i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.



Barreira à importação de carros a partir de hoje

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por RMTA em Sex 13 Maio 2011, 16:34

Afeta também a Ford, a Peugeot e a Citroën que também trazem muitos de seus carros da Argentina e México.
avatar
RMTA
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 304
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Steve_Harris em Sex 13 Maio 2011, 18:05

Carsale - A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) divulgou hoje, em São Paulo, uma nota oficial informando que concorda com a decisão do governo brasileiro de aplicar o sistema de liberação não automática de veículos provenientes da Argentina, pelo fato de o país vizinho ter adotado medidas protecionistas contra produtos brasileiros, contrariando acordos bilaterais. No comunicado, a entidade ressalta, no entanto, que não concorda com extensão dessas medidas a veículos provenientes de outros países.

A entidade declara que representa 30 marcas internacionais estabelecidas no País, com 771 concessionárias autorizadas operando em todo o território nacional, que empregam diretamente cerca de 27 mil trabalhadores brasileiros.

O comunicado prossegue afirmando que o Brasil necessita dos veículos importados para complementar a sua oferta e atender nichos de mercado. Salienta que “com o intuito de não prejudicar a indústria local, as associadas à Abeiva recolhem 35% de alíquota de importação, além de toda a carga tributária paga pelos fabricantes nacionais, como IPI, ICMS, ICMS Substituição Tributária, PIS/COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social. As associadas à Abeiva recolherão, este ano, mais de R$ 5 bilhões em impostos aos cofres públicos.”

As associadas à Abeiva, nos primeiros quatro meses de 2011, comercializaram 51.698 unidades, o que representa apenas 4,92% do mercado total interno de veículos (1.053.381 unidades) e 21,15% dos veículos importados (244.442 unidades) que entram no País. A diferença de 192.269 veículos importados comercializados, que representam 79,85% do total, são importados por montadoras nacionais, sendo que a grande maioria através de acordos bilaterais com isenção de imposto de importação.

Segundo a entidade, a Abeiva não é responsável pela propalada avalanche de carros importados no País. “Tentam atribuir à Abeiva o total generalizado de carros importados, quando, em realidade, o nosso setor tem contribuído, como já foi dito, com apenas 4,92% do mercado interno. Assim, fica insustentável o argumento de montadoras locais de que a indústria nacional, para atingir a maturidade de competitividade, precisa alcançar 6 milhões de unidades produzidas por ano, o mesmo discurso de 20 anos atrás, quando o Brasil montava cerca de 800 mil unidades/ano e, hoje, já é um importante pólo produtivo do mundo, com produção anual de 3,5 milhões."
avatar
Steve_Harris
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 507
Data de inscrição : 28/02/2010
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Sekones em Sex 13 Maio 2011, 18:22

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/2011/05/13/internas_polbraeco,252131/argentina-e-forcada-a-evitar-guerra-comercial-com-brasil-apos-restricoes.shtml


Argentina é forçada a evitar guerra comercial com Brasil após restrições

France Presse

Publicação: 13/05/2011 17:01 Atualização:

Buenos Aires - O freio do Brasil às exportações de automóveis da Argentina obriga Buenos Aires a negociar as restrições aplicadas a mercadorias brasileiras para evitar uma guerra comercial, afirmaram nesta sexta-feira (13/5) analistas argentinos.

A presidente Dilma Rousseff travou a entrada de veículos e autopeças argentinos em represália pelas licenças não-automáticas alfandegárias impostas contra eletrodomésticos, maquinaria agrícola e calçados, entre outros produtos brasileiros, ordenadas pela presidente Cristina Kirchner.

"A Argentina não tem outro caminho a não ser negociar. Kirchner não aceitava se sentar para discutir suas licenças não-automáticas e isto desencadeou uma situação relativamente severa", disse à AFP Mauricio Claveri, analista da Abeceb.com.

O grande impacto causado pelo Brasil na Argentina deve-se ao fato de que 80% das exportações de veículos argentinos (447 mil unidades) se dirigiram ao Brasil em 2010, assim como 65% das autopeças, negócios que representam cerca de 7 bilhões de dólares, segundo a Abeceb.com.

"O Brasil atingiu a Argentina onde mais dói", comentou à AFP um empresário argentino que pediu o anonimato, à espera de um pronunciamento da União Industrial Argentina (UIA).

A dolorida reação argentina foi expressada nesta sexta-feira pela ministra de Indústria, Débora Giorgi, em uma carta pública ao ministro brasileiro, Fernando Pimentel, ao afirmar que "as medidas do governo argentino estão incluídas nos acordos da Organização Mundial de Comércio (OMC)".

As licenças não-automáticas a cerca de 200 produtos que Kirchner impôs "não têm como destino nenhum país em particular e menos ainda o Brasil, que consideramos um sócio estratégico", afirma Giorgi em sua carta.

Kirchner e Dilma se viram pela primeira vez em Buenos Aires no dia 31 de janeiro passado, na primeira visita da presidente brasileira ao exterior após sua posse, momento no qual reafirmaram uma aliança estratégica chave para o equilíbrio na região sul-americana.

"Argentina e Brasil devem evitar os descumprimentos recíprocos. É inexplicável que existindo um tratado que proíbe as licenças não-automáticas no Mercosul, elas tenham sido aplicadas", comentou Enrique Mantilla, presidente da Câmara de Exportadores da Argentina, ao assinalar a necessidade de uma negociação.

Mas Giorgi reafirmou sua postura com números, ao indicar que "os dados oficiais para o primeiro trimeste do ano de 2011 indicam que as compras argentinas cresceram 33%, alcançando 4,7 bilhões de dólares neste período, com saldo positivo a favor do Brasil de 730 milhões de dólares".

"Cerca de 2 mil carros argentinos estão presos na fronteira. Isto afeta a Toyota, a General Motors e a Mercedes Benz. Mas há embarques em trânsito que logo prejudicarão a Ford, a Citroën e a Peugeot", disse uma fonte automotora que pediu para não se identificar.

No entanto, fontes empresariais brasileiras sustentam que mais de 800 mil pares de sapatos de 19 fábricas do país estão retidos na alfândega argentina, assim como 1.200 equipamentos para maquinaria agrícola.

Empresas citadas pela imprensa brasileira também mencionam equipamentos de eletrônica, computadores, celulares e têxteis, além de geladeiras, telefones e máquinas de lavar roupas parados na fronteira dentro de dezenas de caminhões. "O que Dilma fez é um aviso com o objetivo de disparar uma atuação imediata da diplomacia. Buscou uma medida contundente. Não vejo guerra comercial porque ninguém deseja isso. São sócios muito importantes", refletiu Claveri.

O Brasil tem na Argentina seu terceiro sócio comercial em ordem de importância, atrás de China e Estados Unidos, com um volume bilateral de trocas que somou 33 bilhões de dólares em 2010, com um déficit de pouco mais de 4 bilhões para a Argentina, segundo números oficiais.
avatar
Sekones
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3780
Data de inscrição : 17/12/2009
Idade : 32
Localização : Brasília - DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por geniallis em Sex 13 Maio 2011, 18:43

É o negócio ta sério mesmo. clown clown

_________________
VW Gol 1.0 / 8v / 55cv / 2001
Honda Fit 1.4 / 8v / 80cv / 2005
VW Polo 1.6 / 8v / 104cv/ 2007
Hyundai i30 2.0 / 16v / 145cv / 2009
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
avatar
geniallis
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 3900
Data de inscrição : 19/06/2009
Idade : 34
Localização : Brasília - DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Steve_Harris em Sex 13 Maio 2011, 19:36

Se o meu carro demorou 54 dias para chegar sem barreira, imaginem agora !
avatar
Steve_Harris
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 507
Data de inscrição : 28/02/2010
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por TheBombBR em Sex 13 Maio 2011, 21:15

Acabou de passar no jornal nacional

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/fiscalizacao-brasileira-barra-na-fronteira-veiculos-novos-feitos-na-argentina/1508943/

Quero ver o pimentel rodar de carro nacional.
avatar
TheBombBR
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 913
Data de inscrição : 24/01/2011
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte / MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Nilton Ribeiro em Sab 14 Maio 2011, 13:54

Ibovespa caiu quase 10% desde a entrada da Dilma.. principalmente pela novela da administraçao da Vale e a fuga dos investidores de bolsa na Petro....
TENSO D+!

O que é que essa mulher ta fazendo com nosso Brasil???

Vi neste Jornal da Globo agora de madrugada que o governo de algum lugar ai RJ ou SP gastou R$2.000.000,00 em carros zerados modelo JETTA 200cv o TOP do TOP!!!

Cade os gastos com Saude, Educaçao e num melhor programa de investimento do dinheiro publico.

Queria ter vivido na epoca das revoluçoes...Na época que o povo nao ficava sentado aceitando tudo...

Att..

_________________
CalifórniaGPS Parceiro Exclusivo i30Clube.com

DESCONTO DO DESCONTO! Em até 12x! Trabalhamos com marca própria! CalifórniaGPS Qualidade e Confiança!
avatar
Nilton Ribeiro
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 434
Data de inscrição : 18/05/2010
Localização : Linhares

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por jorgeeloy em Sab 14 Maio 2011, 16:07

peças não serão afetadas pois a medida diz respeito a automóveis. Medida é idiota e não vai durar muito

jorgeeloy
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 316
Data de inscrição : 13/12/2009
Localização : vila velha -es

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Larcs em Seg 16 Maio 2011, 11:40

Tudo culpa também de quem? DOS ARGENTINOS!! hahahaha!!

Então, saiu ontem uma matéria no jornal dizendo que há a previsão de baixa no estoque das css, ou seja, se a CAOA já demorava para entregar o carro imagine agora...
avatar
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Sekones em Seg 16 Maio 2011, 14:44

Se a medida foi feita para atingir, realmente, a Argentina... ótimo! Espero que não prejudiquem as importações de outros países!
Esse tipo de posicionamento do Governo é comum, mas deve buscar a resolução de conflitos, somente, com o(s) país(es) que estão prejudicando, de alguma forma, o mercado brasileiro!
Mesmo com a inclusão da Coreia, por exemplo, na questão da barreira à importação de carros, espero que seja uma manobra para não demonstrar que a medida é direcionada para a Argentina!
avatar
Sekones
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3780
Data de inscrição : 17/12/2009
Idade : 32
Localização : Brasília - DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Larcs em Ter 17 Maio 2011, 15:13

Então, mas não sei se eles tem a real intenção de não demonstrar que isso tudo se deu por causa da Argentina.
Pelo que li e vi na tv isso começou pelo fato da Argentina ter dificultado a entrada de algumas maquinas nossas por lá, ficando todas paradas por período superior ao acordado...em resposta o Brasil criou essa porcaria!!
Para ser sincero o Brasil ta meio sem rumo, com a alta de tudo eles estão atirando para tudo quanto é lado, se alguém chegar lá e falar que "x" fará o preço de "y" baixar os caras vão fazer!!
avatar
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Sekones em Ter 17 Maio 2011, 16:14

Pois é Larcs... a inclusão de outros países na medida, é para mascarar o real objetivo da medida, direcionado, somente, para a Argentina! E, talvez, seja um aviso para outros países que se utilizarem de algum artificio parecido!
Lendo reportagens, parece que há uma fila gigantesca de caminhões na fronteira, aguardando para entrar na Argentina... o que é uma sacanagem do governo argentino!
Agora, o jeito é esperar........
avatar
Sekones
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3780
Data de inscrição : 17/12/2009
Idade : 32
Localização : Brasília - DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Larcs em Qua 18 Maio 2011, 14:22

A inclusão de outros paises a esta regra além de mascarar a real intenção brasileira é feita por obrigação, visto que estas barreiras não podem ser criadas legalmente a uma única nação, deve ser sempre uma regra para a negociação com qualquer país...ou seja, a Argentina e o Brasil cagam e todos se ferram!!

"O impasse entre Brasil e Argentina parece estar cada vez mais longe de acabar. Essa semana foi vez do presidente da Associação de Fábricas Automotores da Argentina, Anibal Borderes, demonstrar uma grande preocupação com esse conflito que já está se estendendo por algum tempo.

Após o Brasil estabelecer as normas para controle do comércio bilateral de automóveis, Anibal menciona que, “A princípio, a decisão coloca em xeque o andamento do MERCOSUL, que já havia demonstrado ser um instrumento válido para o crescimento e desenvolvimento dos países da região”.

Ao explicar sobre o crescimento da indústria automobilística na Argentina, e relatar que representam cerca de 7,5% dos empregos formais nas fábricas, Borderes salientou que “É necessário alertar sobre os eventuais efeitos da medida do governo brasileiro sobre a produção e o emprego na Argentina. Também é preciso dizer que essa decisão pode afetar, a médio prazo, os avanços na indústria automobilística dos dois países, já que a deterioração das relações bilaterais ameaça a potencialidade da região”.

Com um pedido, o presidente da ANFAVEA Argentina deixa claro seu ponto de vista. “Pedimos que os governos dos dois países intensificassem os esforços para chegar a um acordo que permita superar rapidamente as diferenças e continuar o caminho do crescimento econômico do setor, assim como o da região, de modo a complementar força para competir com outros pólos de desenvolvimento mundial.”

Em um encontro entre a ministra argentina de indústria, Débora Giorgi e o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Enio Cordeiro, que ocorreu ontem, for confirmado um encontro entre representantes brasileiros e argentinos, para a próxima semana, em uma tentativa de solução para esse impasse entre os dois países.

Uma reunião específica entre Débora e Fernando Pimentel, o próprio ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior do Brasil, também é esperada. Em resumo a ministra pediu para que o governo brasileiro revise a medida sobre as licenças de comercialização de automóveis.

Isso em realidade não é um pedido sem fundamento, pois, depois da China e EUA, a Argentina ocupa o terceiro lugar como parceiro comercial do Brasil, com um volume bilateral que em 2010 foi constatado ser de US$ 33 bilhões.

Fonte Motor Dream"


avatar
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barreira à importação de carros a partir de hoje

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum