i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Contran proíbe Instalação de Farol de Xenon e de Máscara

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Contran proíbe Instalação de Farol de Xenon e de Máscara

Mensagem por robertotdm em Qua 08 Jun 2011, 14:22

Pessoal,

Segue matéria publicada hoje sobre a proibição pelo CONTRAN da instalação de farol de xenon e de máscara Sad

Link para resolução que proíbe o xenon:
Resolução384

Link para resolução que proíbe máscara:
Resolução383

Abraços
Roberto

A instalação de faróis de xênon --gás xenônio-- em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384 foi publicada na terça-feira (7) no "Diário Oficial da União".

Segundo o Contran, a proibição das potentes lâmpadas de xênon --iluminam até três vezes mais que faróis normais-- foi implantada por um quesito de segurança: a luz forte pode ofuscar a visão dos motoristas e causar acidentes.

Divulgação

Instalação de faróis de xênon foi proibida na terça (7) pelo Contran
A resolução permite a substituição dos faróis de xênon em veículos que possuem os modelos em seus projetos originais. Os carros novos fabricados antes da norma também estão liberados.

O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas foi liberado após regulamentação que estabelece limites de intensidade de luz.

Os kits de farol de xênon podem custar até R$ 2.000, dependendo do grau de iluminação. O dispositivo virou moda entre os amantes de carros tunados pelo aspecto estético. A instalação irregular do modelo resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

ACESSÓRIOS

De acordo com o Contran, a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material nos dispositivos de iluminação de veículos --conhecidas como máscaras-- também foi proibida na terça.

robertotdm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 149

Ver perfil do usuário

Re: Contran proíbe Instalação de Farol de Xenon e de Máscara

Mensagem por Vitório em Qua 08 Jun 2011, 16:10

Lembram qdo foi proibida a instalação de engates ? E aí ??? Qual o policial que pode definir qual o carro que vem de fábrica com o xenon ? Leis é o que não falta, o que sempre faltou e a fiscalização. Porque, por exemplo, não virou lei a obediência à sinalização pelas mãos do pedestre ao atravessar a rua, como em Brasília, que é mais essencial com tanto nego morrendo atropelado por aí ?
Só acho sacanagem o xenon no farol alto, aí já é demais...
Ô falta do qie fazer !
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281

Ver perfil do usuário

Mensagem por titcho em Qua 08 Jun 2011, 17:03

Ficam mudando as regras dae fica essa bagunça
Logo agora que eu estava planejando colocar no meu =//
Tem um amigo meu que tem em um Gol G5 farol sem projetor pô e ta legalizado
e agora vou ficar com o meu sem xenon!
titcho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 183

Ver perfil do usuário

Mensagem por geniallis em Qua 08 Jun 2011, 17:05

Sou a favor de regulamentar, não de proibir.

Hyundai i30 2.0 / 16v / 145cv / 2009
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
geniallis
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 3900

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elessar em Qua 08 Jun 2011, 17:58

É, negócio agora é continuar com as minhas philips crystal vision, estava doido para colocar xenon.
Elessar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 125

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bataklan2008 em Qua 08 Jun 2011, 18:20

Mas pelo que entendi o i30 tá liberado pra xenon agora pq ele tem essa opção no projeto original oras!
Bataklan2008
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1319

Ver perfil do usuário

Mensagem por charles-rj em Qui 09 Jun 2011, 03:31

Só sei que o meu xenon 8000k ta chegando ai e vou instalar, se tiver blitz, eu apago tudo, e se me parar falo que veio de fábrica. Twisted Evil

charles-rj
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 14

Ver perfil do usuário

Mensagem por juniorvaladao em Qui 09 Jun 2011, 09:14

Sinceramente? Demorou!!!
Tem hora q enche o saco ver esse monte d carro com luz colorida ofuscando a visão da galera no transito... Já quase bati o carro por causa d um chevete fdp me cegando com seu belo xenon "45 milhões" k.
Se houvesse a possibilidade d regulamentar beleza, mas como a gente não tem estrutura pra isso, infelizmente temos q fazer os inocentes pagarem pelos pecadores.
Até pq um farol convencional bem reguladinho é mais q sufuciente pra dar uma visibilidade satisfatória em qq q seja a condição d iluminação natural.
É só minha opinião...
Abraço
juniorvaladao
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 576

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/junior.valadao

Mensagem por Sekones em Qui 09 Jun 2011, 10:31

Bataklan, pelo que entendi, se o carro não vier de fábrica com Xenon, ta proibido... mesmo que tenha essa opção no projeto original!
Como muitos, sou a favor de regulamentar, claro! Seguindo as normas corretamente, não haveria problema algum! Logicamente, as coisas não funcionam assim!
Como sabem que tudo é uma zona, resolveram proibir!
Sekones
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3780

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Qui 09 Jun 2011, 12:04

Concordo plenamento com a proibição.

O que tem carro de carro na rua com xenon cegando os outros, mal regulado, tá complicado.

Nada contra carros mais baratos, mais é um absurdo vc ser cego a noite por um Fusca/Chevette/Fiat 147/ com xenon todo errado e fora os carros como Palio/Fiesta com xenon roxo jogando na tua cara aquela luz.

A questão é que tudo nesse país vira bagunça, então proibe e sejamos feliz com aquilo que podemos ter.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1347

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Qui 09 Jun 2011, 12:21

Por mim fechava Xenon só de 4300K ou 5000K (se nao me engano ja é assim) e carro que tivesse projeto otico adequado... até porque é visual que da ver se o conjunto optico do carro "suporta" Xenon adequadamente.... eu digo nem é o caso de verificar o alinhamento... pois ai precisaria de mais equipamentos para verificar.

Agora o proprio farol com lampada halogena mal regulado cega tão bem quanto um xenon... e isso ninguem "marca" em cima.

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 322

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Qui 09 Jun 2011, 12:47

Como numa blitz o cara pode dizer que um xenon instalado num carro importado (i30) não é de fábrica ? Tenho um xenon de 6000k só nos baixos, e honestamente, não atrapalha ninguém. O que f.. é esses paus velhos com xenon que estes sim devem ser multados.
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bataklan2008 em Qui 09 Jun 2011, 13:41

Já vi muito gol bolinha com xenon iluminando até a pqp! Isso é foda mesmo...mas os nossos i30 com a lente do projetor não incomoda ninguém!
Bataklan2008
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1319

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafa em Qui 09 Jun 2011, 13:41

Farol com projetor não cega ninguém. Só quando passa em lombada ou desnível, mas aí até o farol normal cega(e os que tem xenon de fábrica como os lands, c4..). i30, palio(dos novos), 307.. por mim deveria ser permitido. Engraçado que o altis não tem projetor, mas têm xenon de fábrica, e mesmo assim não cega.. não sei como é feito o ajuste.

Rafa
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por georgetscha em Qui 09 Jun 2011, 15:15

Puts bem agora q acabei de comprar lampadas novas pro xenon...muda de 6000k pra 4300k

georgetscha
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 122

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Qui 09 Jun 2011, 15:33

Se tivesse regularizado, não tem problema. E com 4300K e bem menor a chance de voce ser parado do que com 6000K.

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Larcs em Qui 09 Jun 2011, 18:20

Como muitos falaram ai em cima eu concordo que deveria haver uma regulamentação, autorizando a instação de acordo com determinadas regras e etc, porém, estamos no Brasil, e assim como outras leis, esta "regulamentação" possibilitando a instalação do Xênon seria uma lei sem força ou eficácia, digo isto pois não haveria "mão de obra" capaz para realizar esta fiscalização no dia a dia...Se até o nosso código penal possui inumeras "regras" que não podem ser colocadas em prática pela falta de normatização ou meio operacional para ser posta em prática o que dizer de uma lei que regulamenta a "boa" instalação de xênon.

Lendo esta regulamentação digo que ela se encaixa perfeitamente no que disse acima, não há policiais preparados para essa fiscalização, obviamente que o mesmo saberá que um Monza não vem com Xênon de fábrica ou que não tem o mesmo no seu projeto original...porém o que o mesmo poderá dizer de um i30? Elantra? Civic?

Acredito que esta resolução não foi criada visando prejudicar alguém ou algo do tipo, e sim veio para acabar com a "farra" que estava...pessoas instalando xênons de baixa qualidade, em conjuntos ópticos não aptos a este tipo de iluminação, etc. Como dito por muitos, se o fárol é projetado para isso não tem essa de generalizar que atrapalha os outros, ora, se fosse tão ruim assim alguns já não viriam de fábrica com os mesmos...sabemos que no Brasil muitos não possuem o Xênon "de fábrica" justamente para baratear o produto ao consumidor final, mas que em seus paises de origem possuem sim o xênon de fábrica.
Larcs
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1727

Ver perfil do usuário

Mensagem por brunobenchimol em Qui 09 Jun 2011, 18:26

Não tem treinamento que de jeito. Acho que o simples fato de "fechar" o conjunto optico apropriado seria bom suficiente. A temperatura da luz pode ser visual, se for ficando azulado (6000K+) já era, mas a lei não permite isso... tinha que ter instrumento para medir... o mesmo seria para o a altura do farol.

Tanto que o desrulago incomoda geral... mas.. mas... ninguem pode fazer nada nem multar um sujeito que esta o farol zarolho...

brunobenchimol
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_cpu em Sex 10 Jun 2011, 00:30

Pessoal, não basta ser farol tipo projetor, o farol tem que ser projetado para a lâmpada tipo xenon. Pesquisem por aí... Por isso que alguns importados que não têm farois projetores, mas têm xenon, não ofuscam. Além da regulagem em dia (seja automática, seja elétrica ou manual).

Não são só os paus velhos que ofuscam com xenon, as estradas estão cheias de carrões ofuscando também. Aliás, como já disseram, carros com faróis hológenos desregulados cegando todo mundo também está cheio.

Quem aqui, p. ex., que não tenha regulagem elétrica ou automática no seu carro, após encher o carro de gente ou o bagageiro foi lá na frente com a chave de fenda ou sei lá o que regular o farol, com o manual na mão, com o carro numa superfície plana, a tantos metros da parede etc... Ou levou o carro cheio para a regulagem na oficina? Pois é, coisa rara...

Pego estrada em região de serra constantemente... o que tem de faróis desregulados, farol queimado, xenon iluminando o topo das árvores, veículos apagados etc., não é brincadeira.
Na verdade, para fiscalizar tudo isso, com o contingente de Policiais Rodoviários que nós temos, é impossível. Acredito, ser mais uma questão de educação, bom-senso e respeito a si, aos seus e aos demais do que qualquer outra coisa.

Esclareço que, como muitos aqui, não sou contra a proibição do xenon, mas a favor da regulamentação. Carros que tenham faróis adequados às lâmpadas de xenon, podem utilizá-las, os demais não.
rafael_cpu
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1027

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wlaspec em Sex 10 Jun 2011, 10:45

Gracas a Deus, não aguento mais essa maldita luz me cegando na estrada.... Tomara que essa maldição seja banida desse pais....
Wlaspec
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 141

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Sex 10 Jun 2011, 12:43

Como disse o Larcs, é mais fácil proibir e fim de papo. O Azira, por exemplo, já vem com o xenon de fábrica e como um policial pode checar isto antes de meter a caneta ? Sabem o que vai acontecer ? Teremos mais uma lei que não vai "colar" pela simples falta de fiscalização. Ô galera, isto aqui é o Brasil...Se fossemos um país mais sério, não seríamos obrigados a ouvir o que disse o assassino do cara da USP, que tá livre e numa boa, que a culpa é do coitado porque "se não tivesse reagido não teria lavado bala". Então, a idéia que nos passam, é que não vai dar merda nenhuma.
Infelizmente, é isso.
Obs.: Alguém lembra da obrigatoriedade do kit de primeiros socorros ?
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Sex 10 Jun 2011, 12:48

Acredito Vitório que o efeito maior será nas vistorias anuais. Se tem no documento a regulamentação antes da aprovação da Lei, continua, se não tem, não recebe o documento até tirar o xenon e regularizar.

Acredito também, que o foco maior dessa lei seja os carros antigos e populares que é o que mais me deparo na rua com xenon roxo, azul, verde, super branco em faróis que não suportam.

Teremos uma redução acredito em carros com xenon na rua.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Sex 10 Jun 2011, 13:00

Grande Varella,

Aqui em SP/SP só existe a inspeção anual da Controlar, que verifica a os níveis de emissão de gases, ruídos, condições do escapamento e vazamentos. Luzes, não.

Abs
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por lvarella em Sex 10 Jun 2011, 14:01

Aqui no Rio é verificado anualmente e se tiver uma lâmpada queimada não recebe o documento, tem que corrigir o problema e voltar, então aqui a lei será mais efetiva pelo jeito.

lvarella
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Stubb0rn em Sex 10 Jun 2011, 14:13

Wlaspec escreveu:Gracas a Deus, não aguento mais essa maldita luz me cegando na estrada.... Tomara que essa maldição seja banida desse pais....

Hahahahaha! Somos dois, amigo.
Stubb0rn
Piloto de Rolimã
Piloto de Rolimã

Número de Mensagens : 35

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares