i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Quatro Rodas Janeiro/2011 - BRAVO X FOCUS X i30

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quatro Rodas Janeiro/2011 - BRAVO X FOCUS X i30

Mensagem por Vaughan em Ter 28 Dez 2010, 19:32

Pessoal,

sou assinante de Quatro Rodas e fiquei indignado ao ler o comparativo entre Bravo, Focus e i30 - infelizmente não há link para colar a matéria aqui no forum. Mas, para variar, a publicação deu a vitória ao Focus 1.6 (!!!) GLX, baseada em uns argumentos bem fracos, ao meu ver.

Numa boa, não quero ficar pensando nisso pois sou assinante, mas parece muito matéria comprada...

Não costumo fazer isso, mas fiquei tão p... que enviei um email à redação da revista mostrando minha indignação. Para quem comprou a revista ou é assinante e leu a matéria, gostaria de compartilhar o conteúdo da minha mensagem. Segue abaixo:

Boa noite.

Escrevo para registrar minha indignação com os comparativos realizados pela Quatro Rodas envolvendo o Ford Focus. Surpreende como o hatch médio mais lento do Brasil (vide edição nº 600, de Janeiro/2010) é reiteradamente eleito a melhor opção do segmento. Os méritos apontados pela revista são sempre o "prazer ao dirigir" e a "racionalidade da compra", ambos muito questionáveis: sobre o primeiro aspecto, como é possível ter tanto prazer em dirigir um hatch médio que gasta 13 segundos no teste de 0 a 100 Km/h? O público deste tipo de carro é afeito à esportividade, algo que o motor "moderno, com cabeçote, bloco e carter de alumínio, entre outros recursos", nas palavras da revista - e também encontrados no i30 -, oferece tanto quanto o antigo Rocam (ou seja, nada ou quase isso), gastando mais álcool que seu antecessor. Quanto à "racionalidade da compra", é difícil encontrá-la, já que o pacote de peças custa o mesmo no Focus e no i30 e o consumo dos dois carros praticamente se equivale já que, pelas médias da revista, um motorista que rode 1000 km/mês em estrada gastará R$ 184,78 no Focus e R$ 197,08 no i30 (considerando o litro do álcool a R$ 1,70 e o da gasolina a R$ 2,70), ínfimos R$ 12,30 reais por mês de diferença. A única racionalidade encontra-se, de fato, no seguro, mas em um valor bastante pequeno para alguém que está gastando mais de R$ 50.000 num carro.

Aproveito para sugerir que a Quatro Rodas se informe sobre os preços de revisão, como eu fiz na hora de decidir minha compra. A tabela da Hyundai, apesar de nova, agora está no site e é oficial. As revisões acontecem a cada 10.000 Km ou 1 ano, totalizando R$ 392 (R$ 173,32 na 1ª e R$ 218,71 na 2ª) nos 2 primeiros anos de vida do carro. Já as revisões do Focus acontecem a cada 6 meses (!), totalizando R$ 1336 em 2 anos (sendo os valores individuais de R$ 176, R$ 224, R$ 308 e R$ 628, nessa ordem).

Além disso, os preços dos carros informados pela revista não são os praticados pelo mercado. Acabei de comprar um i30 2010/2011 por R$ 53.000, enquanto o Focus GLX com ABS não saía de jeito nenhum por menos de R$ 52.500. Por estes R$ 500 a mais, um comprador do i30 leva entrada USB e para iPod, piloto automático, sensor de chuva e crepuscular, comandos do rádio no volante, faróis de neblina, rebatimento elétrico dos retrovisores, além do motor 2.0. Em contrapartida, perde o couro do volante e o acionamento um-toque nos botões dos vidros elétricos. E só.

Como assinante há dois anos, fico decepcionado ao constatar que minhas pesquisas na Internet e nas concessionárias das duas marcas foram muito mais úteis que as matérias de Quatro Rodas na minha opção pelo i30, pois todos estes argumentos que aponto aqui foram obtidos em outras fontes que não a revista.

Como última sugestão, por que não adquirir o tão badalado Focus 1.6 16V para o teste de Longa Duração? Será que ele se sairia tão bem quanto o coreano? Tenho certeza que não sou o primeiro a sugerir isso. A aquisição eliminaria o "benefício da dúvida" apontado pela revista.

Atenciosamente,

Caso discordem de algo (ou queiram acrescentar algo à minha raiva Smile, fiquem a vontade.

Abs a todos!

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 10

Ver perfil do usuário

Re: Quatro Rodas Janeiro/2011 - BRAVO X FOCUS X i30

Mensagem por juniorvaladao em Ter 28 Dez 2010, 22:50

Sem palavras!
Disse td q eu tinha vontade d dizer e não o fazia por falta d motivação, já q acho q esse tipo d "protesto" não será publicado por eles.
D qq forma parabéns pela iniciativa e espero poder ver ao menos uma retratação da parte da revista mais "comprada" (no pior sentido da expressão!) do Brasil.
juniorvaladao
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 576

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/junior.valadao

Mensagem por Vaughan em Ter 28 Dez 2010, 23:07

Pois é, duvido que publiquem... até porque foi um protesto gigante. Rs!

Acho que eles deveriam ter mais critério antes de ficar escrevendo baboseiras... "melhor custo-benefício", "racionalidade"... um monte de conceito subjetivo que cai por terra pra quem sabe pesquisar e fazer conta!

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por geniallis em Qua 29 Dez 2010, 09:05

Esse comparativo foi uma vergonha mesmo. Mas eu nem mais me importo com isso. o Focus sempre foi sobre valorizado nesses comparativos. Engraçado é que nos sedans o focus ficou em ultimo. Vai entender.

Hyundai i30 2.0 / 16v / 145cv / 2009
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
geniallis
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 3900

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saeger em Qua 29 Dez 2010, 13:35

Vaug,

Para qual e-mail posso enviar a minha indignação ?
Saeger
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 513

Ver perfil do usuário http://www.marciosaeger.com.br/

Mensagem por Vaughan em Qua 29 Dez 2010, 14:53

Saeger, eu não tenho aqui no trabalho o email da revista. Quando chegar em casa eu posto, ok?

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por vinnygr em Qua 29 Dez 2010, 21:12

Mais uma vez a quatro patas puxando o saco do Focus...
Virou rotina isso ai viu.
Engraçaodo que ele é o carro perfeito, porém não vende hauhauhaua

Vinicius

vinnygr
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 731

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vaughan em Qua 29 Dez 2010, 22:15

Pessoal,

quem quiser exercitar a o português pra detonar a matéria, manda email para 4rodas.abril@atleitor.com.br <4rodas.abril@atleitor.com.br>. Mas esperem até o dia 07/01 para mandar, porque eu mandei no dia 27 e recebi um email de férias coletivas.

Acho que vale a pena enviar sim... se várias pessoas fizerem isso, é possível que ao menos um dos emails seja publicado.

Abs

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Poppe em Sex 31 Dez 2010, 15:51

Já postei aqui e reintero as minhas palavras.
Já faz muito tempo que a Editora Abril e em especial a Revista 4Rodas e o Guia 4Rodas perderam a minha credibilidade.
Profissionais inexperientes, jornalistas recém formados e sem base de conhecimento
( principalmente na prática; de se viajar e de ser proprietário de um veículo ao qual edita uma matéria) são comuns quando nos deparamos com as sugestões e críticas editadas pela revista/guia.
A melhor coisa que podemos fazer em relação a péssima qualidade da revista é simplesmente deixar de ser assinante e de compra-la nas bancas.

E como diz nosso amigo Vinicius... "Engraçado que ele é o carro perfeito, porém não vende hauhauhaua"

[]'s,

Poppe

Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 416

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anderson Rezende em Qua 05 Jan 2011, 23:20

Olha é duro ver que o coração fala alto nessas horas. Achar que a matéria é comprada é demais. Cara adimitir que o Focus é mais carro e a melhor compra da categoria não é um demérito. Perder para o Focus não é o fim do poço. Seria se a vitoria fosse do Bravo, mas perder para o focus é normal. E li vários comparativos e comentários feitos por quem tem os dois carros, todos preferem o Focus (tudo bem que todos se referem ao 2.0L) mas a revista não leva em conta só desempenho. Outras coisas são muito importantes também. O i30 não deixa de ser sonho de consumo, assim como o focus é para muitos também. A verdade é que Graças a Deus nós temos essas 2 excelentes opções em nosso mercado. Alguns falam que o Focus vende pouco mas ele já é 2º da categoria, perdendo apenas para o próprio i30. E isso acontece porque o Focus é um injustiçado pois ele merece mais pela qualidade que tem. E o Focus vence comparativo na Quatro Rodas, na Auto Esporte e nas outras revistas também. Foi comprado todos esses comparativos? Você não está levando em conta o prazer de dirigir que o conjunto do Focus trás. Que não é ruim no i30, mas é melhor no Focus. Entre outros pontos. Bem acho correta a vitória dada ao Focus no conjunto. E isso não faz do i30 uma péssima escolha não é um excelente carro também, como já disse espero que nossos mercados fiquem cheios desses coreanos pois são belos e excelentes carros.

Anderson Rezende
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Poppe em Qui 06 Jan 2011, 00:17

Acho que temos partcipantes relâmpagos por aqui...
Estamos fazendo barulho, isso já é bom.

Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por geniallis em Qui 06 Jan 2011, 08:56

Anderson Rezende escreveu:Olha é duro ver que o coração fala alto nessas horas. Achar que a matéria é comprada é demais. Cara adimitir que o Focus é mais carro e a melhor compra da categoria não é um demérito. Perder para o Focus não é o fim do poço. Seria se a vitoria fosse do Bravo, mas perder para o focus é normal. E li vários comparativos e comentários feitos por quem tem os dois carros, todos preferem o Focus (tudo bem que todos se referem ao 2.0L) mas a revista não leva em conta só desempenho. Outras coisas são muito importantes também. O i30 não deixa de ser sonho de consumo, assim como o focus é para muitos também. A verdade é que Graças a Deus nós temos essas 2 excelentes opções em nosso mercado. Alguns falam que o Focus vende pouco mas ele já é 2º da categoria, perdendo apenas para o próprio i30. E isso acontece porque o Focus é um injustiçado pois ele merece mais pela qualidade que tem. E o Focus vence comparativo na Quatro Rodas, na Auto Esporte e nas outras revistas também. Foi comprado todos esses comparativos? Você não está levando em conta o prazer de dirigir que o conjunto do Focus trás. Que não é ruim no i30, mas é melhor no Focus. Entre outros pontos. Bem acho correta a vitória dada ao Focus no conjunto. E isso não faz do i30 uma péssima escolha não é um excelente carro também, como já disse espero que nossos mercados fiquem cheios desses coreanos pois são belos e excelentes carros.

Anderson, sem dúvida o focus é um excelente carro. Quase comprei ele. Mas nem se o i30 tivesse 200 cv de potência a 4patas dava a vitória a ele. Fato. Por causa da suposta "contabilidade" da marca ford. Aff

geniallis
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wlaspec em Qui 06 Jan 2011, 09:35

Vendas de Hatchs Medios em 2010!!!

Hyundai i30 - 35.931 unidades
Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
Ford Focus - 25.371 <------ OLHA O MELHOR CARRO DA 4 RODAS... Hehehehehe
VW Golf - 17.746
Wlaspec
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 141

Ver perfil do usuário

Mensagem por geniallis em Qui 06 Jan 2011, 10:04

Wlaspec escreveu:Vendas de Hatchs Medios em 2010!!!

Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
VW Golf - 17.746

O punto não é médio nem aqui nem na china.

geniallis
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Poppe em Qui 06 Jan 2011, 15:41

geniallis escreveu:
Wlaspec escreveu:Vendas de Hatchs Medios em 2010!!!

Fiat Punto - 35.737
GM Astra - 29.051
VW Golf - 17.746

O punto não é médio nem aqui nem na china.

O punto é um palio melhorado...

Marcelo Poppe
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vaughan em Dom 09 Jan 2011, 00:10

Aff, não sei como conseguiram incluir o Punto como hatch médio... é um carro bem bacana, mas não dá para colocá-lo na categoria de i30, Focus, Impreza, C4, C30...

Anderson, concordo (e seria muito estúpido se não concordasse) que o Focus é um excelente carro. Carraço mesmo. Como quase todos os donos de i30, fiquei com sérias dúvidas entre comprar um ou outro. E tenho certeza que a grande maioria dos donos de Focus se perguntaram se não deviam optar pelo i30, quando foram fazer seus cheques. O problema maior (e que me indigna) é a falta de critério OBJETIVO da revista. Não tem como deixar em segundo plano o fato de um hatch médio de R$ 52 ou 53 mil ter um motorzinho sem-vergonha daquele, que não anda, bebe muito e está defasado em relação a Europa (onde possui injeção direta de combustível, sacrificada em nome do motor flex). Quer dar a vitória do Focus 2.0 sobre o i30? Pode até ser. Mas sabe por que ninguém usa o Focus 2.0 para a comparação? Simples: não tem mercado, é beberrão e é mais caro que o Hyundai. Aí o critério "racionalidade" da compra iria pro saco, porque custa mais para comprar e manter, além de ser um mico de mercado.

Eu não acho que a matéria seja comprada, inclusive porque todas as revistas babam no Azera (que também é Hyundai). Mas falta qualidade na apuração de dados, como a questão do preço das revisões. Poxa, se a tabela de revisões da Hyundai e da Ford estão no site, por que não fazer a conta de qual é mais barato de manter?? Como disse lá em cima, no primeiro post: tive que caçar informações em outras fontes para decidir minha compra por conta dessa falta de objetividade.

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vaughan em Ter 11 Jan 2011, 14:19

Olha só! Pra minha surpresa, recebi uma resposta (bem mais ou menos, mas já é alguma coisa...) para o email original. Estou postando abaixo:

"Thiago ,

Obrigada por ter escrito.

Sua sugestão foi encaminhada aos editores e ao Diretor de redação, que avaliarão a possibilidade de publicar uma reportagem sobre o assunto nas próximas edições.
Continue nos enviando dúvidas, sugestões ou esclarecimentos.

Walkiria Giorgino
Atendimento ao Leitor
Revista Quatro Rodas"

Será que vem?

Abs a todos

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saeger em Ter 11 Jan 2011, 15:06

Vaughan escreveu:Olha só! Pra minha surpresa, recebi uma resposta (bem mais ou menos, mas já é alguma coisa...) para o email original. Estou postando abaixo:

"Thiago ,

Obrigada por ter escrito.

Sua sugestão foi encaminhada aos editores e ao Diretor de redação, que avaliarão a possibilidade de publicar uma reportagem sobre o assunto nas próximas edições.
Continue nos enviando dúvidas, sugestões ou esclarecimentos.

Walkiria Giorgino
Atendimento ao Leitor
Revista Quatro Rodas"

Será que vem?

Abs a todos

Fiz minha parte.
Enviei meu e-mail-redacao-biblia para a quatro-rodas
Saeger
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Mensagem por Larcs em Ter 11 Jan 2011, 17:58

Parabéns...muito bem redigido e disse praticamente tudo que todos queriam falar!!
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo Tasmo em Ter 11 Jan 2011, 18:10

Como já falei ha muito tempo, não tem comparação, pelo menos pra mim, que procurei o mais simples(q é o meu) e o focus 2.0. Ainda mais comparar com um 1.6. Nem entro pra fazer teste....
Gustavo Tasmo
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 664

Ver perfil do usuário

Mensagem por Felipe79 em Sex 14 Jan 2011, 13:55

Também mandei minha carta-indignação. Vamos esperar para ver!

Felipe79
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saeger em Sex 14 Jan 2011, 14:50

Recebi uma resposta da quatro rodas, segue:

Márcio ,

Obrigada pelo seu contato. E boa sorte com o carro novo.
Seus comentários são bem vindos aqui na redação. Eles foram encaminhados aos editores e equipe de reportagem, que utilizam esse retorno dos leitores na criação de pautas e elaboração de novas matérias.
Até a próxima.

Abraço,
Walkiria Giorgino
Atendimento ao Leitor
Revista Quatro Rodas
Saeger
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Mensagem por Vaughan em Sex 14 Jan 2011, 15:05

Olha só!... então eles não usam resposta padrão. Isso é um bom sinal, e pode ser que algum tipo de nota seja escrita, pelo menos na seção de cartas dos leitores.

É aguardar para ver...

Vaughan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Saeger em Sex 14 Jan 2011, 15:58

Vaughan escreveu:Olha só!... então eles não usam resposta padrão. Isso é um bom sinal, e pode ser que algum tipo de nota seja escrita, pelo menos na seção de cartas dos leitores.

É aguardar para ver...

É, fiquei contente em saber que recebi uma resposta humana... hehe espero que a revista veja nossos apelos e comente na próxima revista sobre.
Saeger
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Mensagem por Felipe79 em Seg 17 Jan 2011, 11:04

Também espero que saia algo. Fiz minha parte!
Felipe79
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: