i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Motor do i-30 "Grilando"

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Motor do i-30 "Grilando"

Mensagem por vinicim206 em Qui 20 Out 2011, 13:30

Levei meu carro na pacific motors da senhora do carmo. Nao recomendo nem pro meu pior inimigo. Atendimento horrivel.

Pra ter uma ideia colocaram na OS q me passaram mas nao tem na relacao dos servicos. Quando questionei o fraquissimo consultor ele disse q era pra eu mudar de posto pra ver se parava. Disse que ja tinha feito isso (li aqui no forum). Dai ele disse q eles haviam adiantado um pouco o ponto do carro para parar o barulho. Resumindo... continua do mesmo jeito q entrou.

vou na autokorea semana q vem. Espero que seja a salvação das css aqui de bh. O carro é um tesao mas no stress q ando com css ja penso em desistir da marca por causa desse pos venda horroroso.

vinicim206
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 167

Ver perfil do usuário

Mensagem por bapa em Qui 20 Out 2011, 13:46

vinicim206 escreveu:Levei meu carro na pacific motors da senhora do carmo. Nao recomendo nem pro meu pior inimigo. Atendimento horrivel.

Pra ter uma ideia colocaram na OS q me passaram mas nao tem na relacao dos servicos. Quando questionei o fraquissimo consultor ele disse q era pra eu mudar de posto pra ver se parava. Disse que ja tinha feito isso (li aqui no forum). Dai ele disse q eles haviam adiantado um pouco o ponto do carro para parar o barulho. Resumindo... continua do mesmo jeito q entrou.

vou na autokorea semana q vem. Espero que seja a salvação das css aqui de bh. O carro é um tesao mas no stress q ando com css ja penso em desistir da marca por causa desse pos venda horroroso.

Vinicim,

procura o Gleicon na AutoKorea, ele é o chefe do pós venda. O cara é muito atencioso, conhece muito do carro. Acabou com a escola de samba do meu porta malas.
Fala que quem indicou o nome dele foi o Bernardo (i30 preto) do clube do i30.
Vou deixar meu carro lá na semana que vem para olhar o banco do motorista que está rangendo.

COm certeza ele vai te ajudar.

Depois me conta.

Abs
bapa
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 298

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Qui 20 Out 2011, 13:53

Marlon Dutra escreveu:Olá LRoberto,

Inicie meu PP lá no ARGS. Gostava muito de lá. Acabei terminando o PP depois no Aeroclube de Eldorado do Sul, que é bem legal também.

A primeira vez que vi esses tubos de desodorante no check list de pré voo, confesso que fiquei bem grilado. Heheheheh.

Não sabia desse negócio do blow-by. Show a explicação.

Abraços.

Beleza Marlon,

É além de carros, também gosto de aviões. Embora com tempo meio escasso, as vezes faço algum vôo no FSX (pilotinho virtual).

E que bom que me fiz entender com relação ao blow-by.
Ví na sua assinatura que tens o CW, meu pai também tem um e está gostando muito, é show de bola, o que achamos que falta no i30 é uma sexta marcha, pois na estrada o carro pareçe pedir pois tem força de sobra e também ficaria mais econômico.

Na última viagem fiz a pior e a melhor média em estrada, na ida POA-Uruguaiana fez pouco mais de 10.5 km/l só que eu meti o pé lá em baixo. Depois o trajeto de Uruguaiana até Arapey (Uruguai) e retorno até Livramento, fez excelentes 15.7 km/l só que eu mantive a velocidade entre 80 e 90 p/h só passando disto nas ultrapassagens. Já na cidade minhas médias ficam na faixa em torno dos 9km/l é mais ou menos o que eu fazia com o Astra.

abs. - LRoberto

abs.
LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 446

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Qui 20 Out 2011, 14:08

Olá LRoberto,

Meu carro não tem 1 mês ainda, mas estou gostando bastante. Fiz um bate-volta para São Paulo (quase 2500 km) para inaugurar o brinquedo e foi bem tranquilo, com consumo na casa de 11,5 km/l, talvez por ser muito novo ainda. Espero que melhore.

O meu é automático e te digo que me agrada bastante a relação da última marcha. 120 km/h com 3050 rpm, nada mau. Nunca andei no manual.
Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 286

Ver perfil do usuário http://hackers.propus.com.br/~marlon/blog/

Mensagem por Vitório em Qui 20 Out 2011, 14:33

Srs LRoberto/Dutra,

Não manjo mto de motores à pistão, mas no caso das turbinas (P&W), é normal a queima de óleo (sintético) e a recomendação para evitar a formação de depósitos de carvão, é de manter os motores em "idle" por no mínimo 40 sec até a estabilização da temperatura do lubrificante(+ - 70c). Notem que o querozene(QAV-1) utiliza apenas os aditivos anti-igelo e anti-fungos e não há a preocupação em aditivá-lo para evitar estas formações. Partindo deste princípio, só corto o motor do i30 após 1 minuto, mesmo que não haja alguma recomendação neste sentido.
Abs
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1281

Ver perfil do usuário

Mensagem por bapa em Qui 20 Out 2011, 14:42

Vitório escreveu:Srs LRoberto/Dutra,

Não manjo mto de motores à pistão, mas no caso das turbinas (P&W), é normal a queima de óleo (sintético) e a recomendação para evitar a formação de depósitos de carvão, é de manter os motores em "idle" por no mínimo 40 sec até a estabilização da temperatura do lubrificante(+ - 70c). Notem que o querozene(QAV-1) utiliza apenas os aditivos anti-igelo e anti-fungos e não há a preocupação em aditivá-lo para evitar estas formações. Partindo deste princípio, só corto o motor do i30 após 1 minuto, mesmo que não haja alguma recomendação neste sentido.
Abs

Vc chega com o carro no destino, poen no N e aguarda 1 minuto antes de desligar??
é isso??
bapa
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Qui 20 Out 2011, 15:07

Opa,

Vou responder aos dois.

Marlon, com toda a certeza vai melhorar significativamente o consumo após ultrapassar os 10.000 km.

Vitório, o que sei de motores aeronáuticos é baseado no meu conhecimento de mecânica mesmo, e sei que motor de avião sejam a pistão ou a jato consomem óleo. Vamos fazer um pequeno off-tópic aqui rsrsrs. Bem, certa vez no Aeroclube houve uma apresentação ou concurso de acrobacia e estava lá um avião muito interessante, no caso um Sukkoi 26, o qual após uns 10 ou 15 minutos de belas manobras precisou da adição de 1 Litro de Móbil 1 sintético. Lhes digo já que são da área, jamais havia visto um avião decolar 3 pontos e subir como se estivesse sendo içado para o alto, a relação peso/potência deve ser uma coisa muito absurda para isso.

Quanto a seu hábito de esperar alguns segundos antes de desligar o motor, nada contra e nem a favor, só o que difere e muito com relação ao ambiente é que o avião em idle e descendo de uma razoavel altitude deve literalmente "gelar" a turbina, pois se não me engano o EGT em condições de vôo estabilizado passa de 600º Celcius, correto? e em idle não produz este calor mas o ar externo conforme a altitude pode estar alguns graus abaixo de Zero!

Acredito que a idéia de deixar em idle após chegar ao solo seja para que toda a temperatura fique estabilizada e uniforme, de forma a não ocorrer algum stress de material após o desligamento, claro, isto é apenas uma suposição, mas com relação ao carro será desnecessário pois como utilizamos a água do radiador e esta circula livremente entre o bloco a temperatura de resfriamento será uniforme.

E lembrando com relação a motor de carro é uma afirmação, a água uniformiza a temperatura do motor, com relação a turbina é uma suposição, se alguem tiver uma opinião com maior conhecimento técnico a respeito e postar aqui, aumentaremos nossa cultura o que sempre é muito legal.

abração - LRoberto
LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Qui 20 Out 2011, 15:11

bapa escreveu:
Vitório escreveu:Srs LRoberto/Dutra,

Abs

Vc chega com o carro no destino, poen no N e aguarda 1 minuto antes de desligar??
é isso??

É isso msm Velho Bapa. Apesar de sempre abastecer com gasolina aditivada, sempre faço isto. Há alguns anos atrás, a Audi descobriu que o travamento do rolamento do turbo era ocasionado por depósitos de carvão e recomendou aguardar de 1-2 min. antes de desligar o motor. A interrupção rápida do fluxo de lubrificante a altas temperaturas, pode sim causar a formação de depósitos. As turbinas Arriel que equipam os helicópteros Esquilo, eram campeãns deste problema e sabe quem resolveu a parada ? A Mobil.
Abraço e dá-lhe pão de queijo.
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por Klaus em Qui 20 Out 2011, 15:23

Acho que isso só vale para carros turbo não?
Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 226

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Qui 20 Out 2011, 15:48

Motor aeronáutico a pistão é refrigerado a ar, por uma razão natural: quando estamos voando, tem muuuuito ar disponível para isso, e esse método de refrigeração nunca falha, aumentando a segurança da aeronave.

Mas isso traz um grande problema: a refrigeração se torna excessiva quando o motor está em idle (marcha lenta), quando queremos descer rápido, por exemplo. Por isso, numa descida planada (sem motor), temos que acelerar o motor a cada 30 segundos. Chamamos isso de "rajadinha". Isso não só serve para limpar o motor de depósito de chumbo, como também para mantê-lo quente.

Após o pouso, o correto é sim manter o motor ligado por alguns segundos antes do corte, mas isso na prática não precisa ser observado, pois pousamos numa pista e geralmente temos que taxiar bastante até chegar ao ponto de estacionamento, já cumprindo esse objetivo por tabela.

Como motor de carro é (normalmente) refrigerado a água e o fluxo de água é controlado por termostato, mantendo a temperatura do motor/óleo dentro de uma faixa estritamente controlada, não vejo muito motivo para seguir tal recomendação. Mas, não custa nada fazer, se há a possibilidade...
Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Mensagem por Vitório em Qui 20 Out 2011, 16:18

Off-topic de novo LRoberto:

Acho que estamos falando de limitações distintas. Voo um Agusta há alguns anos e posso afirmar que a temperatura externa não interfere na temperatura operacional do óleo, já que existem as válvulas by-pass que regulam estes parâmetros. No caso dos motores PW-206 e 207 que equipam os Agusta A109, há uma válvula termostática que atua "by-passando" o fluxo de óleo pelos radiadores com temperatura abaixo de 73c, o que possibilita um rápido fluxo de óleo para os motores, principalmente durante as partidas Quando a temperatura operacional atinge 88c, esta vávula se fecha e o óleo circula pelo radiador. Então, já que no caso destes motores PW, a temperatura operacional do óleo oscila entre 73-88c independentemente da OAT (+/-) e do TOT, que no caso da PW-207, trabalha em tôrno de 750c em regime de cruzeiro. Tanto a PW quanto a Rolls-Royce recomendam aguardar em "idle" por no mínimo 40 sec e 2 min. respectivamente antes do corte dos motores e o motivo principal é a estabilização da temperatura do óleo. Como vc sabe, nos motores automotivos temos tb uma válvula termostática com a mesma finalidade, porém atuando no sistema de arrefecimento. Não sei dizer qual a temperatura interna de um motor automotivo, mas óbviamente deve passar longe de 750c, uns 150/200c talvez, mas um é um fato: Um dos fatores contribuintes para a formação de depósitos, além do combustível claro, é a necessidade de estabilização da temperatura do lubrificante. Se tivéssemos uma indicação de temperatura de óleo no nosso motor, teríamos aí uma boa noção de a quanto está a temperatrura a 3000 ou 5000rpm antes que fosse feita a troca de temperatura entre o bloco e a água. No caso das turbinas, a única que resolveu este problema foi a Mobil, conforme boletins de serviço emitidos por outro fabricante de turbinas, a Arriel.
Tudo que eu disse enteriormente, foi só para tentar dividir o pouco que eu sei.
Um abraço.
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Qui 20 Out 2011, 21:39

Caros Marlon e Vitório,

Este é que o grande barato de um fórum, a troca de informação e o mutuo enriquecimento cultural.

Com relação a turbinas, eu estava com a idéia das tradicionalmente utilizadas em jatos comerciais, em helicópteros elas são bem semelhantes mas a função pelo que entendo é acionar os rotores e também suprir com empuxo, estou certo?

E como o Marlon citou, as rajadas para dar "um gas" no motor que começa a congelar e também lembro do hot air cab, que desviava um fluxo de calor da descarga para a admissão do carburador, de forma a termos uma entrada de ar quente, algo que em parte lembra as válvulas termac, que aproveitavam o ar que passava próximo ao coletor de escapamento e enviava para o duto do filtro de ar.

De qualquer forma, uma dica de um amigo mecânico é colocar um pouco de gasolina pódium de vez em quando, pois mesmo que haja a formação de carvão, como o combustível tem maior poder anti-detonante, evita a pré ignição e com a queima no momento certo termina "varrendo" a sujeira para fora, outra dica, que parece meio maluca, é após colocar a pódium, ir para a estrada e manter o motor em alto giro com marcha baixa, tipo andar entre 10 e 20 km em 3ª marcha, com isso o giro é elevado e o motor gira bem livre, pois está gerando muita potência e os fluxos dentro do cabeçote são bem rápidos, ajudando a limpar os depósitos de carvão.

até mais.

abs. - LRoberto
LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Sex 21 Out 2011, 09:21

Bom galera, peguei o carro e parece que o problema foi sanado. Trocaram a valvula solenoide e o comando variavel.
Vou dar uma forcada este fim de semana e observar!! Espero que finalmente o problema tenha sido resolvido.
Ate segunda posto qualquer problema.
Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 11

Ver perfil do usuário

Mensagem por bapa em Sex 21 Out 2011, 09:41

Luiz Dutra escreveu:Bom galera, peguei o carro e parece que o problema foi sanado. Trocaram a valvula solenoide e o comando variavel.
Vou dar uma forcada este fim de semana e observar!! Espero que finalmente o problema tenha sido resolvido.

QUal css vc levou?

Abs
bapa
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Sex 21 Out 2011, 10:25

LRoberto escreveu:E como o Marlon citou, as rajadas para dar "um gas" no motor que começa a congelar e também lembro do hot air cab, que desviava um fluxo de calor da descarga para a admissão do carburador, de forma a termos uma entrada de ar quente, algo que em parte lembra as válvulas termac, que aproveitavam o ar que passava próximo ao coletor de escapamento e enviava para o duto do filtro de ar.

Exatamente. Chamamos isso de aquecimento do carburador. Usamos bastante isso em dias mais frios e úmidos para descidas planadas, mas isso tem que ser usado com cautela, porque o ar é desviado do filtro e entra no motor mais sujo. Fora isso, o ar quente reduz a potência do motor, pois a queima é mais fraca. Isso jamais deve ser usado em decolagens ou arremetidas.

Com injeção eletrônica, nada disso seria preciso.
Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Mensagem por Klaus em Sex 21 Out 2011, 13:04

Luiz Dutra escreveu:Bom galera, peguei o carro e parece que o problema foi sanado. Trocaram a valvula solenoide e o comando variavel.

trocaram o comando do escape?
Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Sex 21 Out 2011, 16:29

Levei na Mazam em Sete Lagoas!

Trocaram o comando variavel das valvulas... Nao sei se ha um especifico para admissao e escape ou se e um unico para os dois.
Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por LRoberto em Sab 22 Out 2011, 00:17

Luiz Dutra escreveu:

Trocaram o comando variavel das valvulas... Nao sei se ha um especifico para admissao e escape ou se e um unico para os dois.

E aí Luiz Dutra,

Informação técnica, os motores Beta usados no i30, i30 CW e Tucson utilizam o sistema de válvulas variável apenas no eixo comando de admissão, no seu caso a peça trocada influi apenas nas 8 válvulas da admissão, as de escape tem abertura constante.

Observem que o motor Gama mpfi utilizados no Veloster e no Elantra conseguem um ganho de rendimento maior devido a duas coisas importantes o comando variável é duplo, atuando tambem nas válvulas de escape e em conjunto tem o VIS, que se não me engano é Variable Inteke System, o qual consiste em um conjunto de palhetas que altera o fluxo de ar do coletor de admissão, otimizando principalmente o torque, fazendo com que a curva de torque fique mais linear, sendo um fator de downsizing, onde motores de menor cilindrada conseguem obter a mesma potência de motores maiores.

As duas outras evoluções do motor Gama são a famigerada Injeção Direta (Gama Direct Injection - GDI) e o turbo!!!

abs. - LRoberto

LRoberto
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Ter 25 Out 2011, 14:00

Galera,

E triste, mas o barulho voltou... Sinceridade q nao sei o que faço mais. E brincadeira de mal gosto o que estão fazendo. Retornei hoje na css e pediram pra ficar com o carro 1 semana!! Abri mais um chamado no SAC da Hyundai e vamos ver o que falam. Tava pensando em pegar o Elantra, mas vo acabar e desistindo da marca! Encheu o saco todo mês ter q levar o carro na css...
Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Micuim em Ter 25 Out 2011, 16:06

[quote="Luiz Dutra"]Galera,

E triste, mas o barulho voltou... Sinceridade q nao sei o que faço mais. E brincadeira de mal gosto o que estão fazendo. Retornei hoje na css e pediram pra ficar com o carro 1 semana!! Abri mais um chamado no SAC da Hyundai e vamos ver o que falam. Tava pensando em pegar o Elantra, mas vo acabar e desistindo da marca! Encheu o saco todo mês ter q levar o carro na css...[/quote
Rapaz... isso desanima qualquer cristão! Será que trocaram mesmo o comando? Fico cada dia mais sismado com essas conversas fiadas das autorizadas...

Micuim
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 19

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Qua 26 Out 2011, 20:27

Ta realmente muuuuito complicado e um saco essas idas e vindas nas css!! E abro chamado no SAC, mas e a msm coisa q nada! E o melhor sao os e-mail de retorno, vejam so: Protocolos Nº160348,152998,151731‏:
Peço que o Sr. encaminhe o vosso veículo ao representante de vossa preferência para que ocorra uma análise técnica. Também peço que assim que o veículo esteja na concessionária o Sr. nos comunique para que possamos acompanhar o caso e tendo sido apresentado um defeito, o mesmo seja sanado.
Quero q alguem me fale o q eu tenho feito nos ultimos tempos senao levado o carro pra css!!! E EU tenho q avisar q o carro esta la!! E brincadeira ne??
Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitório em Qui 27 Out 2011, 11:26

Luiz Dutra escreveu:Ta realmente muuuuito complicado e um saco essas idas e vindas nas css!! E abro chamado no SAC, mas e a msm coisa q nada! E o melhor sao os e-mail de retorno, vejam so: Protocolos Nº160348,152998,151731‏:
Peço que o Sr. encaminhe o vosso veículo ao representante de vossa preferência para que ocorra uma análise técnica. Também peço que assim que o veículo esteja na concessionária o Sr. nos comunique para que possamos acompanhar o caso e tendo sido apresentado um defeito, o mesmo seja sanado.
Quero q alguem me fale o q eu tenho feito nos ultimos tempos senao levado o carro pra css!!! E EU tenho q avisar q o carro esta la!! E brincadeira ne??

Luis, qual óleo vc está usando ??? Pelo que entendi o ruído está no comando de válvulas certo ?
Abs
Vitório
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Qui 27 Out 2011, 14:34

O oleo q estou usando atualmente e o 5W30, e coincidencia ou nao, os meus problemas comecaram a surgir apos a revisao de 10.000 km que usaram erronneamento o oleo 10W40.
Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Klaus em Qui 27 Out 2011, 15:32

Luiz Dutra escreveu:O oleo q estou usando atualmente e o 5W30, e coincidencia ou nao, os meus problemas comecaram a surgir apos a revisao de 10.000 km que usaram erronneamento o oleo 10W40.

o meu começou ruido após revisão dos 2500km. e depois quando fiz a outra revisão falaram que a especificação do óleo tinha mudado. muito estranho não?
Klaus
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz Dutra em Qui 27 Out 2011, 15:39

O meu foi dispensado da revisao de 2.500 km...
Luiz Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: