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Na onda dos carros Flex

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Na onda dos carros Flex

Mensagem por Sekones em Ter 19 Jul 2011, 16:10

Na onda dos carros Flex

Está estampado como manchete dos principais veículos de comunicação a seguinte notícia: “Abastecer com etanol é mais vantajoso apenas em Mato Grosso”. Vejam bem: de TODOS os Estados brasileiros, somente no Mato Grosso é viável abastecer com etanol.

Dos quase 200 milhões de brasileiros, somente os aproximados 3 milhões de habitantes daquele Estado podem se dar ao luxo de não utilizar gasolina, sabendo que estão gastando e poluindo menos. Analisando-se quase oito anos depois da popularização dos motores flex no país, percebe-se que este não tem se mostrado tão vantajoso assim, nem tão revolucionário como parecia ser.

Convenhamos, talvez exista aquela pessoa que chegue ao posto e não compare o preço dos combustíveis, importando-se exclusivamente com a sustentabilidade, preservação ambiental, etc etc. Mas existem os outros 99,99% de motoristas que buscam mesmo a economia de combustível.

Para todas estas, o motor flex tem andado na contramão. Não eram raros os carros movidos exclusivamente a álcool que alcançavam a média de 13, 14 litros por km na estrada. Hoje, conta-se nos dedos os carros flex que oferecem esta média utilizando-se gasolina. Se no motor estiver etanol, bom, aí é melhor o condutor não olhar para o computador de bordo.

Sem questionar taxa de compressão do motor, ou produção nacional de cana de açucar, impostos, ou quanto choveu no Saara neste mês, o fato é que, enquanto na maior parte do ano vinte e quatro Unidades Federativas não poderem utilizar Etanol, devido ao valor exorbitante deste combustível, os motores flex não se justificam.

É como o kit de primeiros socorros que está no meu porta-luvas. Exceto para um enfermeiro que morar no Mato Grosso.

Por Guilherme Costa Motta

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/na-onda-dos-carros-flex/
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por Felipe W. em Sex 22 Jul 2011, 12:05

Nunca me conformei com essa história dos carros FLEX. Não entendo bem, mas isso atende aos interesses de poucos, dos usineiros penso eu.

Fora que o motor FLEX é uma coisa que não é tão prática como as montadoras fazem crer.

Minha noiva tem um Gol G5 flex e NUNCA, nunca mesmo usou alcool, seja porque o preço nunca compensou, seja porque tem de andar não sei quantos KM com o combustível novo sem poder desligar o carro, seja porque outros proprietários de gol já nos relataram problema de carro desligando em plena rua porque o motor parece custar a entender que o combustível foi trocado.

Fora que o motor passa a não ser tão efeciente como aquele de uma matriz energético só, e isso conta muito num carro 1.0.

Enfim, FLEX pra mim é furada e tem gente que deixa de comprar o i30 e compra FOCUS, STILO e etc só porque é FLEX. Afff...

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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por Elessar em Sex 22 Jul 2011, 12:11

Pois é pessoal, antes do i30 eu tinha um Palio, e comigo foi a mesma coisa. Abasteci ele com etanol umas 2 vezes no máximo, e quando isso acontecia parecia que o motor ficava engasgando.
Não vi vantagem alguma no carro Flex.

Abraço.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por klebergr em Sex 22 Jul 2011, 12:58

Em casa usamos carro flex mais de 3 anos, antes do I30 tinha um Polo sedã, sempre abasteci com alcool e nunca, isso mesmo nunca tive problemas com alcool, só precisava abastecer com gasolina na entre-safra, que dura de 2 a 3 meses no ano, no restante apenas alcool e era nítida a diferença de potencia em relação a gasolina, minha esposa tinha um 206 1.4 e era a mesma coisa, hoje está de FOX 2011 e tb não existe nenhum problema, agora essa de botar defeito no alcool só por que o I30 não é, não acho correto, até gostaria que meu I30 fosse flex e eu pudesse chegar num posto e escolher o combustivel que gostaria de usar. Pra mim como disse o único problema ocorre na entre-safra, coisa que neste ano está se estendendo demais. SOU TOTALMENTE A FAVOR DO FLEX!!!
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por rafael_cpu em Sex 22 Jul 2011, 14:34

klebergr escreveu:Em casa usamos carro flex mais de 3 anos, antes do I30 tinha um Polo sedã, sempre abasteci com alcool e nunca, isso mesmo nunca tive problemas com alcool, só precisava abastecer com gasolina na entre-safra, que dura de 2 a 3 meses no ano, no restante apenas alcool e era nítida a diferença de potencia em relação a gasolina, minha esposa tinha um 206 1.4 e era a mesma coisa, hoje está de FOX 2011 e tb não existe nenhum problema, agora essa de botar defeito no alcool só por que o I30 não é, não acho correto, até gostaria que meu I30 fosse flex e eu pudesse chegar num posto e escolher o combustivel que gostaria de usar. Pra mim como disse o único problema ocorre na entre-safra, coisa que neste ano está se estendendo demais. SOU TOTALMENTE A FAVOR DO FLEX!!!

Nos carros da minha família nunca tivemos estes problemas também.
Lembrando que a nossa gasolina já contém mais de 20% de álcool, conforme a legislação.

A questão ambiental para mim conta muito sim. Logo, quando possível, dou preferência para carros flex (mesmo sabendo do problema da taxa de compressão, rendimento, potência, entre-safra etc.) e abasteço com álcool.
Penso que há opções para todos os gostos e prefiro assim. Quem quer carro movido apenas à gasolina, tem no mercado. Quem quer flex idem.
Ficar adstrito a apenas uma matriz e finita, é um erro no meu ponto de vista.

Abraço.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por titcho em Sex 22 Jul 2011, 14:42

Eu quando tinha meu Polo hatch usei muito alcool, problema do Brasil que a demanda se tornou muito grande. Hoje a produção tem que aumentar muito ainda.
Mas eu sou a favor do flex e a tendencia hoje do mercado é buscar combustíveis renováveis como o etanol e o biodiesel.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por Sekones em Sex 22 Jul 2011, 15:01

Como muitos, também sou a favor dos carros Flex... justamente pela possibilidade de escolha! Mesmo assim, todos precisamos saber das desvantagens de motores bicombustíveis! Como foi falado, a eficiência desses motores são menores! Mas isso não quer dizer que é um mal negócio... existem outras variáveis a serem avaliadas, como o preço do combustível! Se o etanol, por exemplo, valer a pena... não veria problema algum em usá-lo! Como muitos, em minha residência existem carros flex... no entanto, quase nunca utilizamos etanol, visto que o preço nunca foi interessante! Além disso, nunca percebi e nem escutei sobre algum tipo de problema durante a utilização de etanol!
A questão ambiental conta? Sem duvida, mas o bolso, para mim, conta mais! Se a diferença de preços fosse minima, e não fizesse um rombo em minha conta bancária, daria preferência ao combustível mais sustentável!
Não acho justo botar defeitos no etanol só porque o i30 não é flex... e ninguém aqui está fazendo isso!
Mesmo assim, uma coisa que odeio escutar é: "Não comprarei/comprei carro tal porque ele não é flex!"
Isso não é justificativa! Justificativa é a pessoa chegar e dizer: Eu prefiro um carro flex porque me preocupo com a sustentabilidade... o preço do etanol em minha cidade, na maioria do ano, é melhor que o da gasolina... e assim por diante! Não adianta chegar e falar que Flex é melhor e ponto! Com os argumentos corretos, não vejo problema algum em falar que o carro Flex é melhor, pelo menos para determinada pessoa/situação!
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por lvarella em Sex 22 Jul 2011, 17:33

Eu sou a favor de carro flex, mas carro flex verdadeiro, não as gambiarras que temos por aqui.

Quero um carro flex com variação de taxa de compressão para fazer o melhor uso de ambos, tanto gasolina quanto o Etanol.

Hoje o Etanol só vale em 2/3 estados e o resto não compensa e novamente vai faltar Etanol, produção caiu (açucar mais vantajoso) e o consumo aumentou.

Flex para mim hoje não é opção que o governo dá ao povo, opção seria eu poder escolher se quero um carro a Gasolina ou Alcool.

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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por chicobala01 em Sab 23 Jul 2011, 10:31

rafael_cpu escreveu:
klebergr escreveu:Em casa usamos carro flex mais de 3 anos, antes do I30 tinha um Polo sedã, sempre abasteci com alcool e nunca, isso mesmo nunca tive problemas com alcool, só precisava abastecer com gasolina na entre-safra, que dura de 2 a 3 meses no ano, no restante apenas alcool e era nítida a diferença de potencia em relação a gasolina, minha esposa tinha um 206 1.4 e era a mesma coisa, hoje está de FOX 2011 e tb não existe nenhum problema, agora essa de botar defeito no alcool só por que o I30 não é, não acho correto, até gostaria que meu I30 fosse flex e eu pudesse chegar num posto e escolher o combustivel que gostaria de usar. Pra mim como disse o único problema ocorre na entre-safra, coisa que neste ano está se estendendo demais. SOU TOTALMENTE A FAVOR DO FLEX!!!

Nos carros da minha família nunca tivemos estes problemas também.
Lembrando que a nossa gasolina já contém mais de 20% de álcool, conforme a legislação.

A questão ambiental para mim conta muito sim. Logo, quando possível, dou preferência para carros flex (mesmo sabendo do problema da taxa de compressão, rendimento, potência, entre-safra etc.) e abasteço com álcool.
Penso que há opções para todos os gostos e prefiro assim. Quem quer carro movido apenas à gasolina, tem no mercado. Quem quer flex idem.
Ficar adstrito a apenas uma matriz e finita, é um erro no meu ponto de vista.

Abraço.



Rafael a Gasolina contém 25% de alcool Anidro e não 20%

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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por rafael_cpu em Dom 24 Jul 2011, 12:56

chicobala01 escreveu:
rafael_cpu escreveu:
klebergr escreveu:Em casa usamos carro flex mais de 3 anos, antes do I30 tinha um Polo sedã, sempre abasteci com alcool e nunca, isso mesmo nunca tive problemas com alcool, só precisava abastecer com gasolina na entre-safra, que dura de 2 a 3 meses no ano, no restante apenas alcool e era nítida a diferença de potencia em relação a gasolina, minha esposa tinha um 206 1.4 e era a mesma coisa, hoje está de FOX 2011 e tb não existe nenhum problema, agora essa de botar defeito no alcool só por que o I30 não é, não acho correto, até gostaria que meu I30 fosse flex e eu pudesse chegar num posto e escolher o combustivel que gostaria de usar. Pra mim como disse o único problema ocorre na entre-safra, coisa que neste ano está se estendendo demais. SOU TOTALMENTE A FAVOR DO FLEX!!!

Nos carros da minha família nunca tivemos estes problemas também.
Lembrando que a nossa gasolina já contém mais de 20% de álcool, conforme a legislação.

A questão ambiental para mim conta muito sim. Logo, quando possível, dou preferência para carros flex (mesmo sabendo do problema da taxa de compressão, rendimento, potência, entre-safra etc.) e abasteço com álcool.
Penso que há opções para todos os gostos e prefiro assim. Quem quer carro movido apenas à gasolina, tem no mercado. Quem quer flex idem.
Ficar adstrito a apenas uma matriz e finita, é um erro no meu ponto de vista.

Abraço.

Rafael a Gasolina contém 25% de alcool Anidro e não 20%

Amigo Chico, por isso que eu escrevi "contém mais de 20% de álcool".
O percentual hoje é de exatos 25%, mas já foi 23% e outros valores. São decisões políticas que estabelecem este percentual. A medida provisória que determinava os limites mínimo e máximo (20% - 25%) delegava a decreto interministerial o teor exato de álcool na composição da gasolina. Em abril uma medida provisória alterou este limite mínimo para 18%.

A propósito, o Ministro Edson Lobão recentemente se manifestou no sentido de poder baixar o teor de álcool na gasolina, em razão do período de entre-safra e do elevado consumo, para 18% até 1º de outubro. A presidente falou há alguns dias em um teor entre 20% e 18% para ajudar a conter a inflação.
Enfim, o percentual poderá ser alterado a qualquer momento dentro daqueles limites estabelecidos na MP.

Abraço.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por futchos em Dom 24 Jul 2011, 22:18

Mais alguns anos o Brasil terá que fazer uma opção entre plantar cana para produção de álcool ou utilizar a área para plantio de alimentos. Já existem municípios no estado de São Paulo onde 80% da área cultivável já é de cana-de-açúcar, não sobrando nada para o cultivo de alimentos, tendo que trazer de outros lugares, isso não é nada sustentável. Sem mesmo levar em consideração o sub-emprego(boias-frias), poluição com a queima para plantio e colheita. Já existem alguns municípios do estado de Goias onde os prefeitos estão proibindo a "invasão" do plantio de cana, pois acreditam que desta forma estarão impedindo a monocultura tão nefasta para o ambiente. A questão não é álcool x Gasolina e sim álcool x alimentos.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por Felipe W. em Seg 25 Jul 2011, 00:42

Para os que sonham com o maravilhoso carro com motor FLEX, vai ai mais uma notícia fantástca...


"Abastecer com gasolina continuará sendo vantagem até 2016, apontam especialistas

Com queda na safra da cana, álcool não deve conseguir acompanhar a demanda.

Pelos próximos cinco anos, a produção de álcool não vai acompanhar a demanda e continuará sendo vantagem abastecer o carro com gasolina, apontam especialistas.

Além de haver cada vez mais carros flex no mercado, o preço do açúcar está em alta, fazendo os usineiros optarem por este destino para a cana-de-açúcar. Para completar o cenário desfavorável ao motorista, os canaviais brasileiros estão envelhecidos e com produtividade baixa.

Para valer a pena, o álcool precisa custar até 70% do preço da gasolina, porque a autonomia do veículo com etanol é, em média, 30% menor.

Em Santa Catarina, considerando o preço médio dos combustíveis em levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre os dias 10 e 16 deste mês, o índice é de 83,93% – ou seja, a gasolina é mais vantajosa.

O cenário atual indica a tendência de manutenção dos preços, afirma o economista da agência de varejo automotivo MSantos, Ayrton Fontes. Sobre a disparidade entre oferta e demanda, ele lembra que as projeções apontam que haverá queda na produção deste ano em relação à previsão da safra. Na outra ponta, estima que 3 milhões de carros flex chegarão às ruas brasileiras.

Para o especialista, esse quadro vai obrigar a importação de etanol. A dúvida é sobre a quantidade comprada do exterior, mas certamente será muito mais do que os 150 milhões de litros trazidos dos EUA no começo do ano. Ayrton diz que as previsões do mercado partem de 500 milhões de litros e chegam aos 800 milhões de litros.

A falta de cana-de-açúcar também é causada pela baixa produtividade das plantações. O economista da MSantos explica que o clico de vida é de, em média, 5,5 anos. A perda de produtividade pode ser medida pela quantidade de açúcar colhida por hectare. Números da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) mostram que, na safra de 2010, a média foi de 94,6 toneladas. Neste ano, ficou em 76 toneladas – queda de 19,66%.

Havia planos para renovar os canaviais, mas eles foram adiados por causa da crise mundial de 2008, explica Ayrton. Eles só estão sendo retomados agora, e a consequência é a capacidade de produção de etanol crescer menos do que a demanda, relata Weber Amaral, coordenador do curso de Negócios em Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Universidade de São Paulo (USP). Ele lembra que, após o plantio, é preciso dois anos para a produção começar.

Além de não haver cana-de-açúcar suficiente, os usineiros optam por produzir açúcar, mais valorizado no mercado, afirma Weber. Dados da USP mostram que, somente no último mês, a alta na produção foi de 15,34% em São Paulo, sede das maiores plantações do país."


Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a3407240.xml

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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por Felipe W. em Seg 25 Jul 2011, 00:44

lvarella escreveu:Eu sou a favor de carro flex, mas carro flex verdadeiro, não as gambiarras que temos por aqui.

Quero um carro flex com variação de taxa de compressão para fazer o melhor uso de ambos, tanto gasolina quanto o Etanol.

Hoje o Etanol só vale em 2/3 estados e o resto não compensa e novamente vai faltar Etanol, produção caiu (açucar mais vantajoso) e o consumo aumentou.

Flex para mim hoje não é opção que o governo dá ao povo, opção seria eu poder escolher se quero um carro a Gasolina ou Alcool.

Ivarella, só para darmos os dados corretos, atualmente só em 1 estado da Federação é mais vantajoso abastecer com alcool.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por rafael_cpu em Seg 25 Jul 2011, 15:07

lvarella escreveu:Flex para mim hoje não é opção que o governo dá ao povo, opção seria eu poder escolher se quero um carro a Gasolina ou Alcool.

Mas não é (e nem deve ser) o governo. São as empresas. Não estamos na extinta URSS.
Concordo contigo, Ivarella, eu também gostaria de ter a possibilidade de escolher entre um e outro, além do flex. Mas as empresas não veem vantagem (por n motivos) e não oferecem ao consumidor carros movidos apenas a álcool.

Quanto ao preço do álcool e questões afins. Lembremos que a gasolina está sendo atualmente subsidiada no Brasil. A Petrobras está vendendo a um preço abaixo do preço de mercado e arcando com os prejuízos. Logo, esta comparação (preço do álcool x gasolina na bomba) deveria ser realizada com base em outros parâmetros.

Não podemos olvidar, também, o fato de que uma das grandes vantagens do carro bicombustível é justamente a flexibilidade. Se o preço do barril de petróleo estoura lá fora, nós nos mantemos mais tranquilos aqui (e isso já aconteceu, não seria novidade). Se por outro lado o preço do álcool não está vantajoso, abastecemos com gasolina. Simples.

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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por armin em Seg 25 Jul 2011, 19:36

rafael_cpu escreveu:Quanto ao preço do álcool e questões afins. Lembremos que a gasolina está sendo atualmente subsidiada no Brasil. A Petrobras está vendendo a um preço abaixo do preço de mercado e arcando com os prejuízos. Logo, esta comparação (preço do álcool x gasolina na bomba) deveria ser realizada com base em outros parâmetros.
Cara quem te contou essa mentira? A Petrobras não perde dinheiro com gasolina não! Ou você acha que a Petrobrás também exporta a nossa gasolina pro Paraguay e pra Argentina com subsídio e por isso lá a nossa gasolina é mais barata??
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por rafael_cpu em Seg 25 Jul 2011, 21:29

armin escreveu:Cara quem te contou essa mentira? A Petrobras não perde dinheiro com gasolina não! Ou você acha que a Petrobrás também exporta a nossa gasolina pro Paraguay e pra Argentina com subsídio e por isso lá a nossa gasolina é mais barata??

Amigo, se você lesse jornal saberia.
Entra no site do Estadão e confira as notícias.
A política da Petrobras há anos é de não abaixar o preço da gasolina quando o barril cai e, assim, formar um caixa. Quando o preço do barril sobe, ela não repassa o preço para a bomba. Uma política de impedir o repasse das oscilações do mercado para o consumidor. É uma decisão política.

Não lembra que quando o preço do barril caiu absurdamente, aqui o preço da gasolina não baixou? Justamente por conta desta política de preços.
Ocorre que já há economistas asseverando que esta postura hoje está trazendo prejuízo para a Petrobras. Apesar disso, o governo federal, na tentativa de impedir o crescimento da inflação, através de uma decisão política, não permite o aumento.
Ontem mesmo na Globo News o tema foi amplamente debatido.

Por isso eu disse que a comparação dos preços deve levar em conta esse entre outros fatores.

Abraço.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por TheBombBR em Seg 25 Jul 2011, 23:10

Lembrando que o que faz a gasolina cara assim não é o preço dela e sim os impostos, etc.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por armin em Qua 27 Jul 2011, 07:36

rafael_cpu escreveu:
armin escreveu:Cara quem te contou essa mentira? A Petrobras não perde dinheiro com gasolina não! Ou você acha que a Petrobrás também exporta a nossa gasolina pro Paraguay e pra Argentina com subsídio e por isso lá a nossa gasolina é mais barata??

Amigo, se você lesse jornal saberia.
Entra no site do Estadão e confira as notícias.
A política da Petrobras há anos é de não abaixar o preço da gasolina quando o barril cai e, assim, formar um caixa. Quando o preço do barril sobe, ela não repassa o preço para a bomba. Uma política de impedir o repasse das oscilações do mercado para o consumidor. É uma decisão política.

Não lembra que quando o preço do barril caiu absurdamente, aqui o preço da gasolina não baixou? Justamente por conta desta política de preços.
Ocorre que já há economistas asseverando que esta postura hoje está trazendo prejuízo para a Petrobras. Apesar disso, o governo federal, na tentativa de impedir o crescimento da inflação, através de uma decisão política, não permite o aumento.
Ontem mesmo na Globo News o tema foi amplamente debatido.

Por isso eu disse que a comparação dos preços deve levar em conta esse entre outros fatores.

Abraço.
A Petrobrás não perde dinheiro com a gasolina produzida por ela mesmo que esteja sendo vendida abaixo do preço de mercado internacional, por exemplo, não é que custe 2 reais para fazer 1 litro de gasolina para vender a 1,50. A Petrobras produz essa gasolina com petróleo extraído por ela mesma. Tudo bem estão falando da necessidade de importação de gasolina aí sim pode ser que entre um subsidio da empresa. Mas falar que a Petrobras tem prejuízo vendendo gasolina para o consumidor nacional também não é verdade. Eu leio as noticias sim amigo ok, mas você tem que pensar sobre o que os economistas estão discutindo. Ler sem entender de fato o que acontece não adianta. Vender abaixo do preço de mercado é uma coisa vender abaixo do preço de custo é outra. Uma acarreta prejuízo outra lucro, ainda que menor do que se poderia.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por rafael_cpu em Qua 27 Jul 2011, 13:57

armin escreveu:A Petrobrás não perde dinheiro com a gasolina produzida por ela mesmo que esteja sendo vendida abaixo do preço de mercado internacional, por exemplo, não é que custe 2 reais para fazer 1 litro de gasolina para vender a 1,50. A Petrobras produz essa gasolina com petróleo extraído por ela mesma. Tudo bem estão falando da necessidade de importação de gasolina aí sim pode ser que entre um subsidio da empresa. Mas falar que a Petrobras tem prejuízo vendendo gasolina para o consumidor nacional também não é verdade. Eu leio as noticias sim amigo ok, mas você tem que pensar sobre o que os economistas estão discutindo. Ler sem entender de fato o que acontece não adianta. Vender abaixo do preço de mercado é uma coisa vender abaixo do preço de custo é outra. Uma acarreta prejuízo outra lucro, ainda que menor do que se poderia.

Armin, você é que não entendeu o que eu escrevi, amigo. E está atribuindo a mim afirmações que eu nem fiz, totalmente divorciadas do meu texto.

Mas blz, deixa pra lá, amigo.
Já estamos desvirtuando o tópico.
Abração.
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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por rafael_cpu em Qua 27 Jul 2011, 14:01

TheBombBR escreveu:Lembrando que o que faz a gasolina cara assim não é o preço dela e sim os impostos, etc.

Muito bem lembrado, impostos e contribuições.

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Re: Na onda dos carros Flex

Mensagem por Felipe W. em Ter 09 Ago 2011, 13:40

Mais uma notícia não muito animadora:

Carro flex pode fracassar, segundo usineiros.

Segue:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-flex-pode-fracassar-segundo-usineiros/

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