Quatro Rodas Janeiro/2011 - BRAVO X FOCUS X i30
i30CLUBE.COM :: Informações :: Notícias
Página 1 de 7 • Compartilhe •
Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 
Quatro Rodas Janeiro/2011 - BRAVO X FOCUS X i30
Pessoal,
sou assinante de Quatro Rodas e fiquei indignado ao ler o comparativo entre Bravo, Focus e i30 - infelizmente não há link para colar a matéria aqui no forum. Mas, para variar, a publicação deu a vitória ao Focus 1.6 (!!!) GLX, baseada em uns argumentos bem fracos, ao meu ver.
Numa boa, não quero ficar pensando nisso pois sou assinante, mas parece muito matéria comprada...
Não costumo fazer isso, mas fiquei tão p... que enviei um email à redação da revista mostrando minha indignação. Para quem comprou a revista ou é assinante e leu a matéria, gostaria de compartilhar o conteúdo da minha mensagem. Segue abaixo:
Boa noite.
Escrevo para registrar minha indignação com os comparativos realizados pela Quatro Rodas envolvendo o Ford Focus. Surpreende como o hatch médio mais lento do Brasil (vide edição nº 600, de Janeiro/2010) é reiteradamente eleito a melhor opção do segmento. Os méritos apontados pela revista são sempre o "prazer ao dirigir" e a "racionalidade da compra", ambos muito questionáveis: sobre o primeiro aspecto, como é possível ter tanto prazer em dirigir um hatch médio que gasta 13 segundos no teste de 0 a 100 Km/h? O público deste tipo de carro é afeito à esportividade, algo que o motor "moderno, com cabeçote, bloco e carter de alumínio, entre outros recursos", nas palavras da revista - e também encontrados no i30 -, oferece tanto quanto o antigo Rocam (ou seja, nada ou quase isso), gastando mais álcool que seu antecessor. Quanto à "racionalidade da compra", é difícil encontrá-la, já que o pacote de peças custa o mesmo no Focus e no i30 e o consumo dos dois carros praticamente se equivale já que, pelas médias da revista, um motorista que rode 1000 km/mês em estrada gastará R$ 184,78 no Focus e R$ 197,08 no i30 (considerando o litro do álcool a R$ 1,70 e o da gasolina a R$ 2,70), ínfimos R$ 12,30 reais por mês de diferença. A única racionalidade encontra-se, de fato, no seguro, mas em um valor bastante pequeno para alguém que está gastando mais de R$ 50.000 num carro.
Aproveito para sugerir que a Quatro Rodas se informe sobre os preços de revisão, como eu fiz na hora de decidir minha compra. A tabela da Hyundai, apesar de nova, agora está no site e é oficial. As revisões acontecem a cada 10.000 Km ou 1 ano, totalizando R$ 392 (R$ 173,32 na 1ª e R$ 218,71 na 2ª) nos 2 primeiros anos de vida do carro. Já as revisões do Focus acontecem a cada 6 meses (!), totalizando R$ 1336 em 2 anos (sendo os valores individuais de R$ 176, R$ 224, R$ 308 e R$ 628, nessa ordem).
Além disso, os preços dos carros informados pela revista não são os praticados pelo mercado. Acabei de comprar um i30 2010/2011 por R$ 53.000, enquanto o Focus GLX com ABS não saía de jeito nenhum por menos de R$ 52.500. Por estes R$ 500 a mais, um comprador do i30 leva entrada USB e para iPod, piloto automático, sensor de chuva e crepuscular, comandos do rádio no volante, faróis de neblina, rebatimento elétrico dos retrovisores, além do motor 2.0. Em contrapartida, perde o couro do volante e o acionamento um-toque nos botões dos vidros elétricos. E só.
Como assinante há dois anos, fico decepcionado ao constatar que minhas pesquisas na Internet e nas concessionárias das duas marcas foram muito mais úteis que as matérias de Quatro Rodas na minha opção pelo i30, pois todos estes argumentos que aponto aqui foram obtidos em outras fontes que não a revista.
Como última sugestão, por que não adquirir o tão badalado Focus 1.6 16V para o teste de Longa Duração? Será que ele se sairia tão bem quanto o coreano? Tenho certeza que não sou o primeiro a sugerir isso. A aquisição eliminaria o "benefício da dúvida" apontado pela revista.
Atenciosamente,
Caso discordem de algo (ou queiram acrescentar algo à minha raiva
, fiquem a vontade.
Abs a todos!
sou assinante de Quatro Rodas e fiquei indignado ao ler o comparativo entre Bravo, Focus e i30 - infelizmente não há link para colar a matéria aqui no forum. Mas, para variar, a publicação deu a vitória ao Focus 1.6 (!!!) GLX, baseada em uns argumentos bem fracos, ao meu ver.
Numa boa, não quero ficar pensando nisso pois sou assinante, mas parece muito matéria comprada...
Não costumo fazer isso, mas fiquei tão p... que enviei um email à redação da revista mostrando minha indignação. Para quem comprou a revista ou é assinante e leu a matéria, gostaria de compartilhar o conteúdo da minha mensagem. Segue abaixo:
Boa noite.
Escrevo para registrar minha indignação com os comparativos realizados pela Quatro Rodas envolvendo o Ford Focus. Surpreende como o hatch médio mais lento do Brasil (vide edição nº 600, de Janeiro/2010) é reiteradamente eleito a melhor opção do segmento. Os méritos apontados pela revista são sempre o "prazer ao dirigir" e a "racionalidade da compra", ambos muito questionáveis: sobre o primeiro aspecto, como é possível ter tanto prazer em dirigir um hatch médio que gasta 13 segundos no teste de 0 a 100 Km/h? O público deste tipo de carro é afeito à esportividade, algo que o motor "moderno, com cabeçote, bloco e carter de alumínio, entre outros recursos", nas palavras da revista - e também encontrados no i30 -, oferece tanto quanto o antigo Rocam (ou seja, nada ou quase isso), gastando mais álcool que seu antecessor. Quanto à "racionalidade da compra", é difícil encontrá-la, já que o pacote de peças custa o mesmo no Focus e no i30 e o consumo dos dois carros praticamente se equivale já que, pelas médias da revista, um motorista que rode 1000 km/mês em estrada gastará R$ 184,78 no Focus e R$ 197,08 no i30 (considerando o litro do álcool a R$ 1,70 e o da gasolina a R$ 2,70), ínfimos R$ 12,30 reais por mês de diferença. A única racionalidade encontra-se, de fato, no seguro, mas em um valor bastante pequeno para alguém que está gastando mais de R$ 50.000 num carro.
Aproveito para sugerir que a Quatro Rodas se informe sobre os preços de revisão, como eu fiz na hora de decidir minha compra. A tabela da Hyundai, apesar de nova, agora está no site e é oficial. As revisões acontecem a cada 10.000 Km ou 1 ano, totalizando R$ 392 (R$ 173,32 na 1ª e R$ 218,71 na 2ª) nos 2 primeiros anos de vida do carro. Já as revisões do Focus acontecem a cada 6 meses (!), totalizando R$ 1336 em 2 anos (sendo os valores individuais de R$ 176, R$ 224, R$ 308 e R$ 628, nessa ordem).
Além disso, os preços dos carros informados pela revista não são os praticados pelo mercado. Acabei de comprar um i30 2010/2011 por R$ 53.000, enquanto o Focus GLX com ABS não saía de jeito nenhum por menos de R$ 52.500. Por estes R$ 500 a mais, um comprador do i30 leva entrada USB e para iPod, piloto automático, sensor de chuva e crepuscular, comandos do rádio no volante, faróis de neblina, rebatimento elétrico dos retrovisores, além do motor 2.0. Em contrapartida, perde o couro do volante e o acionamento um-toque nos botões dos vidros elétricos. E só.
Como assinante há dois anos, fico decepcionado ao constatar que minhas pesquisas na Internet e nas concessionárias das duas marcas foram muito mais úteis que as matérias de Quatro Rodas na minha opção pelo i30, pois todos estes argumentos que aponto aqui foram obtidos em outras fontes que não a revista.
Como última sugestão, por que não adquirir o tão badalado Focus 1.6 16V para o teste de Longa Duração? Será que ele se sairia tão bem quanto o coreano? Tenho certeza que não sou o primeiro a sugerir isso. A aquisição eliminaria o "benefício da dúvida" apontado pela revista.
Atenciosamente,
Caso discordem de algo (ou queiram acrescentar algo à minha raiva
Abs a todos!
Vaughan- Piloto de Autorama

- Número de Mensagens: 10
Re: Quatro Rodas Janeiro/2011 - BRAVO X FOCUS X i30
Sem palavras!
Disse td q eu tinha vontade d dizer e não o fazia por falta d motivação, já q acho q esse tipo d "protesto" não será publicado por eles.
D qq forma parabéns pela iniciativa e espero poder ver ao menos uma retratação da parte da revista mais "comprada" (no pior sentido da expressão!) do Brasil.
Disse td q eu tinha vontade d dizer e não o fazia por falta d motivação, já q acho q esse tipo d "protesto" não será publicado por eles.
D qq forma parabéns pela iniciativa e espero poder ver ao menos uma retratação da parte da revista mais "comprada" (no pior sentido da expressão!) do Brasil.

juniorvaladao- Piloto de Rally

- Número de Mensagens: 536
Pois é, duvido que publiquem... até porque foi um protesto gigante. Rs!
Acho que eles deveriam ter mais critério antes de ficar escrevendo baboseiras... "melhor custo-benefício", "racionalidade"... um monte de conceito subjetivo que cai por terra pra quem sabe pesquisar e fazer conta!
Acho que eles deveriam ter mais critério antes de ficar escrevendo baboseiras... "melhor custo-benefício", "racionalidade"... um monte de conceito subjetivo que cai por terra pra quem sabe pesquisar e fazer conta!

Esse comparativo foi uma vergonha mesmo. Mas eu nem mais me importo com isso. o Focus sempre foi sobre valorizado nesses comparativos. Engraçado é que nos sedans o focus ficou em ultimo. Vai entender.

geniallis- Moderadores

- Número de Mensagens: 3902
Vaug,
Para qual e-mail posso enviar a minha indignação ?
Para qual e-mail posso enviar a minha indignação ?

Saeger- Piloto de Rally

- Número de Mensagens: 405

Saeger, eu não tenho aqui no trabalho o email da revista. Quando chegar em casa eu posto, ok?

Mais uma vez a quatro patas puxando o saco do Focus...
Virou rotina isso ai viu.
Engraçaodo que ele é o carro perfeito, porém não vende hauhauhaua
Vinicius
Virou rotina isso ai viu.
Engraçaodo que ele é o carro perfeito, porém não vende hauhauhaua
Vinicius

vinnygr- Piloto de Rally

- Número de Mensagens: 733
Pessoal,
quem quiser exercitar a o português pra detonar a matéria, manda email para 4rodas.abril@atleitor.com.br <4rodas.abril@atleitor.com.br>. Mas esperem até o dia 07/01 para mandar, porque eu mandei no dia 27 e recebi um email de férias coletivas.
Acho que vale a pena enviar sim... se várias pessoas fizerem isso, é possível que ao menos um dos emails seja publicado.
Abs
quem quiser exercitar a o português pra detonar a matéria, manda email para 4rodas.abril@atleitor.com.br <4rodas.abril@atleitor.com.br>. Mas esperem até o dia 07/01 para mandar, porque eu mandei no dia 27 e recebi um email de férias coletivas.
Acho que vale a pena enviar sim... se várias pessoas fizerem isso, é possível que ao menos um dos emails seja publicado.
Abs

Já postei aqui e reintero as minhas palavras.
Já faz muito tempo que a Editora Abril e em especial a Revista 4Rodas e o Guia 4Rodas perderam a minha credibilidade.
Profissionais inexperientes, jornalistas recém formados e sem base de conhecimento
( principalmente na prática; de se viajar e de ser proprietário de um veículo ao qual edita uma matéria) são comuns quando nos deparamos com as sugestões e críticas editadas pela revista/guia.
A melhor coisa que podemos fazer em relação a péssima qualidade da revista é simplesmente deixar de ser assinante e de compra-la nas bancas.
E como diz nosso amigo Vinicius... "Engraçado que ele é o carro perfeito, porém não vende hauhauhaua"
[]'s,
Poppe
Já faz muito tempo que a Editora Abril e em especial a Revista 4Rodas e o Guia 4Rodas perderam a minha credibilidade.
Profissionais inexperientes, jornalistas recém formados e sem base de conhecimento
( principalmente na prática; de se viajar e de ser proprietário de um veículo ao qual edita uma matéria) são comuns quando nos deparamos com as sugestões e críticas editadas pela revista/guia.
A melhor coisa que podemos fazer em relação a péssima qualidade da revista é simplesmente deixar de ser assinante e de compra-la nas bancas.
E como diz nosso amigo Vinicius... "Engraçado que ele é o carro perfeito, porém não vende hauhauhaua"
[]'s,
Poppe

Marcelo Poppe- Moderadores

- Número de Mensagens: 323
Olha é duro ver que o coração fala alto nessas horas. Achar que a matéria é comprada é demais. Cara adimitir que o Focus é mais carro e a melhor compra da categoria não é um demérito. Perder para o Focus não é o fim do poço. Seria se a vitoria fosse do Bravo, mas perder para o focus é normal. E li vários comparativos e comentários feitos por quem tem os dois carros, todos preferem o Focus (tudo bem que todos se referem ao 2.0L) mas a revista não leva em conta só desempenho. Outras coisas são muito importantes também. O i30 não deixa de ser sonho de consumo, assim como o focus é para muitos também. A verdade é que Graças a Deus nós temos essas 2 excelentes opções em nosso mercado. Alguns falam que o Focus vende pouco mas ele já é 2º da categoria, perdendo apenas para o próprio i30. E isso acontece porque o Focus é um injustiçado pois ele merece mais pela qualidade que tem. E o Focus vence comparativo na Quatro Rodas, na Auto Esporte e nas outras revistas também. Foi comprado todos esses comparativos? Você não está levando em conta o prazer de dirigir que o conjunto do Focus trás. Que não é ruim no i30, mas é melhor no Focus. Entre outros pontos. Bem acho correta a vitória dada ao Focus no conjunto. E isso não faz do i30 uma péssima escolha não é um excelente carro também, como já disse espero que nossos mercados fiquem cheios desses coreanos pois são belos e excelentes carros.
Anderson Rezende- Piloto de Autorama

- Número de Mensagens: 1
Acho que temos partcipantes relâmpagos por aqui...
Estamos fazendo barulho, isso já é bom.
Estamos fazendo barulho, isso já é bom.

Anderson Rezende escreveu:Olha é duro ver que o coração fala alto nessas horas. Achar que a matéria é comprada é demais. Cara adimitir que o Focus é mais carro e a melhor compra da categoria não é um demérito. Perder para o Focus não é o fim do poço. Seria se a vitoria fosse do Bravo, mas perder para o focus é normal. E li vários comparativos e comentários feitos por quem tem os dois carros, todos preferem o Focus (tudo bem que todos se referem ao 2.0L) mas a revista não leva em conta só desempenho. Outras coisas são muito importantes também. O i30 não deixa de ser sonho de consumo, assim como o focus é para muitos também. A verdade é que Graças a Deus nós temos essas 2 excelentes opções em nosso mercado. Alguns falam que o Focus vende pouco mas ele já é 2º da categoria, perdendo apenas para o próprio i30. E isso acontece porque o Focus é um injustiçado pois ele merece mais pela qualidade que tem. E o Focus vence comparativo na Quatro Rodas, na Auto Esporte e nas outras revistas também. Foi comprado todos esses comparativos? Você não está levando em conta o prazer de dirigir que o conjunto do Focus trás. Que não é ruim no i30, mas é melhor no Focus. Entre outros pontos. Bem acho correta a vitória dada ao Focus no conjunto. E isso não faz do i30 uma péssima escolha não é um excelente carro também, como já disse espero que nossos mercados fiquem cheios desses coreanos pois são belos e excelentes carros.
Anderson, sem dúvida o focus é um excelente carro. Quase comprei ele. Mas nem se o i30 tivesse 200 cv de potência a 4patas dava a vitória a ele. Fato. Por causa da suposta "contabilidade" da marca ford. Aff

geniallis- Moderadores

Vendas de Hatchs Medios em 2010!!!
Hyundai i30 - 35.931 unidades
Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
Ford Focus - 25.371 <------ OLHA O MELHOR CARRO DA 4 RODAS... Hehehehehe
VW Golf - 17.746
Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
VW Golf - 17.746

Wlaspec- Piloto de Kart

- Número de Mensagens: 141
Wlaspec escreveu:Vendas de Hatchs Medios em 2010!!!
Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
VW Golf - 17.746
O punto não é médio nem aqui nem na china.

geniallis- Moderadores

geniallis escreveu:Wlaspec escreveu:Vendas de Hatchs Medios em 2010!!!
Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
VW Golf - 17.746
O punto não é médio nem aqui nem na china.
O punto é um palio melhorado...

Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 
Tópicos similares» FOCUS - BICICLETAS
» Rodas de Porsche
» 2011-08-26 - Almoço de 6ª feira
» Repeteco em Praia das Neves 17/07/2011
» Concentração Rodas Livres-Alcobaça
» Rodas de Porsche
» 2011-08-26 - Almoço de 6ª feira
» Repeteco em Praia das Neves 17/07/2011