i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Motor do i-30 "Grilando"

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Marinisan em Sab 08 Out 2011, 21:10

Meu carro tem hoje 8.200km e é manual, desde que comprei ele "Grila" direto !!! Normalmente entre 2.500 e 3.000 rpm de 1ra., 2o. e 3o. marchas e sem esforçar o motor. Já levei 3 vezes na concessionária Pacific Motors aqui de Bh, mas até agora não descobriram o defeito. Já escutei cada absurdo dos "técnicos" tipo "seu carro não tem válvulas, tem tuchos" então ele não bate valvulas....? (acho que me enganaram quando comprei o carro com motor de 16 VALVULAS ou será 16 TUCHOS ??) já disseram que "o barulho pode ser do peito de aço"... e "seu carro não tem nada" !!! e por aí vai... Parece que eles acham que só eles entendem de carro, mas acabam provando que quem não entende nada são eles mesmos !!! Eu já fiz o teste do combustível utilizando a gasolina da Petrobrás e Shell (dois tanques cheios de cada fonecedor) nos melhores e mais caros postos da minha cidade por dois meses e nada... fica a mesma coisa; o chefe da oficina da Pacific disse que trocou o óleo, velas e tirou um sensor de detonação de outro carro para testar mas não resolveu... por fim ele tirou a flauta dos bicos injetores e, segundo ele, tinha um bico meio torto que depois de recolocado na posição correta, ficou beleza, inclusive ele testou pessoalmente e não grilou mais. Mas quando peguei o carro na concessionária às 18:30hs. na primeira subidinha lá estava o "grilo" do mesmo jeito. Não voltei mais à concessionária pois não posso ficar sem carro por depender muito dele e também por estar certo de que eles não sabem como acertar o carro e vão ficar dando as mesmas desculpas de sempre até me vencer pelo cansaço.
Outra coisa que deixa muito a desejar na Pacific é que nunca me ligaram para saber se tinha sido bem atentido, se o problema foi sanado, etc... talvez seja porque já podem prever a resposta.
A barulheira que vem do painel, ao passar por irregularidades no asfalto ou calçamento, é muito desagradável pois qualquer carro popular bate menos que o i-30. Nem penso em levar na concessionária, pois certamente voltará pior do que está.
Será que fui premiado ? Alguém também passa por isso ?

Marinisan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por rafael_cpu em Dom 09 Out 2011, 11:57

Realmente o atendimento nas concessionárias é péssimo.

Como é este barulho?
Ocorre mesmo quando o motor já está quente ou somente quando frio?
Qual a especificação do óleo utilizado?

T+

Última edição por rafael_cpu em Dom 09 Out 2011, 13:15, editado 1 vez(es)

rafael_cpu
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1027

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elessar em Dom 09 Out 2011, 12:25

Marinisan,
também tenho um i30 manual e nunca ocorreu nada relatado com o meu.
Eu não consegui entender esse barulho que você descreveu. Se for barulho dos tuchos batendo o problema é o óleo utilizado, ja tem até um tópico aqui no fórum falando sobre isso. Quanto aos barulhos no painel você deve levar para concessionária.
Uma dica:
O pessoal aqui do fórum está falando muito bem da Autokorea ai em BH, todo mundo tem resolvido os problemas do carro la. Acho que essa será uma solução para você.
Segue o tópico aqui do fórum sobre a Autokorea: http://i30brasil.forumeiros.com/t2752-autokorea-lider-em-bh

Abraço.

Elessar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 125

Ver perfil do usuário

Descobriram o problema do meu, mas a peça que e bom...

Mensagem por Luiz Dutra em Dom 09 Out 2011, 16:00

Olha so, estou com esse mesmo problema no meu carro desde os 13.000 km +/-. desconfiaram no inicio do oleo pq usaram o 10w40 na revisao de 10.000 km. Ai mudaram o oleo umas 3 vezes (inclusive na revisao de 20.000km) e nao resolvia. Hj ja esta com 25.000 km. Deixei o carro mes passado na Mazam em Sete Lagoas e descobriram que o meu esta com um problema em uma das valvulas de admissao ou de escape (nao me lembro). Tiraram de um zero km e parou de grilar. Agora estou no aguardo de quase 1 mes já da peça e so tenho respostas da Hyundai q estao verificando o ocorrido e entrarão em contato. Pelo menos n estou com o carro parado, mas me irrita demais o "grilo" do motor. Sugere este problema que pode ser o mesmo. O meu e um 10/11 automatico.

Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 11

Ver perfil do usuário

Mensagem por Klaus em Seg 10 Out 2011, 14:32

Tive este problema no meu e trocaram as pastilhas da saída de escape (não lembro o nome correto) disseram que houve desgaste prematuro das peças e não sabem porque, disseram também que estava utilizando combustível adulterado e o mesmo sujou o sistema de admissão. Como não sou engenheiro mecânico não entendi o que tem a sujeira a ver com o barulho parecendo ter arroelas soltas embaixo do motor ("o tal do grilo")....resumindo, após colocar meio tanque da gasolina PODIUM melhorou, mas de vez em quando ainda ouço este "grilo", tb em baixas rotações. O consultor técnico me disse que é justamente porque o motor não está cheio e fica forçando....

ALGUÉM QUE ENTENDA MAIS DO QUE EU PODERIA CONFIRMAR?

Abrç a todos.

Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 226

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro Serrão em Ter 11 Out 2011, 15:26

Também sou de BH e estou com o mesmo problema. Levei meu carro na Pacific Motors da Raja Gabaglia e exigi que trocassem o óleo para 5W30, conforme consta no manual (ele estava com 10W40 desde a revisão dos 2500Km). O pior é que eles mudaram o óleo e o problema continua. Esse barulho metálico está me incomodando demais.

Vou aproveitar que inaugurou a Caoa em BH e vou levar meu carro lá. Valeu pela ajuda. Vou pedir para checarem a válvula de admissao ou de escape e as pastilhas da saída de escape. Não é possível que eles não achem o problema agora.

Meu carro é automático e tá com 19MKM.

Pedro Serrão
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 517

Ver perfil do usuário

Mensagem por vinicim206 em Sex 14 Out 2011, 11:45

to no mesmo barco que vc pedro. so que eu vou na tai motors. to postando os acontecimentos no topico da revisao dos 20.

o meu é automatico e quando acelero forte o motor grila, vou pedir pra verificar tbm.

vinicim206
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 167

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Sex 14 Out 2011, 12:55

Será que vcs não estão se referindo à famosa "batida de pinos" ???

Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281

Ver perfil do usuário

Mensagem por bapa em Sex 14 Out 2011, 14:24

Vitório escreveu:Será que vcs não estão se referindo à famosa "batida de pinos" ???
Pessoal,

como é o barulho do motor de vcs??

Abs.

bapa
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 298

Ver perfil do usuário

Mensagem por Klaus em Sex 14 Out 2011, 15:54

Vitório escreveu:Será que vcs não estão se referindo à famosa "batida de pinos" ???

Fala Vitorio,

Você quer dizer que é normal?

Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Sex 14 Out 2011, 19:15

Klaus escreveu:

Fala Vitorio,

Você quer dizer que é normal?

Diz aí Klaus,

Não é normal. No início o meu batia pinos um pouco e descobri que era por causa do combustível. Passei a abastecer com a Shell Power e o problema foi resolvido. Isso acontece principalmente quando se dá uma "forçada" na marcha, ex. terceira numa subida íngreme. É isso que acontece ?

Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro Serrão em Sex 14 Out 2011, 22:33

bapa escreveu:
Pessoal,

como é o barulho do motor de vcs??

Abs.
Não é batida de pino. E mesmo que fosse seria inadmissível, uma vez que temos outros carros aqui em casa e abastecemos sempre no mesmo posto há mais de 5 anos. O barulho do carro é como se houvesse algo metálico no motor batendo. Vale ressaltar que o barulho é constante em qualquer tipo de aceleração (baixas e altas rotações). Parece que tem uma lata solta no motor (fazendo um tec-tec-tec) e o barulho é irritantemente perceptível.
Para mim estava mais do que claro que era o problema do óleo na especificação errada, mas na última revisão, exigi que o óleo fosse 5W30 ou 5W20, mas o problema persiste.

Vinicim206, vou levar meu carro lá na CAOA semana que vem. Se der certo, posto aqui...

Pedro Serrão
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Ver perfil do usuário

Mensagem por Klaus em Sab 15 Out 2011, 10:47

podemos comparar o barulho dos carros no encontro. acho que podemos tirar algumas conclusões, se é normal ou não.

Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Sab 15 Out 2011, 11:02

É véio, só a gente ouvindo msm. Estranho.

Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

A peça do meu ta com previsao de chegar esta semana

Mensagem por Luiz Dutra em Sab 15 Out 2011, 16:03

Me ligaram da concessionaria e ficou de chegar a peça esta semana. Assim que trocar a tal valvula eu conto pra voces se resolveu e este o problema mesmo.

Pra quem n sabe qual e o barulho, sorte suas pq e bem chato e e isso q falaram msm, parece algo solto dentro do motor e acontece em qualquer velocidade e condicao.

Pela descricao da galera, quem ta com o 10/11 e ja trocou o oleo, acredito q o problema deve ser o mesmo...

Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Dom 16 Out 2011, 00:32

Pessoal,

Tentando ajudar.

Lí o que foi postado e existem duas coisas que efetivamente atrapalham, uma delas é a especificação do óleo 10-W-40 que prejudica a função dos tuchos hidráulicos que ficam "lentos" e permitem uma pequena folga que causa o ruído.

A outra coisa que acontece, e já me aconteceu, é que se pego trânsito muito pesado com muito para e arranca, o motor termina criando uma pequena camada de carvão dentro das câmaras de combustão e cabeça dos pistões, mas existe uma solução, simples a meu ver, é só achar um posto BR que venda a gasolina pódium, colocar uma boa dose da boa gasolina e se pegar uma estrada aí então sai toda a sujeira e o motor fica redondinho novamente. Já fiz a experiência e funciona mesmo, e de quebra o carro fica mais "esperto".

Espero que esta informação possa ser útil.

abs. - LRoberto

LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 445

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro Serrão em Dom 16 Out 2011, 14:08

LRoberto escreveu:Pessoal,

Tentando ajudar.

Lí o que foi postado e existem duas coisas que efetivamente atrapalham, uma delas é a especificação do óleo 10-W-40 que prejudica a função dos tuchos hidráulicos que ficam "lentos" e permitem uma pequena folga que causa o ruído.

A outra coisa que acontece, e já me aconteceu, é que se pego trânsito muito pesado com muito para e arranca, o motor termina criando uma pequena camada de carvão dentro das câmaras de combustão e cabeça dos pistões, mas existe uma solução, simples a meu ver, é só achar um posto BR que venda a gasolina pódium, colocar uma boa dose da boa gasolina e se pegar uma estrada aí então sai toda a sujeira e o motor fica redondinho novamente. Já fiz a experiência e funciona mesmo, e de quebra o carro fica mais "esperto".

Espero que esta informação possa ser útil.

abs. - LRoberto
Vou só esperar o gasosa do tanque acabar e vou encher o tanque com gasolina Pódium (só para efeito de teste). Não tenho condições financeiras de ficar andando com gasolina top, pois rodo mais de 100Km por dia, mas não custa tentar "limpar" o motor.

Pedro Serrão
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Ver perfil do usuário

Mensagem por dcapanema em Dom 16 Out 2011, 15:52

luiz dutra.. nao esqueça de dar noticias..

o meu faz esse grilado tb.. se for isso tem q resolver.. pois sempre falam q o i30 grila mesmo..

mas sei q nao eh normal.. ja tive um gol 1.0 16v.. bomba.. e uma vez ele fez esse mesmo barulho e era falta de sincronizaçao na correia dentada..

dcapanema
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 197

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro Serrão em Dom 16 Out 2011, 17:18

dcapanema escreveu:luiz dutra.. nao esqueça de dar noticias..

o meu faz esse grilado tb.. se for isso tem q resolver.. pois sempre falam q o i30 grila mesmo..

mas sei q nao eh normal.. ja tive um gol 1.0 16v.. bomba.. e uma vez ele fez esse mesmo barulho e era falta de sincronizaçao na correia dentada..
dcapanema, na revisão, depois que eu pequei o carro e percebi que o problema continuava, o técnico me informou que o motor do i30 faz esse barulho mesmo.
Mas eu tenho certeza de que não faz, pois o carro em que fiz o test drive com certeza não fazia.
O pessoal fica arrumando desculpas pq não consegue resolver o problema.

Pedro Serrão
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Qua 19 Out 2011, 14:20

Marquei pra deixar o carro na css amanha!

São duas peças que vão trocar. Uma é a válvula selenóide, e a outra o consultor nao soube o nome, mas disse que é uma que regula a tensao da corrente que movimenta o motor, tipo o esticador da correia dentada...vou aguardar pra ver o que realmente é essa outra.

Vou pegar ele no fim do dia msm. Se n der amanha, na sexta posto informações se o problema foi solucionado.

Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Klaus em Qua 19 Out 2011, 15:25

Levei meu carro três vezes por causa deste ruido, trocaram algumas peças, melhorou, mas não resolveu. aí um dos consultores disse que é pq eu pego muito trânsito e o motor não limpa pq trabalha quase o tempo todo em marcha lenta.... nunca ouvi falar que isso causa carbonização e consequentemente o "grilo".

Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por bapa em Qua 19 Out 2011, 15:48

Klaus escreveu:Levei meu carro três vezes por causa deste ruido, trocaram algumas peças, melhorou, mas não resolveu. aí um dos consultores disse que é pq eu pego muito trânsito e o motor não limpa pq trabalha quase o tempo todo em marcha lenta.... nunca ouvi falar que isso causa carbonização e consequentemente o "grilo".

Senhores,

alguem poderia postar o áudio deste barulho? já estou ficando louco sem saber qual o barulho correto.
O meu carro usa o oleo correto, tem 7000 km, nunca teve nenhum problema, mas quando abro a tampa do motor com o motor funcionando, faz um barulho (tec, tec, tec, tec.......)

Para solucionar a dúvida de todos seria bom que alguem poste um video com o barulho.

Abs.

bapa
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 298

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Qua 19 Out 2011, 16:01

Klaus escreveu:...um dos consultores disse que é pq eu pego muito trânsito e o motor não limpa pq trabalha quase o tempo todo em marcha lenta.... nunca ouvi falar que isso causa carbonização e consequentemente o "grilo".

Klaus,

Motor muito tempo em marcha lenta carboniza sim. Não sei se isso ter qualquer coisa a ver com o grilo, mas pode ser uma pista.

Minha experiência maior é com motor aeronáutico, mas motor é motor né...

No avião, a lenta é em torno de 650-850 rpm como nos carros, mas a gente tem que manter sempre a 1000-1100 rpm justamente por causa disso. É um saco, porque nesse giro a hélice já fica tracionando sempre na hora de taxiar, e temos que ficar sempre com os pés no freio segurando a máquina. No avião, a coisa piora um pouco porque a gasolina tem chumbo, para atingir as 100 octanas.

Motor de carro é muito mais avançado tecnologicamente que motores a pistão de avião, acreditem. Talvez nos carros existe alguma parafernalha eletrônica para compensar esse problema. Porém, note que no manual do carro há uma recomendação de não manter o carro em marcha lenta por mais de alguns minutos quando o motor está novo. Eles não dizem por que, mas pode ser por isso também.

My 2 cents.

Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 286

Ver perfil do usuário http://hackers.propus.com.br/~marlon/blog/

Mensagem por LRoberto em Qua 19 Out 2011, 20:11

Marlon Dutra escreveu:
Klaus escreveu:...um dos consultores disse que é pq eu pego muito trânsito e o motor não limpa pq trabalha quase o tempo todo em marcha lenta.... nunca ouvi falar que isso causa carbonização e consequentemente o "grilo".

Klaus,

Motor muito tempo em marcha lenta carboniza sim. Não sei se isso ter qualquer coisa a ver com o grilo, mas pode ser uma pista.

Minha experiência maior é com motor aeronáutico, mas motor é motor né...

No avião, a lenta é em torno de 650-850 rpm como nos carros, mas a gente tem que manter sempre a 1000-1100 rpm justamente por causa disso. É um saco, porque nesse giro a hélice já fica tracionando sempre na hora de taxiar, e temos que ficar sempre com os pés no freio segurando a máquina. No avião, a coisa piora um pouco porque a gasolina tem chumbo, para atingir as 100 octanas.

Motor de carro é muito mais avançado tecnologicamente que motores a pistão de avião, acreditem. Talvez nos carros existe alguma parafernalha eletrônica para compensar esse problema. Porém, note que no manual do carro há uma recomendação de não manter o carro em marcha lenta por mais de alguns minutos quando o motor está novo. Eles não dizem por que, mas pode ser por isso também.

My 2 cents.

Marlon,

Acredito que posso lhe esclarecer um detalhe que as vezes passa desapercebido, mas como seu conhecimento também é da área aeronáutica, vou dar o meu pitaco.

Já faz um bom tempo que eu era "ratão de hangar" no Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS) bem, uma vez eu lembro que em todos aviões que ficavam parados o pessoal colocava uns tubos vazios (aqueles de desodorante mesmo) o motivo era para não pingar óleo pelo suspiro do motor, veja que este suspiro é virado para baixo e o motor realmente joga óleo fora (em pequena quantidade é claro) e junto sai também vapor de óleo.

Agora vamos para os motores de carro, desde a década de 80 os motores utilizam o sistema chamado blow-by, o que isto significa é que os vapores de óleo que seriam lançados na atmosfera são conduzidos para a admissão, a ação é ecológicamente correta, mas a consequencia é que junto com a mistura ar/gasolina vem um pouco de vapor de óleo o qual em regimes de marcha lenta termina deixando um tênue resíduo o qual termina formando uma película de carvão e este absorve energia da queima e durante o momento da compressão quando a temperatura da mistura aumenta, o carvão termina fazendo com que a mistura sofra "micro esplosões" causando o ruído característico da pré ignição.

Espero que isto possa ajudar a entender o porque de haver esta carbonização, e como citei em outro post, uma forma de minimizar é colocando a gasolina pódium, pois como ela tem mais octanas termina fazendo a queima de forma correta e ajuda a remover o depósito de carvão.

abs. - LRoberto

LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 445

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Qui 20 Out 2011, 13:13

Olá LRoberto,

Inicie meu PP lá no ARGS. Gostava muito de lá. Acabei terminando o PP depois no Aeroclube de Eldorado do Sul, que é bem legal também.

A primeira vez que vi esses tubos de desodorante no check list de pré voo, confesso que fiquei bem grilado. Heheheheh.

Não sabia desse negócio do blow-by. Show a explicação.

Abraços.

Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 286

Ver perfil do usuário http://hackers.propus.com.br/~marlon/blog/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares