i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

CAOA muda a especificação do óleo a ser usado no i30 por conta da repercussão do assunto

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: CAOA muda a especificação do óleo a ser usado no i30 por conta da repercussão do assunto

Mensagem por Vitório em Sab 21 Maio 2011, 23:06

Sr.Firewal,

O engraçado não é o Sr., tenha certeza, mesmo porque eu o o brother Marcelo Poppe nem sequer o conhecemos, porém o espírito do fórum nos permite alguns momentos de relax, certo ?
Sugiro ao Sr., para uma melhor compreenção à respeito de nossos comentários e de todo o processo que enfrentamos sobre este problema, que tome conhecimento dos seguintes tópicos:

1- http://i30brasil.forumeiros.com/t1502-relacao-de-i30-com-problemas-de-barulho-no-motor-apos-revisao-de-2500km-ou-quando-frio;
2- http://i30brasil.forumeiros.com/t2615-materia-na-4-rodas-sobre-ruido-dos-tuchos-do-i30;
3- http://i30brasil.forumeiros.com/t2071-ajuda-da-revista-4-rodas-ruidos-dos-tuchos
4-http://i30brasil.forumeiros.com/t687-oleo-do-motor-utilizado-pelo-i30?highlight=%C3%B3leo

Quanto á tabela postada pelo Sr., por favor, consulte a pag. 9-7 do manual do proprietário Hyundai i30.

Boa noite.

Vitório

Última edição por Vitório em Sab 21 Maio 2011, 23:24, editado 1 vez(es)
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281

Ver perfil do usuário

Re: CAOA muda a especificação do óleo a ser usado no i30 por conta da repercussão do assunto

Mensagem por firewall® em Sab 21 Maio 2011, 23:22

Não entendi o mau-humor. Postei algo absurdo?
Não tenho como ler o manual do meu carro agora, pois ele está com a minha esposa em outra cidade.
As informações que eu consegui foram extraídas de uma reportagem da Revista 4 Rodas, que aliás, tem um excelente suporte técnico nas suas matérias.
Vou ficar quieto nesse tópico.

firewall®
Piloto de Rolimã
Piloto de Rolimã

Número de Mensagens : 40

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Sab 21 Maio 2011, 23:42

firewall® escreveu:Sem querer polemizar, mas pela matéria da Revista Quatro Rodas e do site Notícias Automotivas, a tabela abaixo recomenda o óleo 5W30.
Quanto ao Valora da Lubrax, ele é 100% Sintético.

[img] image upload[/img]

Firewall,

Nessa tabela você pode confiar e não dê só créditos a 4 Rodas, pois quem mudou isso mesmo, fómos nós, principalmente Vitório, Jorge(cedeu carro para testar o óleo de fábrica), Marcelo Poppe e eu atuzinando junto com mais algumas pessoas.

Não leve nenhum comentário a mal, é pq vc não tem idéia do stress que foi para conseguirmos alcançar isso.

Junte-se a família, compartilhe seus conhecimentos e vamos curtir esse carro maravilhoso de dirigir.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1347

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Dom 22 Maio 2011, 00:09

Meu Chapa,

Em primeiro lugar, é bom tê-lo conosco e não há mau humor algum por aqui, como prova a postagem do Poppe e quando nos conhecermos melhor, vc verá que eu sou rei do besteirol por aqui.
Quando tiver oportunidade, dê uma lida na 9-7 que será muito elucidativa, já que alguns detalhes do que foi publicado na Notícias Automotivas, foram omitidos e não conferem totalmente com as especificações da Carta de Intervalos Térmicos do Números SAE. Vale dizer, que todos os elementos para a matéria da 4 Rodas e/ou N.A. foram fornecidos por nós e fundamentados por análises técnicas, dai a recomendação para que leia todos os tópicos relacionados para um melhor entendimento.
Por último: Baixa o firewall (rsrs) e não fique quieto não. Vc não disse nada de absurdo. Estamos á sua inteira disposição e vamos ficar de "bem", falou ?

Um abraaaaço
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por firewall® em Dom 22 Maio 2011, 00:21

Ok Vitório,

O Firewall já está desabilitado.
Orientei minha esposa a trocar o óleo do carro dela o mais rápido possível. O único problema é que essa Mobil 5W20 é bem difícil de achar.

Um grande abraço.

firewall®
Piloto de Rolimã
Piloto de Rolimã

Número de Mensagens : 40

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Dom 22 Maio 2011, 00:43

firewall® escreveu:Ok Vitório,

O Firewall já está desabilitado.
Orientei minha esposa a trocar o óleo do carro dela o mais rápido possível. O único problema é que essa Mobil 5W20 é bem difícil de achar.

Um grande abraço.

Deleta o firewall...

Se vc estiver em SP/SP, dá para arrumar o Mobil One 5w20 numa boa no distribuidor da área que é a http://www.lcarletti.com.br/ . Caso contrário, eles poderão te orientar sobre os distribuidores para outras cidades, mas o 5w30 não matou ninguém ainda e é recomendado tb. Se o carro da sua esposa estiver com o 10w40, é bom agilizar.

Abraço velho e sorry.
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Dom 22 Maio 2011, 01:11

O Shell Helix F 5w30 tem uns coeficientes bem proximos do Mobil 5w20:

http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_GTDS_New_GTDS_Helix_F_5W-30.pdf

http://www.mobil.com/USA-English/Lubes/PDS/GLXXENPVLMOMobil_1_5W-20.aspx

"mais fino que" Mobil 5w30: http://www.mobil.com/USA-English/Lubes/PDS/GLXXENPVLMOMobil1_5W-30.aspx

Engracado que eh mais fino que o mesmo "Shell" Helix HX7 5w30:
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140003629542_201008191525.pdf

Eh engracado essa diferenca de viscosidade entre os "diversos" 5w30. Agora bolei.

Ou melhor, nao lembro quanto era o indice que deveria ser "de fato" naquela teste do Jorge.

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 322

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Dom 22 Maio 2011, 10:07

Os resultados de ensaio (viscosidade) realizado pelo Jorgec frente à amostra de óleo original, é o seguinte:

- Viscosidade à 40 graus - Norma ASTM D445 - 46,6
- Viscosidade à 100 graus- Norma ASTM D445- 8,7

Então o Mobil One 5w20 é o que mais se aproxima destes valores, correto ?
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Dom 22 Maio 2011, 10:52

Concordo, o 5w30 a 40C, a diferença é gritante, vai para 61,7!

Que no caso o nosso maior problema é quando o oleo está frio.

Pelas suas pesquisas voce encontrou outro oleo que "chegue" perto além do Mobil-1 5w20?

Fica a duvida do seguinte também... quando o oleo, mesmo novo, começa a rodar pelo motor, ele já sofre alteração em sua viscosidade por mais que seja pouco? Quem saberia quanto tempo ele começa a sofrer tal alteração?

Outra coisa é qual seria a tolerencia do nosso motor no quesito viscosidade, pois parece que nenhum dos "nossos oleos" foi capaz de chegar nos valores do ensaio?

Esse negocio é mais complicado do que parece, a ideia seria listar uma possivel lista de oleo que não desse problema, ou fosse menos provavel de dar problema, pois pelo que me parece depois de quente o 10w40 não chegou a causar danos ao motor ou será que era simplesmente "aparente" porque não tinha barulho ?

Abs,

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Dom 22 Maio 2011, 11:08

brunobenchimol escreveu:Concordo, o 5w30 a 40C, a diferença é gritante, vai para 61,7!

Que no caso o nosso maior problema é quando o oleo está frio.

Pelas suas pesquisas voce encontrou outro oleo que "chegue" perto além do Mobil-1 5w20?

Fica a duvida do seguinte também... quando o oleo, mesmo novo, começa a rodar pelo motor, ele já sofre alteração em sua viscosidade por mais que seja pouco? Quem saberia quanto tempo ele começa a sofrer tal alteração?

Outra coisa é qual seria a tolerencia do nosso motor no quesito viscosidade, pois parece que nenhum dos "nossos oleos" foi capaz de chegar nos valores do ensaio?

Esse negocio é mais complicado do que parece, a ideia seria listar uma possivel lista de oleo que não desse problema, ou fosse menos provavel de dar problema, pois pelo que me parece depois de quente o 10w40 não chegou a causar danos ao motor ou será que era simplesmente "aparente" porque não tinha barulho ?

Abs,

Bruno,

Dá uma olhada nas considerações do Jorgec, pag. 19 em http://i30brasil.forumeiros.com/t1502p270-relacao-de-i30-com-problemas-de-barulho-no-motor-apos-revisao-de-2500km-ou-quando-frio#51513

Abs
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por jorgec em Dom 22 Maio 2011, 13:45

Bruno,

Para aqueles que observam ruído enquanto frio e não pretendem buscar abastecer com a melhor grade, que é 5w20, devido a sua comercialização ser restrita, é razoavel identificar o fabricante da grade 5w30 que mais se aproxima da grade 5w20.

Por outro lado, só vale a pena fazer comparações entre as grades 5w30 que são normalmente comercializadas no Brasil. Difícil por difícil, que se busque adquirir a grade 5w20.

Abs

jorgec
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 73

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Dom 22 Maio 2011, 16:36

Vou tentar caçar esse oleo aqui, parece que é o mesmo usado nos veiculos da KIA também. Vou ver se tem na ccs deles ou se eles estão fazendo a mesma malandragem com 5w30 ou pior... 10w40.

Abs,

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Seg 23 Maio 2011, 12:15

Bruno,

O distribuidor Mobil para o estado do Pará e a Ananindeua – CFH: (91) 3235-0552 e solicite o Mobil One 5w20 Supersyn. Para melhores informações consulte o site http://www.cosan.com.br/mobil/index_pti.html
Abs
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por Larcs em Seg 23 Maio 2011, 13:23

Firewall, relaxa...não tem stress aqui no fórum não!!
O que os caros colegas postaram aqui é de inteira garantia, pode confiar...essa matéria da Quatro Rodas está correta, não é isso que queremos dizer, mas quem deu o suporte para essa matéria, forneceu o laudo para descobrir qual era o óleo que vinha de fabrica e todo o resto foi este CLUBE AQUI!! Principalmente por iniciativa do Vitório, quem esteve envolvido sabe a novela que foi e o empenho de muitos aqui para buscar uma melhoria para todos os proprietários do i30...

Como dito por ele, tanto o 5/20 como o 5/30 estão corretos, não se preocupe que ambos farão bem ao seu carro...a escolha entre ambos fica a cargo do cliente!!

Quanto as brincadeirinhas, não repara não que elas fazem parte e sempre farão desse fórum (espero) que é o que o torna divertido e viciante no acesso diário!!
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Seg 23 Maio 2011, 13:48

Vitório escreveu:Bruno,

O distribuidor Mobil para o estado do Pará e a Ananindeua – CFH: (91) 3235-0552 e solicite o Mobil One 5w20 Supersyn. Para melhores informações consulte o site http://www.cosan.com.br/mobil/index_pti.html
Abs

Valeu, vou deixar já anotado aqui mas ainda vai demorar para trocar Smile

Abs,

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Seg 23 Maio 2011, 17:02

Pronto, realizei a troca do Óleo pelo Mobil 1 5w20, agora estou deixando o carro descansar e fazer o teste com ele bem frio.

Já to fazendo até promessa. Se consertar o barulho, vou ter que comprar o i30 Novo.. hehehehehehe

lvarella
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por jorgec em Ter 24 Maio 2011, 22:00

Pessoal,

Segue mais uma opção para quem pretende fazer uso da grade 5w20.

Trata-se do óleo Quartz Future 9000 Sintético marca Total ( Elf ) em www.rumoautopecas.com.br de SP (vende para pessoa física e tem também algumas peças para i30).

O preço por litro é de 30 Reais + Sedex. Despacham para todo o Brasil e ainda parcelam no cartão em 3 vezes sem juros.

Abs

jorgec
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 73

Ver perfil do usuário

Mensagem por LHBC em Qua 25 Maio 2011, 17:02

Galera,

Primeiro agradecer ao forum, em especial todos que lutaram, descobriram e abriram os olhos da CAOA, ehhe. Como muitos falaram a união desse forum deixam varios outros com inveja.

Fiz a troca para 5w30, moro no Nordeste e constantemente pego engarrafamento e etc. Posso dizer que o barulho dos tuchos desapareceram (alivio) kkk.
Vitorio, fiz como vc recomendou, comprei o filtro de oleo original, por sinal encontrei mais barato do que o Fran (vai entender) e anel do bujao e fiz a troca. Ficou primeira ehhe, muitissimo obrigado.

Esperava uma melhora significativa no consumo, como a reportagem da 4R falou que poderia melhorar. Meu carro não abaixa de 14.7/100l. Pelo que vi não é um problema do meu carro. 4 amigos que conheco que têm i30 passam pelo mesmo problema. Natal não é uma cidade de muitas ladeiras que justifique o consumo exagerado.

Mais uma vez agradeço a todos.
Forte abraço

LHBC
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Qua 25 Maio 2011, 20:51

LHBC,

Não há o que agradecer. Vc me deve uma ginga com cana lá na Redinha ok ?. Quanto ao consumo, deve melhorar bem, ainda mais se seu carro estiver com baixa km. Fica de olho.

Um abraço.
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por LHBC em Qui 26 Maio 2011, 08:41

Vitório escreveu:LHBC,

Não há o que agradecer. Vc me deve uma ginga com cana lá na Redinha ok ?. Quanto ao consumo, deve melhorar bem, ainda mais se seu carro estiver com baixa km. Fica de olho.

Um abraço.

Com relacao a ginga é so aparecer, n pode esquecer da cerveja gelada. kkk.
Vou ficar de olho no consumo.
Abraco.

LHBC
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por joaoblack em Ter 31 Maio 2011, 13:49

Onde eu encontro o oleo mobil 1 5w20 aqui em FORTALEZA/CE?? Já fui em alguns pontos de troca e não tem

joaoblack
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 58

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Ter 31 Maio 2011, 13:52

Se tiver algum posto da Esso lá você encontra óleos da Mobil.

Esse é o telefone do Distribuidor aí em Fortaleza.

CEARÁ:
Fortaleza – Gagliardi: (85) 3388-7599

Quem puder eu recomendo, barulho para mim é coisa do passado, tenho o meu carro de volta como antes da revisão de 2.500km, hoje extinta.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Ter 31 Maio 2011, 15:48

Aeh Varella, tá afiado hein meu ?

Abraço
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Ter 31 Maio 2011, 15:49

Vitório, tenho que comemorar e muito, esse barulho já estava parecendo uma assombração na minha vida heheheheehe.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Ter 31 Maio 2011, 16:05

Maravilha. Seus problemas acabaram. Agora estou com um barulhinho na região do porta malas que tá me enchendo o saco. Já regulei a tampa e coloquei amortecedores na outra com as cordinhas e nada...Tô ficando meio doido.
Abraço velho.
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: