i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Assim como aqui, lá também há interesse em avaliar determinados carros...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Assim como aqui, lá também há interesse em avaliar determinados carros...

Mensagem por Larcs em Seg 21 Mar 2011, 17:53

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/imprensa-automotiva-pegando-leve-nas-criticas-para-nao-perder-anunciantes/

Imprensa automotiva pegando leve nas críticas para não perder anunciantes

Se você pensa que é apenas no Brasil que vários integrantes da imprensa automotiva dão veredictos baseados em quanto os anunciantes pagam, saiba que nos EUA também acontece. E isso ficou mais do que claro essa semana, com o jornal The Detroit News pedindo desculpas publicamente por ter modificado o que disse sobre o Chrysler 200, a pedido do fabricante.

Quando o problema aconteceu, algum tempo atrás, o jornalista Scortt Burgess pediu demissão e expôs o jornal publicamente, dizendo que não acreditava que o fato de uma empresa ser anunciante tinha influenciado no que foi falado sobre o Chrysler 200 e que preferia sair deste emprego do que perder sua honestidade. Durante algum tempo o jornal meio que negou as acusações dele, mas esta semana pediu desculpas publicamente, admitindo que a reportagem foi modificada a gosto do anunciante.

E no final das contas o problema ficou muito maior, pois ao invés de perder um anunciante o jornal acabou perdendo um pouco de sua credibilidade, o que é muito pior. Daqui para a frente, o que os leitores do The Detroit News pensarão quando verem uma avaliação de um carro qualquer? Será que acreditarão no que está escrito ali? Muitos serão céticos com relação ao que este jornal publica daqui pra frente.

E sabemos que no Brasil, uma grande reclamação dos leitores do NA e dos apaixonados por carros por aí é de que muitas avaliações e reportagens feitas em nosso país, por jornais, revistas e sites automotivos, são extremamente tendenciosos, sempre favorecendo a marca A ou B, refletindo uma certa simpatia que aquele veículo de imprensa tem para com a marca ou refletindo interesses comerciais, onde quem paga mais leva a melhor avaliação. Existem certos veículos da nossa imprensa onde você pode sempre esperar palavras suaves com relação a certas marcas.

Mas uma coisa que o brasileiro está aprendendo é que a chamada “imprensa especializada” tem muitos casos desse, e acaba dando mais valor a quem não tem rabo preso com ninguém. Podemos dizer com orgulho que o NA está presente neste grupo, tentando fazer sempre avaliações totalmente imparciais, independente de que marca seja. Nós do NA não temos marcas favoritas, e não temos aquela tendência de falarmos bem de uma certa marca ou do modelo que temos na garagem. Tudo bem que o leitor do NA que gosta de Volkswagen fala que somos fieteiros e o que gosta de Fiat fala que gostamos de Volkswagen, mas isso faz parte.

Aliás, é óbvio que fanatismo por modelos ou marcas não leva a nada, apenas a publicidade gratuita para empresas gigantescas que nem sabem que nós existimos. O que é meu negócio? O que é o NA? É um blog automotivo que quer passar sempre a verdade para os leitores. Meu negócio já está bem estabelecido em seu nicho, não preciso “puxar o saco” de alguma marca para obter sucesso. Já tenho o NA como meu ganha-pão, e é isso o que interessa. Fazer o que gostamos e ganhar dinheiro com isso.

Na semana passada mesmo eu estava conversando com meu editor Moriah, dizendo que pra mim não importa se eu tenho o carro X ou Z na garagem. Ele tem defeitos, e esses defeitos devem ser comentados e repassados a nossos leitores. E o Moriah pensa o mesmo. Ele sempre fala abertamente dos defeitos do carro que tem na garagem. Aqui no NA temos por enquanto apenas um grande anunciante, que é a Citroen. Mas isso nunca mudou nossa visão dos modelos da Citroen, que aliás é a mesma visão que temos para com modelos de outras marcas.

Na avaliação que fizemos do Aircross, comentamos sobre seus defeitos, especialmente sobre como o motor 1.6 não é suficiente para um modelo com mais de 1.400 quilos de peso total. E a Citroen respeitou nossa liberdade de expressão, e não nos pediu para mudar sequer uma palavra do que publicamos. Isso contribuiu para um relacionamento comercial tranquilo, tanto que continuaremos com nossos contratos de publicidade pelos próximos meses.

E por falar em avaliações do NA, já notou que até hoje não conseguimos avaliar nenhum modelo das quatro fabricantes mais tradicionais do Brasil? E não foi por falta de vontade nossa. Entramos em contato com seus respectivos departamentos de imprensa, mas eles não respondem, ou respondem de maneira vaga, etc. Por que? Muitos de nossos leitores dizem que é por medo de depois verem uma avaliação que ressalta todos os defeitos de seu produto.

E nesse meio tempo, as marcas chamadas menores ou “new comers” vão ganhando mercado e também publicidade aqui no NA. Pois se marcas como Kia, Nissan, Honda, Chery, JAC, Citroen e Renault dão sua cara a tapa, depois elas usufruem dos benefícios de terem tido tal coragem. Com certeza vários de nossos leitores se surpreenderam ao ver a qualidade geral do Kia Cerato, a ótima relação custo/benefício da Nissan Livina, o interior moderno do Aircross e também como as marcas chinesas estão evoluindo no Brasil.

É claro que cada veículo de imprensa tem suas qualidades e seus defeitos, mas aqui no NA você pelo menos pode ter a certeza de que não fazemos críticas de acordo com nossos interesses comerciais.

OBS.: tivemos de apagar alguns comentários e impedir que outros entrassem por conta de ameaças jurídicas que recebemos.

Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727

Ver perfil do usuário

Re: Assim como aqui, lá também há interesse em avaliar determinados carros...

Mensagem por futchos em Seg 21 Mar 2011, 22:15

"Livre Mercado" meu amigo.
Peça para a Autoesporte ou a Quatrorodas falarem sobre o assunto e verás que as respostas de ambas serão bem parecidas com "Somos isentos" "Não temos acordos comerciais". Dinheiro, Money, dimdim, Argent, Denaro, Grana, Dinero, Baar Geld, Bargeld, Vil metal, Cash, Mynt, Gaita, Mufunta, Tutu e assim por diante. É uma pena, mas........
futchos.
futchos
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 479

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renan em Ter 22 Mar 2011, 10:08

Graças a internet os fóruns, blogs e redes sociais estão aí para abrir o olho do consumidor em relação a essas "revistas".

Twitter: http://twitter.com/Renanfk siga também o twitter do nosso Clube: http://twitter.com/i30clubebr
Renan
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2382

Ver perfil do usuário http://i30brasil.forumeiros.com

Mensagem por Sekones em Ter 22 Mar 2011, 10:39

Exatamente.
Tinha lido essa matéria e gostei do que foi falado!
Isso serve pra botar um pouco de consciência na cabeça das pessoas que são fans de determinada marca/modelo!
E isso é bom para todos começarem a diferenciar melhor as matérias tendenciosas das matérias que possuem uma avaliação mais imparcial!
Sekones
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3780

Ver perfil do usuário

Mensagem por Larcs em Ter 22 Mar 2011, 13:39

Sim, achei válido colocar aqui pois não sei se todos entram lá no NA (que ao meu ver tem ótimas matérias), para que todos possam ver...

Como já discutimos no longo tópico sobre a rivalidade entre i30 e Focus, muitas desses matérias são muito tendenciosas, isso ficou muito escancarado em duas matérias ao meu ver da 4R... (i) quando ela disse que a compra do Focus era lógica em relação ao i30 (sem justificar), e, (ii) quando o i30 recebeu a honra de ser considerado o (ou um dos melhores) desmontes da revista e essa não deu nenhum destaque quanto a isso...

Não sou fanático, sei dos defeitos que o i30 possui (relatados ao longo do fórum) e dos defeitos e irritação que a CAOA nos traz por exemplo, mas acho hoje um dos melhores na sua categoria!! Gostaria muito de ler nessas grandes revistas uma matéria que abordasse realmente o potencial de cada carro, e os seus defeitos...e no final, justificar "cientificamente" (digamos assim) o pq A é melhor que o B, e não digo isso apenas em relação ao Focus x i30, e sim para todos os carros, marcas e estilos (hatch, médios, sedãs, SUV...)!!
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727

Ver perfil do usuário

Mensagem por pompeo em Ter 22 Mar 2011, 14:10

Está pra existir alguma revista automotiva que diga a verdade. O negócio é e sempre foi regido pela maior "Show me the money!"
pompeo
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 203

Ver perfil do usuário

Mensagem por TheBombBR em Qua 23 Mar 2011, 17:05

Renan escreveu:Graças a internet os fóruns, blogs e redes sociais estão aí para abrir o olho do consumidor em relação a essas "revistas".

Só isso que vale! O restante (revistas) é apenas para conhecer os carros, mas não serve (na minha opnião) como comparação.
TheBombBR
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 913

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: