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Motor do i-30 "Grilando"

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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por vinicim206 em Qui 20 Out 2011, 13:30

Levei meu carro na pacific motors da senhora do carmo. Nao recomendo nem pro meu pior inimigo. Atendimento horrivel.

Pra ter uma ideia colocaram na OS q me passaram mas nao tem na relacao dos servicos. Quando questionei o fraquissimo consultor ele disse q era pra eu mudar de posto pra ver se parava. Disse que ja tinha feito isso (li aqui no forum). Dai ele disse q eles haviam adiantado um pouco o ponto do carro para parar o barulho. Resumindo... continua do mesmo jeito q entrou.

vou na autokorea semana q vem. Espero que seja a salvação das css aqui de bh. O carro é um tesao mas no stress q ando com css ja penso em desistir da marca por causa desse pos venda horroroso.


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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por bapa em Qui 20 Out 2011, 13:46

vinicim206 escreveu:Levei meu carro na pacific motors da senhora do carmo. Nao recomendo nem pro meu pior inimigo. Atendimento horrivel.

Pra ter uma ideia colocaram na OS q me passaram mas nao tem na relacao dos servicos. Quando questionei o fraquissimo consultor ele disse q era pra eu mudar de posto pra ver se parava. Disse que ja tinha feito isso (li aqui no forum). Dai ele disse q eles haviam adiantado um pouco o ponto do carro para parar o barulho. Resumindo... continua do mesmo jeito q entrou.

vou na autokorea semana q vem. Espero que seja a salvação das css aqui de bh. O carro é um tesao mas no stress q ando com css ja penso em desistir da marca por causa desse pos venda horroroso.


Vinicim,

procura o Gleicon na AutoKorea, ele é o chefe do pós venda. O cara é muito atencioso, conhece muito do carro. Acabou com a escola de samba do meu porta malas.
Fala que quem indicou o nome dele foi o Bernardo (i30 preto) do clube do i30.
Vou deixar meu carro lá na semana que vem para olhar o banco do motorista que está rangendo.

COm certeza ele vai te ajudar.

Depois me conta.

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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por LRoberto em Qui 20 Out 2011, 13:53

Marlon Dutra escreveu:Olá LRoberto,

Inicie meu PP lá no ARGS. Gostava muito de lá. Acabei terminando o PP depois no Aeroclube de Eldorado do Sul, que é bem legal também.

A primeira vez que vi esses tubos de desodorante no check list de pré voo, confesso que fiquei bem grilado. Heheheheh.

Não sabia desse negócio do blow-by. Show a explicação.

Abraços.

Beleza Marlon,

É além de carros, também gosto de aviões. Embora com tempo meio escasso, as vezes faço algum vôo no FSX (pilotinho virtual).

E que bom que me fiz entender com relação ao blow-by.
Ví na sua assinatura que tens o CW, meu pai também tem um e está gostando muito, é show de bola, o que achamos que falta no i30 é uma sexta marcha, pois na estrada o carro pareçe pedir pois tem força de sobra e também ficaria mais econômico.

Na última viagem fiz a pior e a melhor média em estrada, na ida POA-Uruguaiana fez pouco mais de 10.5 km/l só que eu meti o pé lá em baixo. Depois o trajeto de Uruguaiana até Arapey (Uruguai) e retorno até Livramento, fez excelentes 15.7 km/l só que eu mantive a velocidade entre 80 e 90 p/h só passando disto nas ultrapassagens. Já na cidade minhas médias ficam na faixa em torno dos 9km/l é mais ou menos o que eu fazia com o Astra.

abs. - LRoberto


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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Marlon Dutra em Qui 20 Out 2011, 14:08

Olá LRoberto,

Meu carro não tem 1 mês ainda, mas estou gostando bastante. Fiz um bate-volta para São Paulo (quase 2500 km) para inaugurar o brinquedo e foi bem tranquilo, com consumo na casa de 11,5 km/l, talvez por ser muito novo ainda. Espero que melhore.

O meu é automático e te digo que me agrada bastante a relação da última marcha. 120 km/h com 3050 rpm, nada mau. Nunca andei no manual.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Vitório em Qui 20 Out 2011, 14:33

Srs LRoberto/Dutra,

Não manjo mto de motores à pistão, mas no caso das turbinas (P&W), é normal a queima de óleo (sintético) e a recomendação para evitar a formação de depósitos de carvão, é de manter os motores em "idle" por no mínimo 40 sec até a estabilização da temperatura do lubrificante(+ - 70c). Notem que o querozene(QAV-1) utiliza apenas os aditivos anti-igelo e anti-fungos e não há a preocupação em aditivá-lo para evitar estas formações. Partindo deste princípio, só corto o motor do i30 após 1 minuto, mesmo que não haja alguma recomendação neste sentido.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por bapa em Qui 20 Out 2011, 14:42

Vitório escreveu:Srs LRoberto/Dutra,

Não manjo mto de motores à pistão, mas no caso das turbinas (P&W), é normal a queima de óleo (sintético) e a recomendação para evitar a formação de depósitos de carvão, é de manter os motores em "idle" por no mínimo 40 sec até a estabilização da temperatura do lubrificante(+ - 70c). Notem que o querozene(QAV-1) utiliza apenas os aditivos anti-igelo e anti-fungos e não há a preocupação em aditivá-lo para evitar estas formações. Partindo deste princípio, só corto o motor do i30 após 1 minuto, mesmo que não haja alguma recomendação neste sentido.
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Vc chega com o carro no destino, poen no N e aguarda 1 minuto antes de desligar??
é isso??
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por LRoberto em Qui 20 Out 2011, 15:07

Opa,

Vou responder aos dois.

Marlon, com toda a certeza vai melhorar significativamente o consumo após ultrapassar os 10.000 km.

Vitório, o que sei de motores aeronáuticos é baseado no meu conhecimento de mecânica mesmo, e sei que motor de avião sejam a pistão ou a jato consomem óleo. Vamos fazer um pequeno off-tópic aqui rsrsrs. Bem, certa vez no Aeroclube houve uma apresentação ou concurso de acrobacia e estava lá um avião muito interessante, no caso um Sukkoi 26, o qual após uns 10 ou 15 minutos de belas manobras precisou da adição de 1 Litro de Móbil 1 sintético. Lhes digo já que são da área, jamais havia visto um avião decolar 3 pontos e subir como se estivesse sendo içado para o alto, a relação peso/potência deve ser uma coisa muito absurda para isso.

Quanto a seu hábito de esperar alguns segundos antes de desligar o motor, nada contra e nem a favor, só o que difere e muito com relação ao ambiente é que o avião em idle e descendo de uma razoavel altitude deve literalmente "gelar" a turbina, pois se não me engano o EGT em condições de vôo estabilizado passa de 600º Celcius, correto? e em idle não produz este calor mas o ar externo conforme a altitude pode estar alguns graus abaixo de Zero!

Acredito que a idéia de deixar em idle após chegar ao solo seja para que toda a temperatura fique estabilizada e uniforme, de forma a não ocorrer algum stress de material após o desligamento, claro, isto é apenas uma suposição, mas com relação ao carro será desnecessário pois como utilizamos a água do radiador e esta circula livremente entre o bloco a temperatura de resfriamento será uniforme.

E lembrando com relação a motor de carro é uma afirmação, a água uniformiza a temperatura do motor, com relação a turbina é uma suposição, se alguem tiver uma opinião com maior conhecimento técnico a respeito e postar aqui, aumentaremos nossa cultura o que sempre é muito legal.

abração - LRoberto
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Vitório em Qui 20 Out 2011, 15:11

bapa escreveu:
Vitório escreveu:Srs LRoberto/Dutra,

Não manjo mto de motores à pistão, mas no caso das turbinas (P&W), é normal a queima de óleo (sintético) e a recomendação para evitar a formação de depósitos de carvão, é de manter os motores em "idle" por no mínimo 40 sec até a estabilização da temperatura do lubrificante(+ - 70c). Notem que o querozene(QAV-1) utiliza apenas os aditivos anti-igelo e anti-fungos e não há a preocupação em aditivá-lo para evitar estas formações. Partindo deste princípio, só corto o motor do i30 após 1 minuto, mesmo que não haja alguma recomendação neste sentido.
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Vc chega com o carro no destino, poen no N e aguarda 1 minuto antes de desligar??
é isso??

É isso msm Velho Bapa. Apesar de sempre abastecer com gasolina aditivada, sempre faço isto. Há alguns anos atrás, a Audi descobriu que o travamento do rolamento do turbo era ocasionado por depósitos de carvão e recomendou aguardar de 1-2 min. antes de desligar o motor. A interrupção rápida do fluxo de lubrificante a altas temperaturas, pode sim causar a formação de depósitos. As turbinas Arriel que equipam os helicópteros Esquilo, eram campeãns deste problema e sabe quem resolveu a parada ? A Mobil.
Abraço e dá-lhe pão de queijo.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Klaus em Qui 20 Out 2011, 15:23

Acho que isso só vale para carros turbo não?
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Marlon Dutra em Qui 20 Out 2011, 15:48

Motor aeronáutico a pistão é refrigerado a ar, por uma razão natural: quando estamos voando, tem muuuuito ar disponível para isso, e esse método de refrigeração nunca falha, aumentando a segurança da aeronave.

Mas isso traz um grande problema: a refrigeração se torna excessiva quando o motor está em idle (marcha lenta), quando queremos descer rápido, por exemplo. Por isso, numa descida planada (sem motor), temos que acelerar o motor a cada 30 segundos. Chamamos isso de "rajadinha". Isso não só serve para limpar o motor de depósito de chumbo, como também para mantê-lo quente.

Após o pouso, o correto é sim manter o motor ligado por alguns segundos antes do corte, mas isso na prática não precisa ser observado, pois pousamos numa pista e geralmente temos que taxiar bastante até chegar ao ponto de estacionamento, já cumprindo esse objetivo por tabela.

Como motor de carro é (normalmente) refrigerado a água e o fluxo de água é controlado por termostato, mantendo a temperatura do motor/óleo dentro de uma faixa estritamente controlada, não vejo muito motivo para seguir tal recomendação. Mas, não custa nada fazer, se há a possibilidade...
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Vitório em Qui 20 Out 2011, 16:18

Off-topic de novo LRoberto:

Acho que estamos falando de limitações distintas. Voo um Agusta há alguns anos e posso afirmar que a temperatura externa não interfere na temperatura operacional do óleo, já que existem as válvulas by-pass que regulam estes parâmetros. No caso dos motores PW-206 e 207 que equipam os Agusta A109, há uma válvula termostática que atua "by-passando" o fluxo de óleo pelos radiadores com temperatura abaixo de 73c, o que possibilita um rápido fluxo de óleo para os motores, principalmente durante as partidas Quando a temperatura operacional atinge 88c, esta vávula se fecha e o óleo circula pelo radiador. Então, já que no caso destes motores PW, a temperatura operacional do óleo oscila entre 73-88c independentemente da OAT (+/-) e do TOT, que no caso da PW-207, trabalha em tôrno de 750c em regime de cruzeiro. Tanto a PW quanto a Rolls-Royce recomendam aguardar em "idle" por no mínimo 40 sec e 2 min. respectivamente antes do corte dos motores e o motivo principal é a estabilização da temperatura do óleo. Como vc sabe, nos motores automotivos temos tb uma válvula termostática com a mesma finalidade, porém atuando no sistema de arrefecimento. Não sei dizer qual a temperatura interna de um motor automotivo, mas óbviamente deve passar longe de 750c, uns 150/200c talvez, mas um é um fato: Um dos fatores contribuintes para a formação de depósitos, além do combustível claro, é a necessidade de estabilização da temperatura do lubrificante. Se tivéssemos uma indicação de temperatura de óleo no nosso motor, teríamos aí uma boa noção de a quanto está a temperatrura a 3000 ou 5000rpm antes que fosse feita a troca de temperatura entre o bloco e a água. No caso das turbinas, a única que resolveu este problema foi a Mobil, conforme boletins de serviço emitidos por outro fabricante de turbinas, a Arriel.
Tudo que eu disse enteriormente, foi só para tentar dividir o pouco que eu sei.
Um abraço.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por LRoberto em Qui 20 Out 2011, 21:39

Caros Marlon e Vitório,

Este é que o grande barato de um fórum, a troca de informação e o mutuo enriquecimento cultural.

Com relação a turbinas, eu estava com a idéia das tradicionalmente utilizadas em jatos comerciais, em helicópteros elas são bem semelhantes mas a função pelo que entendo é acionar os rotores e também suprir com empuxo, estou certo?

E como o Marlon citou, as rajadas para dar "um gas" no motor que começa a congelar e também lembro do hot air cab, que desviava um fluxo de calor da descarga para a admissão do carburador, de forma a termos uma entrada de ar quente, algo que em parte lembra as válvulas termac, que aproveitavam o ar que passava próximo ao coletor de escapamento e enviava para o duto do filtro de ar.

De qualquer forma, uma dica de um amigo mecânico é colocar um pouco de gasolina pódium de vez em quando, pois mesmo que haja a formação de carvão, como o combustível tem maior poder anti-detonante, evita a pré ignição e com a queima no momento certo termina "varrendo" a sujeira para fora, outra dica, que parece meio maluca, é após colocar a pódium, ir para a estrada e manter o motor em alto giro com marcha baixa, tipo andar entre 10 e 20 km em 3ª marcha, com isso o giro é elevado e o motor gira bem livre, pois está gerando muita potência e os fluxos dentro do cabeçote são bem rápidos, ajudando a limpar os depósitos de carvão.

até mais.

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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Luiz Dutra em Sex 21 Out 2011, 09:21

Bom galera, peguei o carro e parece que o problema foi sanado. Trocaram a valvula solenoide e o comando variavel.
Vou dar uma forcada este fim de semana e observar!! Espero que finalmente o problema tenha sido resolvido.
Ate segunda posto qualquer problema.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por bapa em Sex 21 Out 2011, 09:41

Luiz Dutra escreveu:Bom galera, peguei o carro e parece que o problema foi sanado. Trocaram a valvula solenoide e o comando variavel.
Vou dar uma forcada este fim de semana e observar!! Espero que finalmente o problema tenha sido resolvido.
Ate segunda posto qualquer problema.

QUal css vc levou?

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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Marlon Dutra em Sex 21 Out 2011, 10:25

LRoberto escreveu:E como o Marlon citou, as rajadas para dar "um gas" no motor que começa a congelar e também lembro do hot air cab, que desviava um fluxo de calor da descarga para a admissão do carburador, de forma a termos uma entrada de ar quente, algo que em parte lembra as válvulas termac, que aproveitavam o ar que passava próximo ao coletor de escapamento e enviava para o duto do filtro de ar.

Exatamente. Chamamos isso de aquecimento do carburador. Usamos bastante isso em dias mais frios e úmidos para descidas planadas, mas isso tem que ser usado com cautela, porque o ar é desviado do filtro e entra no motor mais sujo. Fora isso, o ar quente reduz a potência do motor, pois a queima é mais fraca. Isso jamais deve ser usado em decolagens ou arremetidas.

Com injeção eletrônica, nada disso seria preciso.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Klaus em Sex 21 Out 2011, 13:04

Luiz Dutra escreveu:Bom galera, peguei o carro e parece que o problema foi sanado. Trocaram a valvula solenoide e o comando variavel.
Vou dar uma forcada este fim de semana e observar!! Espero que finalmente o problema tenha sido resolvido.
Ate segunda posto qualquer problema.

trocaram o comando do escape?
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Luiz Dutra em Sex 21 Out 2011, 16:29

Levei na Mazam em Sete Lagoas!

Trocaram o comando variavel das valvulas... Nao sei se ha um especifico para admissao e escape ou se e um unico para os dois.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por LRoberto em Sab 22 Out 2011, 00:17

Luiz Dutra escreveu:

Trocaram o comando variavel das valvulas... Nao sei se ha um especifico para admissao e escape ou se e um unico para os dois.

E aí Luiz Dutra,

Informação técnica, os motores Beta usados no i30, i30 CW e Tucson utilizam o sistema de válvulas variável apenas no eixo comando de admissão, no seu caso a peça trocada influi apenas nas 8 válvulas da admissão, as de escape tem abertura constante.

Observem que o motor Gama mpfi utilizados no Veloster e no Elantra conseguem um ganho de rendimento maior devido a duas coisas importantes o comando variável é duplo, atuando tambem nas válvulas de escape e em conjunto tem o VIS, que se não me engano é Variable Inteke System, o qual consiste em um conjunto de palhetas que altera o fluxo de ar do coletor de admissão, otimizando principalmente o torque, fazendo com que a curva de torque fique mais linear, sendo um fator de downsizing, onde motores de menor cilindrada conseguem obter a mesma potência de motores maiores.

As duas outras evoluções do motor Gama são a famigerada Injeção Direta (Gama Direct Injection - GDI) e o turbo!!!

abs. - LRoberto

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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Luiz Dutra em Ter 25 Out 2011, 14:00

Galera,

E triste, mas o barulho voltou... Sinceridade q nao sei o que faço mais. E brincadeira de mal gosto o que estão fazendo. Retornei hoje na css e pediram pra ficar com o carro 1 semana!! Abri mais um chamado no SAC da Hyundai e vamos ver o que falam. Tava pensando em pegar o Elantra, mas vo acabar e desistindo da marca! Encheu o saco todo mês ter q levar o carro na css...
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Micuim em Ter 25 Out 2011, 16:06

[quote="Luiz Dutra"]Galera,

E triste, mas o barulho voltou... Sinceridade q nao sei o que faço mais. E brincadeira de mal gosto o que estão fazendo. Retornei hoje na css e pediram pra ficar com o carro 1 semana!! Abri mais um chamado no SAC da Hyundai e vamos ver o que falam. Tava pensando em pegar o Elantra, mas vo acabar e desistindo da marca! Encheu o saco todo mês ter q levar o carro na css...[/quote
Rapaz... isso desanima qualquer cristão! Será que trocaram mesmo o comando? Fico cada dia mais sismado com essas conversas fiadas das autorizadas...

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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Luiz Dutra em Qua 26 Out 2011, 20:27

Ta realmente muuuuito complicado e um saco essas idas e vindas nas css!! E abro chamado no SAC, mas e a msm coisa q nada! E o melhor sao os e-mail de retorno, vejam so: Protocolos Nº160348,152998,151731‏:
Peço que o Sr. encaminhe o vosso veículo ao representante de vossa preferência para que ocorra uma análise técnica. Também peço que assim que o veículo esteja na concessionária o Sr. nos comunique para que possamos acompanhar o caso e tendo sido apresentado um defeito, o mesmo seja sanado.
Quero q alguem me fale o q eu tenho feito nos ultimos tempos senao levado o carro pra css!!! E EU tenho q avisar q o carro esta la!! E brincadeira ne??
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Vitório em Qui 27 Out 2011, 11:26

Luiz Dutra escreveu:Ta realmente muuuuito complicado e um saco essas idas e vindas nas css!! E abro chamado no SAC, mas e a msm coisa q nada! E o melhor sao os e-mail de retorno, vejam so: Protocolos Nº160348,152998,151731‏:
Peço que o Sr. encaminhe o vosso veículo ao representante de vossa preferência para que ocorra uma análise técnica. Também peço que assim que o veículo esteja na concessionária o Sr. nos comunique para que possamos acompanhar o caso e tendo sido apresentado um defeito, o mesmo seja sanado.
Quero q alguem me fale o q eu tenho feito nos ultimos tempos senao levado o carro pra css!!! E EU tenho q avisar q o carro esta la!! E brincadeira ne??

Luis, qual óleo vc está usando ??? Pelo que entendi o ruído está no comando de válvulas certo ?
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Luiz Dutra em Qui 27 Out 2011, 14:34

O oleo q estou usando atualmente e o 5W30, e coincidencia ou nao, os meus problemas comecaram a surgir apos a revisao de 10.000 km que usaram erronneamento o oleo 10W40.
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Klaus em Qui 27 Out 2011, 15:32

Luiz Dutra escreveu:O oleo q estou usando atualmente e o 5W30, e coincidencia ou nao, os meus problemas comecaram a surgir apos a revisao de 10.000 km que usaram erronneamento o oleo 10W40.

o meu começou ruido após revisão dos 2500km. e depois quando fiz a outra revisão falaram que a especificação do óleo tinha mudado. muito estranho não?
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Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por Luiz Dutra em Qui 27 Out 2011, 15:39

O meu foi dispensado da revisao de 2.500 km...
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