta temperatura, recomendado pela GM antes de 2004.
A decisão da GM em utilizar um óleo de baixa viscosidade em toda a linha a partir de 2004 deve ter tido como base uma tendência mundial que se nasceu com os modernos motores com comandos variáveis que precisam de um óleo mais fino para que se obtenha uma melhor bombeabilidade, e este chegue de imediato as partes necessárias, e também no fato de que as pessoas hoje, cada vez mais ligam e saem de imediato, sem dar tempo ao óleo de aquecer ou mesmo atingir as partes altas, comportamento tornado possível pela ação dos modernos sistemas de injeção eletrônicos.
Importante frizar também que os óleos de viscosidade 0W-30 e 5W-30 são classificados como – Economi Energy uma preocupação crescente nos dias de hoje.
Use um óleo 100% sintético de qualidade. Para seu carro, um óleo não tão viscoso(não tão grosso) como o 10W40, é o ideal. Creio que vc trocou os tuchos do seu motor, devido eles chiarem na primeira partida, até encher o cabeçote de óleo(justamente para isso que a GM adaptou o plug restritor na galeria de retorno). Muitos acham que com o óleo grosso, carrega mais rápido os tuchos, devido criar pressão na bomba antes, mas isso não é verdade. Ele pode criar pressão antes, mas o óleo menos viscoso, consegue ter acesso mais rápido e eficiente nas partes móveis, que no caso do tucho, acaba sendo carregado mais rapidamente.
Os tuchos do motor C20XE(seu motor), tem durabilidade para 300.000km. Usando óleo sintético sempre, nem precisa fazer limpeza nos mesmos, pois não cria borras. Os seus tuchos antigos, provavelmente não estavam com defeito, mas sim com borras internas, que atrapalhava o enchimento dos mesmos, era só ter desmontado e limpado.
O mínimo que um C20XE merece é um óleo SL semi-sintético, mas o ideal é 100% sintético.
Eu gosto muito do Elf Excelence 100% sintético, custa cerca de 35,00 reais o litro(o preço varia de acordo com o local e região do país que é comprado), e tem ótimas propriedades.. inclusive me surpreendeu, quando meu carro rodou com baixa pressão do óleo(problema na relief valve), quase 0 de pressão, isso a mais de 6.000rpm, só fui reparar depois quando já tinha terminado a brincadeira. Achei que minhas bronzinas nem iriam existir mais.. No mesmo dia desmontei tudo, e as bronzinas estavam intactas.
Em contra partida, o carro de um cliente, que usava óleo mineral(mesmo aconselhando óleo sintético), entupiu a peneirinha(devido as borras), e em poucos minutos o motor travou, não deu nem chances para ele pensar.
Esse é um exemplo de que não precisa de laboratórios e ensaios precisos para enxergar a qualidade de um óleo. Além das propriedades lubrificantes, longevidade do óleo sintético ser infinitamente superior ao mineral, o sintético ainda tem a grande vantagem de não criar borras, pois é feito a base de ésters vegetais, e não de derivados de petróleo, como os minerais.


Resultado:

Não temos dúvidas quanto a especificação do óleo a ser usado pois esta informação esta escrita no manal: API SL, SM ACEA A3 ou superior (Se não houver óleo API SM pode utilizar API SL)

Nossa duvida é quanto a faixa térmica: Esta informação não esta disponível no manual e ha uma indicação para que se faça uma consulta sobre a questão:

Já vi no fórum informações referentes a uma consulta a fabrica que a indicação foi : 5W-20 / GF4&SM
Já vi no fórum informações que as css estão usando:10w40 sendo que há indicação de tucho batendo e 5w-40 sendo que não ha relatos positivos ou negativos quanto a barulhos.

Temos que buscar é uma resposta oficial do fabricante pois no próprio manual ha uma indicação para que esta informação seja dada.
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Seg 27 Set 2010, 13:31

Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
ilber escreveu:Podemos fechar assim! Somos mais fortes unidos. Sugiro que representantes do fórum se comuniquem diretamente com a engenharia da Hyundai para que indique formalmente qual o óleo deve ser usado em nossos motores dado os inúmeros relatos de problemas e a inexistência da informação no manual do proprietário. De posse desta informação exigimos que a css use o óleo correto. Casso se recusem a prestar a informação podemos acionar a fábrica judicialmente sobre a questão. Sugiro manter o óleo que a css estão usando e ao ligar pela manha esperar esquentar um pouco como já citado. Se der M no motor garantia ou advogados neles. Na primeira F que tomarem aprendem!

Concordo com vc Ilber. Vou tomar a dianteira no assunto e entrar em contato com a Hyundai Corea relatando a anormalidade. Se utilizarmos outro óleo diferente do aplicado pelas ccs e der merda, lógicamente a CAOA vai tirar da reta.
Vamos ver o que os chinas tem a dizer e transmito para todos imediatamente.

Abs

Galera,

Segue o teor do e-mail que enviei para a Corea sobre nosso problema:

Gentlemen,

I own a Hyundai I-30, and after review of 2500km, the engine made noise in the valve train when it was used by authorized workshop, 10-40w synthetic oil. With the original factory oil, the engine did not show any abnormal noise, so I would like to provide orientation in which the specification of oil recommended for Brazil.
Like me, other owners of I-30 are having the same problem.

I appreciate your attention and request response engineered engines on this matter.

Thank you.

José Roberto Vitorello

Pessoal,

Vamos pressionar de todo lado. Segue o meu e-mail enviado para a Shell sobre o Helix, recomendado pela CAOA:

Senhores boa tarde,

Sou proprietário de um Hyundai I-30 e participante do Forum do Clube do I-30 onde problemas têm sido relatados após a troca de óleo na primeira revisão (2500k), no que se refere ao ruído do comando de válvulas nos primeiros minutos de funcionamento do motor, inclusive eu mesmo vivencio este problema.
Como é do conhecimento dos senhores, o lubrificante recomendado pela CAOA, e constante no manual do proprietário, é o Shell Helix, porém não consta a grade recomendada para os motores do I-30.
Vale dizer, que este problema só ocorre após a substituição do óleo de fábrica e infelizmente não fui informado pela concessionária qual o lubrificante Shell aplicado.
Poderiam nos informar porque isto acontece ? Afinal de contas, qual a grade recomendada pela Shell ?
Já tentei contato com a Hyundai Corea para esclarecimentos, mas infelizmente, não obtive resposta, nem mesmo da própria CAOA.

Aguardamos seus esclarecimentos.

Muito obrigado.

José Roberto Vitorello

E tem mais: Acabei de telefonar para a CCS-Sumaré (fui atendido pelo Valdo) e perguntei qual a grade recomendada para o I-30: O cara respondeu 5w-40w. Sabem o que botaram no meu motor: 10w40w fornecido pela Hyundai (...). Os caras tão mais perdidos do que barata dentro de galinheiro.
Dependendo da resposta oficial da Shell, vou trocar o óleo pelo Helix Ultra 5w-40w. Tá escrito no manual a recomendação pelo Helix, mas não dizem QUAL !
PQP
Aviso à todos.

Abraço.

Galera,

Acabei de jogar merda no ventilador..RSRSRSRSR
Falei neste momento com o SAC da Shell (Telerec 11-2171-0440), e atendeu-me o Sr. Rodrigo Shinzato, onde relatei os problemas com a batida de tuchos do motor após a troca de óleo.
Em primeiro lugar, como o óleo recomendado é o Helix de acordo com o manual, é dever da CAOA/HYUNDAI mencionar todas as especificações (classificação, grade etc.) do produto Shell.
No próprio site da Shell, existem os Helix para todos os gostos. Vou scanear a página do manual onde consta a informação do óleo recomendado (incompleta), onde dizem "veja a próxima página" (que não existe) e enviá-la à Shell.
O Sr. Rodrigo salientou que as CCS só podem utilizar óleo Shell, conforme consta no manual, e me desaconselhou o uso de outro produto e/ou especificações sob o risco de perda da garantia, até que tudo seja esclarecido.
É aquela estória: Se der pau no motor, os caras vão de início checar se o óleo foi realmente trocado na CCS, independentemente se as especificações do produto aplicado estão corretas, e caso contrário, um abraço e um queijo.

Olho vivo galera. Antes de qualquer atitude nossa, vamos aguardar as informações oficiais da Shell.

Abs

Vitório. To com esta parte do manual scaneada. Se quiser envie uma mensagem privada com o seu e-mail que envio para você. Não consigo enviar estas imagens agora para o fórum.


avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Seg 27 Set 2010, 14:22

ilber escreveu:
Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
Vitório escreveu:
ilber escreveu:Podemos fechar assim! Somos mais fortes unidos. Sugiro que representantes do fórum se comuniquem diretamente com a engenharia da Hyundai para que indique formalmente qual o óleo deve ser usado em nossos motores dado os inúmeros relatos de problemas e a inexistência da informação no manual do proprietário. De posse desta informação exigimos que a css use o óleo correto. Casso se recusem a prestar a informação podemos acionar a fábrica judicialmente sobre a questão. Sugiro manter o óleo que a css estão usando e ao ligar pela manha esperar esquentar um pouco como já citado. Se der M no motor garantia ou advogados neles. Na primeira F que tomarem aprendem!

Concordo com vc Ilber. Vou tomar a dianteira no assunto e entrar em contato com a Hyundai Corea relatando a anormalidade. Se utilizarmos outro óleo diferente do aplicado pelas ccs e der merda, lógicamente a CAOA vai tirar da reta.
Vamos ver o que os chinas tem a dizer e transmito para todos imediatamente.

Abs

Galera,

Segue o teor do e-mail que enviei para a Corea sobre nosso problema:

Gentlemen,

I own a Hyundai I-30, and after review of 2500km, the engine made noise in the valve train when it was used by authorized workshop, 10-40w synthetic oil. With the original factory oil, the engine did not show any abnormal noise, so I would like to provide orientation in which the specification of oil recommended for Brazil.
Like me, other owners of I-30 are having the same problem.

I appreciate your attention and request response engineered engines on this matter.

Thank you.

José Roberto Vitorello

Pessoal,

Vamos pressionar de todo lado. Segue o meu e-mail enviado para a Shell sobre o Helix, recomendado pela CAOA:

Senhores boa tarde,

Sou proprietário de um Hyundai I-30 e participante do Forum do Clube do I-30 onde problemas têm sido relatados após a troca de óleo na primeira revisão (2500k), no que se refere ao ruído do comando de válvulas nos primeiros minutos de funcionamento do motor, inclusive eu mesmo vivencio este problema.
Como é do conhecimento dos senhores, o lubrificante recomendado pela CAOA, e constante no manual do proprietário, é o Shell Helix, porém não consta a grade recomendada para os motores do I-30.
Vale dizer, que este problema só ocorre após a substituição do óleo de fábrica e infelizmente não fui informado pela concessionária qual o lubrificante Shell aplicado.
Poderiam nos informar porque isto acontece ? Afinal de contas, qual a grade recomendada pela Shell ?
Já tentei contato com a Hyundai Corea para esclarecimentos, mas infelizmente, não obtive resposta, nem mesmo da própria CAOA.

Aguardamos seus esclarecimentos.

Muito obrigado.

José Roberto Vitorello

E tem mais: Acabei de telefonar para a CCS-Sumaré (fui atendido pelo Valdo) e perguntei qual a grade recomendada para o I-30: O cara respondeu 5w-40w. Sabem o que botaram no meu motor: 10w40w fornecido pela Hyundai (...). Os caras tão mais perdidos do que barata dentro de galinheiro.
Dependendo da resposta oficial da Shell, vou trocar o óleo pelo Helix Ultra 5w-40w. Tá escrito no manual a recomendação pelo Helix, mas não dizem QUAL !
PQP
Aviso à todos.

Abraço.

Galera,

Acabei de jogar merda no ventilador..RSRSRSRSR
Falei neste momento com o SAC da Shell (Telerec 11-2171-0440), e atendeu-me o Sr. Rodrigo Shinzato, onde relatei os problemas com a batida de tuchos do motor após a troca de óleo.
Em primeiro lugar, como o óleo recomendado é o Helix de acordo com o manual, é dever da CAOA/HYUNDAI mencionar todas as especificações (classificação, grade etc.) do produto Shell.
No próprio site da Shell, existem os Helix para todos os gostos. Vou scanear a página do manual onde consta a informação do óleo recomendado (incompleta), onde dizem "veja a próxima página" (que não existe) e enviá-la à Shell.
O Sr. Rodrigo salientou que as CCS só podem utilizar óleo Shell, conforme consta no manual, e me desaconselhou o uso de outro produto e/ou especificações sob o risco de perda da garantia, até que tudo seja esclarecido.
É aquela estória: Se der pau no motor, os caras vão de início checar se o óleo foi realmente trocado na CCS, independentemente se as especificações do produto aplicado estão corretas, e caso contrário, um abraço e um queijo.

Olho vivo galera. Antes de qualquer atitude nossa, vamos aguardar as informações oficiais da Shell.

Abs

Vitório. To com esta parte do manual scaneada. Se quiser envie uma mensagem privada com o seu e-mail que envio para você. Não consigo enviar estas imagens agora para o fórum.



Por favor Ilber, mande para jrvitorello@terra.com.br
Excelente a sua postagem e reflete o meu pensamento. Decidi consultar a Shell sobre o assunto para que tenhamos mais subsídeos. É dispensar os "eu acho" e partir para as informações mais precisas como as suas, mas precisamos nos amparar no carater oficial e documentado (CAOA/Hyundai/Shell).

Muito obrigado e um abraço.
avatar
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281
Data de inscrição : 27/05/2010
Localização : SP/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Seg 27 Set 2010, 16:54

Rapaziada,

O amigo Ilber tá dando a maior força. O meu obrigado. Hj enviei aos cuidados do Sr. Rodrigo Shinzato, consultor da Shell, um email falando sobre os nossos problemas e com a imagem da pág. 9-4 (enviada pelo Ilber), onde NÃO cosnta a ESPECIFICAÇÃO SAE para o óleo do motor.
Acredito que uma empresa do porte da Shell vai se entender com a CAOA, já que de comum acordo, colocaram o logo "Hellix" no próprio manual.
Todos nós sabemos que ninguem é obrigado a usar uma determinada marca de lubrificante e manual faz apenas a "recomendação" por tal marca.
Óbviamente, A Shell jamais vai se responsabilizar pela garantia de qualquer motor, isso seria uma grande ingenuidade de nossa parte, já que ela é apenas a "recomendada", mas a curto prazo, o pronunciamento da empresa é muito importante.
Não podemos esperar que algo de errado aconteça para depois acionar a CAOA judicialmente, já que estamos no Brasil.
Mais uma vez, obrigado ao Ilber que tem postado muito conteúdo e objetividade sobre essa nossa dúvida.

Abs
avatar
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281
Data de inscrição : 27/05/2010
Localização : SP/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Seg 27 Set 2010, 18:05

Vitório escreveu:Rapaziada,

O amigo Ilber tá dando a maior força. O meu obrigado. Hj enviei aos cuidados do Sr. Rodrigo Shinzato, consultor da Shell, um email falando sobre os nossos problemas e com a imagem da pág. 9-4 (enviada pelo Ilber), onde NÃO cosnta a ESPECIFICAÇÃO SAE para o óleo do motor.
Acredito que uma empresa do porte da Shell vai se entender com a CAOA, já que de comum acordo, colocaram o logo "Hellix" no próprio manual.
Todos nós sabemos que ninguem é obrigado a usar uma determinada marca de lubrificante e manual faz apenas a "recomendação" por tal marca.
Óbviamente, A Shell jamais vai se responsabilizar pela garantia de qualquer motor, isso seria uma grande ingenuidade de nossa parte, já que ela é apenas a "recomendada", mas a curto prazo, o pronunciamento da empresa é muito importante.
Não podemos esperar que algo de errado aconteça para depois acionar a CAOA judicialmente, já que estamos no Brasil.
Mais uma vez, obrigado ao Ilber que tem postado muito conteúdo e objetividade sobre essa nossa dúvida.

Abs


Obrigado Vitório,

Estou no fórum para contribuir. Todos temos interesse na solução deste impasse.

Abraços.
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Seg 27 Set 2010, 21:25

O ideal seria "descobrir" qual é a especificação exata do óleo que vem de fábrica no carro...
Pelo que parece o problema surge após a 1ª troca, nos levando a crer que o óleo de "origem" é o ideal para o bom funcionamento.

[]'s


_________________
Marcelo Poppe
I440 - Prata 2010/2011
avatar
Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 52
Localização : Arraial do Cabo - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Vitório em Ter 28 Set 2010, 18:13

Marcelo Poppe escreveu:O ideal seria "descobrir" qual é a especificação exata do óleo que vem de fábrica no carro...
Pelo que parece o problema surge após a 1ª troca, nos levando a crer que o óleo de "origem" é o ideal para o bom funcionamento.

[]'s


Correto Marcelo. Tá duro de achar. O Thiago Miranda postou as especificações no tópico "Óleo do motor-barulho motor após rev 2500k", que foi utilíssima mas não sei de onde ele as conseguiu. Vê lá. Lá diz 5w-20w o que confirma as nossas suspeitas de que óleo que as ccs botam está demasiadamente viscoso.
Não vamos especular. Tô maluco esperando as explicações da Shell e do SAC da Hyndai, que o Iber postou.

Abs
avatar
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281
Data de inscrição : 27/05/2010
Localização : SP/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Ter 28 Set 2010, 19:24

Vitório escreveu:
Marcelo Poppe escreveu:O ideal seria "descobrir" qual é a especificação exata do óleo que vem de fábrica no carro...
Pelo que parece o problema surge após a 1ª troca, nos levando a crer que o óleo de "origem" é o ideal para o bom funcionamento.

[]'s


Correto Marcelo. Tá duro de achar. O Thiago Miranda postou as especificações no tópico "Óleo do motor-barulho motor após rev 2500k", que foi utilíssima mas não sei de onde ele as conseguiu. Vê lá. Lá diz 5w-20w o que confirma as nossas suspeitas de que óleo que as ccs botam está demasiadamente viscoso.
Não vamos especular. Tô maluco esperando as explicações da Shell e do SAC da Hyndai, que o Iber postou.

Abs


Segue a resposta do SAC do pós venda:

“ Prezado Sr. ILBER VICENTE, Para tais informações, peço que o Sr. consulte o manual de propietário Sessão 9, paginas 4-7. Desde já agradecemos o contato. Atenciosamente, Diego Ferreira Atendimento ao Cliente Pós Venda – Hyundai “


Não achei a informação do manual impresso, mas, no manual em PDF que fiz download aqui no fórum tem informação. Quase lá no final parte de especificações 9-5:

Bem aqui:

http://i30brasil.forumeiros.com/tutoriais-e-dicas-f11/manual-do-usuario-em-ingles-e-outros-data-sheet-t777.htm?highlight=manual


Obs. Liguei para a loja que sempre fazia a troca do óleo do meu saudoso e inesquecível grande amigo Astra e indaguei qual é o óleo que eles usam para o i30 e recebi a seguinte informação:

5w-30 SL 100% sintético ta saindo por r$ 28,00 e o filtro de óleo que é o mesmo da Tucson sai por r$ 26,00.


Conclusão: vou de 5w-30 SM cuja classificação é maior de a SL.

Dou o caso como encerrado! Alguém contra?

Abraços.
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por lvarella em Ter 28 Set 2010, 19:47

Putz que M, as CCS estão colocando 10w-40 Sintético. Deve ser isso o responsável pelos tuchos baterem então.

Qual seria esse óleo 5w-30? O da Shell e da BR é 5w-40.

Você vai colocar por fora ou vai na CCS exigir que seja esse tipo de óleo?

lvarella
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1347
Data de inscrição : 09/10/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Marcelo Poppe em Ter 28 Set 2010, 19:53

lvarella escreveu:Putz que M, as CCS estão colocando 10w-40 Sintético. Deve ser isso o responsável pelos tuchos baterem então.

Qual seria esse óleo 5w-30? O da Shell e da BR é 5w-40.

Você vai colocar por fora ou vai na CCS exigir que seja esse tipo de óleo?

tenho a mesma dúvida...
Vamos "peitar"a CCS e exigir esse tipo de óleo?
Elas aceitariam que fornecêssemos o óleo? Descontariam no valor da revisão?
Confusão á vista...

[]'s,

Poppe

_________________
Marcelo Poppe
I440 - Prata 2010/2011
avatar
Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 52
Localização : Arraial do Cabo - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Qua 29 Set 2010, 09:38

lvarella escreveu:Putz que M, as CCS estão colocando 10w-40 Sintético. Deve ser isso o responsável pelos tuchos baterem então.

Qual seria esse óleo 5w-30? O da Shell e da BR é 5w-40.

Você vai colocar por fora ou vai na CCS exigir que seja esse tipo de óleo?

Ivarella,
Pelo que o pessoal da loja de óleo que conheço disse: a Shell não tem este óleo. Encontrei este o óleo 5w-30 da Shell fora do Brasil. Eles chagaram a falar a marcas que eles têm com esta gradação térmica, mas não recordo agora. Quanto ao motivo dos tuchos estarem batendo acredito que é por causa do óleo sim. Não sou especialista no assunto, mas no seu caso em especifico esta seria a minha grande suspeita. Antes de tirar o carro da concessionária solicite que usem o 5w-30. Se for preciso leve impresso a parte do manual informando sobre o óleo e não se acanhe se não tiverem o óleo com a gradação já citada compre fora e leve. Quando pegar o carro não esqueça de postar os dados aqui. Estou torcendo para que tudo se resolva.

Abraços e boa sorte!
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por ilber em Qua 29 Set 2010, 09:54

Marcelo Poppe escreveu:
lvarella escreveu:Putz que M, as CCS estão colocando 10w-40 Sintético. Deve ser isso o responsável pelos tuchos baterem então.

Qual seria esse óleo 5w-30? O da Shell e da BR é 5w-40.

Você vai colocar por fora ou vai na CCS exigir que seja esse tipo de óleo?

tenho a mesma dúvida...
Vamos "peitar"a CCS e exigir esse tipo de óleo?
Elas aceitariam que fornecêssemos o óleo? Descontariam no valor da revisão?
Confusão á vista...

[]'s,

Poppe

Marcelo,
No meu caso eu tenho algumas teorias para contornar a confusão.

1 - Antes de marcar a revisão ligo perguntando qual o óleo que estão usando até achar uma que esteja usando o óleo que julgo estar correto.

2 – Se não achar uma ccs que esteja usando o óleo que julgo estar correto compro levo para que seja trocado na css. Se chiarem, mostro o manual em pdf com as informações sobre o óleo e solicito ver a nota técnica deles sobre o assunto do óleo. Deixo colocor o óleo que a ccs julga estar correto se não conseguir convencer. E se o tucho bater amargo o prejuízo menor, viro a esquina e coloco o óleo que julgo correto. Também posso mostrar o tucho batendo e solicitar que agora usem o óleo que esta no manual.

O que acha?
avatar
ilber
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/08/2010
Localização : RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por lvarella em Qua 29 Set 2010, 10:01

ilber escreveu:
lvarella escreveu:Putz que M, as CCS estão colocando 10w-40 Sintético. Deve ser isso o responsável pelos tuchos baterem então.

Qual seria esse óleo 5w-30? O da Shell e da BR é 5w-40.

Você vai colocar por fora ou vai na CCS exigir que seja esse tipo de óleo?

Ivarella,
Pelo que o pessoal da loja de óleo que conheço disse: a Shell não tem este óleo. Encontrei este o óleo 5w-30 da Shell fora do Brasil. Eles chagaram a falar a marcas que eles têm com esta gradação térmica, mas não recordo agora. Quanto ao motivo dos tuchos estarem batendo acredito que é por causa do óleo sim. Não sou especialista no assunto, mas no seu caso em especifico esta seria a minha grande suspeita. Antes de tirar o carro da concessionária solicite que usem o 5w-30. Se for preciso leve impresso a parte do manual informando sobre o óleo e não se acanhe se não tiverem o óleo com a gradação já citada compre fora e leve. Quando pegar o carro não esqueça de postar os dados aqui. Estou torcendo para que tudo se resolva.

Abraços e boa sorte!

Eu só vou poder fazer isso na revisão de 10.000km, pois já estou com o carro, apesar do barulho estar baixo, tenho medo que ele volte ao nível que estava antes. A minha revisão será em Novembro, sendo que Outubro viajo de férias e o carro vai ficar parado até o dia da revisão.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1347
Data de inscrição : 09/10/2009
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Relação de i30 com problemas de barulho no motor após revisão de 2.500km ou quando frio.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 16 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum