i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Entenda como funciona a direção elétrica!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entenda como funciona a direção elétrica!

Mensagem por Saeger em Dom 09 Jan 2011, 20:32

Eu me fazia muitas perguntas quanto a diferença entre a direção elétrica e a direção hidráulica.
Pesquisei e achei a seguinte informação:

A direção "hidráulica" é composta por uma "bomba hidráulica acionada pelo próprio motor do carro através de polias e correias que bombeia óleo pressurizado para a caixa de direção que - sob o efeito do óleo sob pressão empurra as barras de direção ou para um lado ou para o outro, reduzindo o esforço que você tem que fazer no volante.

Para o óleo circular entre a bomba e a caixa de direção existem mangueiras de alta pressão interligando estes componentes.

Nos sistemas denominados "Elétricos" ou "Eletro-Hidráulicos" a bomba de pressão foi acoplada diretamente na caixa de direção e em vez de ser acionada por correias é acionada por um motorzinho elétrico , formando um conjunto mais simples e mais compacto ( porque não precisa das mangueiras , e portanto tem um custo menor se comparado ao hidráulico convencional ( mas na prática as montadoras cobram mais por estes sistemas elétricos alegando que são tecnologicamente mais modernos....e na verdade são....).

No sistema elétrico a velocidade de rotação do mini-motor pode ser ajustada e existem válvulas que liberam mais ou menos pressão para o sistema podendo então o usuário selecionar se quer uma direção mais macia ou mais "resistente" através de um simples botão no painel.

Em termos de segurança o melhor sistema é o que se denomina "progressivo" pois este possui um dispositivo que altera a pressão interna de forma inversamente proporcional - isto é - quanto mais devagar a velocidade mais leve ela fica e quanto maior mais resistente, aumentando assim a segurança nas estradas.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080928060545AAROJR8

Saeger
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 502

Ver perfil do usuário http://www.marciosaeger.com.br/

Re: Entenda como funciona a direção elétrica!

Mensagem por Vitório em Seg 10 Jan 2011, 13:09

Legal ô meu...Mas acho que o único problema da direção elétrica é uma eventual pane no sistema elétrico com o carro em movimento. Achei que a direção fica incontrolável, o que não acontece com a hidráulica, e que se tem razoável controle.
Valeu.

Abs

Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens: 1281

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rui Antonio Busnello Jr em Seg 28 Nov 2011, 21:42

Será que alguem sabe de algum caso de pane elétrica?
No aguardo.
Rui

Rui Antonio Busnello Jr
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens: 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por skiter_r em Ter 29 Nov 2011, 21:17

não fica louca, simplesmente fica dura, assim como na hidraulica.

skiter_r
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 972

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Qua 30 Nov 2011, 14:54

Srs.,

Contribuindo com o forum, os 3 tipos de direção assistida são a hidráulica (tradicional) a eletrohidráulica que pelo meu conhecimento só foi utilizada nos primeiros Astras.

Já a direção elétrica (Eletric Power Steer) que utilizamos em nossos i30 "sente" que tentamos mover o volante e aciona o motor elétrico para ajudar a virar o volante. E é claro que o sistema é sensível a velocidade, no caso, é o sistema progressivo, aliás muito bom e eficiente.

Quanto ao caso de uma pane elétrica, realmente fica bem pesada, mas acredito que menos que uma hidráulica tradicional, onde a resistência do óleo torna o sistema bbbeeemmm difícil de ser acionado.

Espero que a informação possa ser útil.

abs. - LRoberto

LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 434

Ver perfil do usuário

Mensagem por skiter_r em Qua 30 Nov 2011, 15:29

isso msm lroberto. a eletrica possui um sensor de torque, que "sente" o movimento do volante, que faz o motorzinho virar a direção. e sobre a eletrohidraulica, os c4 pallas tbm vem com ela. ou vinham. meu vizinho tem 1 2008 que é eletrohidraulica. esse sistema já não sei como é o funcionamento

skiter_r
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 972

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Qua 30 Nov 2011, 16:05

skiter_r escreveu:isso msm lroberto. a eletrica possui um sensor de torque, que "sente" o movimento do volante, que faz o motorzinho virar a direção. e sobre a eletrohidraulica, os c4 pallas tbm vem com ela. ou vinham. meu vizinho tem 1 2008 que é eletrohidraulica. esse sistema já não sei como é o funcionamento

Beleza Skiter_r,

Seguinte a eletrohidráulica funciona de forma idêntica a hidráulica, o que muda é que o acionamento da bomba hidráulica é feita por um motor elétrico, sendo que este sistema é mais leve que o hidráulico tradicional, pode ter a função de progressividade e não precisa ter o sistema de alívio de pressão que o hidráulico obrigatóriamente possui, pois veja que mesmo com o motor em marcha lenta, precisa ter força para movimentar e a força que precisa ser gerada, por exemplo a 4.000 rpm seria a mesma ou até menos, mas a bomba da direção hidráulica tradicional por ser acionada pelas correias do motor estará com um bom "excesso" de óleo, que gera um gasto de energia inútil, pressionando o óleo e retornando o excedente ao depósito de óleo, motivo pelo qual o elétrico gradativamente irá ser padrão em direções assistidas, pois consegue resolver todos os problemas, é mais leve e precisa e não aumenta o consumo de combustível, pois a DH consome algo na faixa de 1/2 hp do motor.

abs. - LRoberto

LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 434

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: