i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

[Airbag] Acionamento indevido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Airbag] Acionamento indevido

Mensagem por aswatanabe em Qui 02 Dez 2010, 14:43

Uma conhecida relatou um incidente que teve com seu i30 e o tratamento que recebeu da assistência.

Acho interessante registrar o ocorrido no caso de mais alguém sofrer com este problema.

Abaixo, segue notificação que ela enviou ao e-mail que consta no Manual do carro, detalhando o ocorrido:
AO DIRETOR/PRESIDENTE DA CAOA MONTADORA DE VEÍCULOS S/A.

xxxxx, portadora do RG xxx e do CPF xxx, residente e domiciliada na Rua xxx, proprietária do veículo I/HYUNDAI I30, 2.0, 145 CV, 5P, ano de fabricação 2009, ano modelo 2010, cor preta, Placa xxx, Chassi xxx, com 7.455 km rodados, adquirido em 23/09/2009, da concessionária HYUNDAI Carway Sul Veículos Ltda., por intermédio de BEHLING Veículos, vem apresentar

NOTIFICAÇÃO

a Vossa Senhoria de que, no dia 31/08/2010, às 12:00 horas, após estacionar o veículo acima descrito no local de trabalho da notificante, situado na xxx, ao girar a chave de ignição, para o desligamento do motor do automóvel, houve o acionamento e a explosão indevida dos airbags dianteiros.

Destaque-se que no momento do ocorrido o veículo já estava totalmente imobilizado, com o freio de mão puxado, a marcha na posição “parado”, e sem que houvesse qualquer colisão do veículo com algum obstáculo.

Do sítio eletrônico do PROCON de São Paulo (http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=663) colhem-se as seguintes informações sobre o funcionamento do sistema de airbags:

“Esses dispositivos são eletronicamente programados para serem ativados em colisões de características específicas: os airbags dianteiros, por exemplo, são disparados em fortes colisões frontais ou fronto-oblíquas. Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo normalmente não é ativado”.

Assim, pergunta-se: se nem em colisões leves o sistema não deve ser ativado, como pode a explosão ter acontecido sem a ocorrência de qualquer colisão e, ainda mais, com o veículo parado? O veículo montado/comercializado pela Hyundai oferece a segurança que dele legitimamente o consumidor espera?

Ressalte-se também que não houve qualquer negligência da notificante quanto aos cuidados e à manutenção do veículo, cuja revisão até o momento exigida foi efetivada exatamente de acordo com o que determina o manual de garantia.

Embora o episódio tenha acarretado, aparentemente, apenas lesões leves na face e no tórax da notificante, constatando-se que tal explosão decorreu de defeito de fabricação do sistema de segurança, e, tendo em mente que tal acionamento e explosão indevidos poderiam ter acontecido ou ainda possam vir a acontecer em outras circunstâncias, como, por exemplo, com o veículo em movimento em uma autoestrada, onde o susto provocado pela explosão do airbag já seria suficiente para levar à perda do controle da direção, o que certamente provocaria sérios acidentes, que poderiam causar lesões graves e até a morte dos envolvidos, declara a notificante que está atemorizada diante de eventual possibilidade de voltar a conduzir o veículo sinistrado.

Cumpre salientar, ainda, que logo após a ocorrência a notificante solicitou atendimento, pelo 0800 702 11 77, à Hyundai Assistence 24h, sendo o veículo encaminhado à oficina da concessionária Dimas Hyundai de Jaraguá do Sul e, posteriormente, à oficina da mesma concessionária, no bairro Estreito, em Florianópolis.

À notificante, que diariamente depende de automóvel para, entre outras coisas,
se deslocar até o local de trabalho, e, em que pese não tenha contribuído em
nada com o ocorrido, somente foi disponibilizado carro reserva no dia de hoje (3 dias após), e com prazo limite de 5 (cinco) dias.

Diante do exposto, vem a notificante perante a CAOA MONTADORA DE VEÍCULOS requerer:

a) a disponibilização de carro reserva, com o mesmo padrão de conforto daquele de sua propriedade, por todo o tempo necessário para a solução do conflito de interesses;

b) no prazo de 5 (cinco) dias, a substituição do produto/veículo
sinistrado/defeituoso por outro, zero km, com idênticas características, e
atestada a segurança que de um automóvel e de seu sistema de airbags
legitimamente se espera, ou, alternativamente, a restituição integral, e
devidamente corrigida, da quantia paga pelo veículo; e

c) que no mesmo prazo de 5 (cinco) dias, se manifeste formalmente a notificada acerca da presente NOTIFICAÇÃO.

Sem mais para o momento.

xxxx, 03 de setembro de 2010.

aswatanabe
Piloto de Rolimã
Piloto de Rolimã

Número de Mensagens : 34

Ver perfil do usuário

Re: [Airbag] Acionamento indevido

Mensagem por aswatanabe em Sex 03 Dez 2010, 09:43

Complementando o relato:
“Em relação a notificação, não obtive resposta, seja por e-mail ou telefone, por parte da CAOA.
Quem me repassava as informações era o gerente da Oficina da Hyundai de fpolis (o carro foi levado pra lá porque o problema era muito complicado para ser resolvido aqui em Jaraguá).

O que me disseram é que os testes realizados não indicaram ou registraram nenhuma irregularidade no funcionamento. Daí foi autorizada a substituição das peças conforme normas, regras e procedimentos de “garantia”. Ou seja, para a Hyundai o veículo não tinha problema algum, mas como estava na garantia consertariam como uma "cortesia comercial".
Enfim, a Assistência só me forneceu carro reserva por 5 dias e após 3 dias da ocorrência (é a regra), sendo que, depois de realizados os testes e autorizado o conserto, as peças teriam de vir de SP. A previsão é que eu iria ficar aproximadamente 30 dias sem o carro.

Na concessionária Dimas Hyundai me disseram que se eu tivesse comprado o carro lá, eles me forneceriam um carro pelo tempo necessário, mas como comprei num garagista (Behling Veículos) eu devia pedir um carro lá. Tentei isso, mas o proprietário, que foi o mesmo que negociou a compra/venda comigo simplesmente riu da minha cara.

O pior de tudo foi o fato de que, como comprei nesse tal garagista, a Hyundai alegava que não foram feitos os testes de segurança antes da entrega ao consumidor, que poderia ter ocorrido algum fato durante o transporte na cegonha (tipo, ter caído da plataforma, ou não ter sido bem fixado durante o transporte) ou mesmo ter sofrido inundação (pois havia umas manchas brancas ao lado de onde ficam os pés do motorista).

Dois dias após ter pego o i30, precisei chamar a Assistência para dar carga na
bateria (o veículo não ligava). Aqui em Jaraguá, quem faz a assistência para a Hyundai é o mesmo Behling que me vendeu o carro. Em decorrência, a hyundai também disse que nessa ocasião poderia ter ocorrido de a carga ter sido dada invertida.

Enfim, com todas essas cogitações, não me sentiria segura em voltar a dirigir aquele mesmo veículo. Também não podia ficar um mês a pé. Daí, para resolver mais rápido o problema, fui até o Dimas Hyundai de fpolis para negociar. Eles ficaram com aquele i30 e peguei outro zero, agora prata e sem teto (modelo 2011), pagando a diferença.

Por fim, um mês depois voltei na concessionária pq o sensor de estacionamento que resolvi colocar não estava funcionando direito. Nessa ocasião chegou ao meu conhecimento que o i30 sinistrado já tinha sido vendido e, uma semana após, o comprador bateu, frontalmente, e os airbags consertados NÃO abriram.

Acho o i30 lindo e confortável, mas já não o dirijo com a emoção, a segurança e a satisfação que eu gostaria de ter.”

Além do relato acima, ela comentou que quando acionou a Assistência 24h, solicitaram que levassem os manuais (do proprietário e de garantia) além da ordem de entrega (que comprovaria se os testes antes da entrega teriam sido feitos ou não), que a Behling não forneceu, e a nota que demonstraria qual foi a transportadora que trouxe o carro.

Esta ordem de entrega e a nota da transportadora não lembro de ter visto e não mencionaram quando fui pegar o meu carro, alguém mais do fórum tem estes documentos?

aswatanabe
Piloto de Rolimã
Piloto de Rolimã

Número de Mensagens : 34

Ver perfil do usuário

Mensagem por Andregyn em Sex 21 Jan 2011, 13:58

É uma palhaçada total o que as CSS e Montadoras fazem para criar morosidade no processo.

Querem vender a qualquer custo.

Tive um i30 2010 e agora o 2011. O 2010 estava com problemas eletricos na lanterna esquerda. Não adiantava trocar que ela queimava na partida. Estava sempre trocando a lampada . A buzina em dias frios disparava parecendo uma corneta infinita, que me deixava puto. Carros montados em serie podem apresentar tais problemas. O que temos que levar em conta é uma assistencia seria que nos deixe amparados .

O 2011 agora entra agua na fechadura do porta mala traseiro.

Sobre a documentação de qual transportadora e relatorio de testes; duvido que nos fornecem tais dados . Desconheço totalmente.

Tenho o costume de Filmar o carro do dia da entrega, por dentro e por fora.
dando partida , medindo a bateria e finalmente desligando.
Essa atitude quase que ótaria, já me salvou de lutas com a CSS.

Morrem de medo de uma imagem do tipo (carro alagado entregue a consumidor), caia na TV . Queimaria totalmente a credibilidade da marca).

O palhaçada da moda é carro sinistrado na cegonha , ser consertado e entregue como novo. Aquele famoso parachoque que descasca, com menos de 2 anos de uso.
Andregyn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82

Ver perfil do usuário

Mensagem por bruno.universat em Qui 05 Jan 2012, 12:07

Andregyn escreveu:O 2011 agora entra agua na fechadura do porta mala traseiro.

Cara, me explica melhor isso...

É que entrou água no meu carro, mas não foi pelo porta-malas.

valeu!
bruno.universat
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 313

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: