i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Acidente frontal e os air bags não acionaram511

Acidente frontal e os air bags não acionaram

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acidente frontal e os air bags não acionaram

Mensagem por fstelles em Dom 01 Jan 2012, 22:17

Pessoal, antes de comprar o meu i30 pesquisei na internet as principais virtudes e reclamações sobre o i30 e encontrei 3 reclamações sobre o não funcionamento do Air bag em colisões frontais, como é um item de segurança (esperamos nunca utilizar), acredito ser interessante registrá-las aqui:

http://www.reclameaqui.com.br/767208/hyundai/sofri-um-acidente-e-os-airbags-do-hyundai-i30-nao-funcionara/
http://www.reclameaqui.com.br/1064639/hyundai/air-bag-i30/
http://www.reclameaqui.com.br/1529509/hyundai/acidente-frontal-hyundai-i30-e-os-airbags-nao-funcionaram/

Sabemos que o tema é chato, mas se alguém já teve alguma experiência com o Air bag, favor compartilhar.

localizei somente um tópico que fala exatamente o contrário: http://i30brasil.forumeiros.com/t2033-airbag-acionamento-indevido

Abraços,

Fernando Telles

Última edição por fstelles em Seg 02 Jan 2012, 07:18, editado 1 vez(es)

fstelles
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens: 5

Ver perfil do usuário

Re: Acidente frontal e os air bags não acionaram

Mensagem por brponte em Dom 01 Jan 2012, 23:36

Bem,

O air bag DEVE acionar em certos casos de colisão e não em toda colisão.

Colisões em alta velocidade, acima de 120km/h (esse eu não tenho certeza do valor), o tempo que o air bag leva para inflar é maior que o tempo que a vítima leva para colidir com o painel ou volante, dessa forma o air bag se torna perigoso e um sensor impede que ele detone. Da mesma forma, abaixo de 28 km/h ele pode machucar e por isso também não infla. Ele também não infla se o angulo da colisão for maior que 30º.

Ele acionar do nada é defeito de fabricação, todo equipamento elétrico está sujeito a isso, e deve ser um baita susto.

Se procurarmos, encontraremos diversos casos de air bags que deram problema, mas NUNCA um relato de alguem que teve a vida salva por ele. Lembro que a Casal 20 do Jornal Nacional teve um incidente com air bags ao passarem por um quebra-molas.

[]

I30 Black Phanton
Insul Filme G20
Protetor de Carter
Sensor de Ré
Luz dupla na traseira
Porcas McGard
Led branco na luz do salão (100ln)
Alto-falantes Helix
Farois com Crystal Vision
Buzina de Mercedes
Maçanetas cromadas.

http://i30brasil.forumeiros.com/t3443-historias-de-um-i30-carioca?highlight=Hist%C3%B3rias

brponte
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens: 1173

Ver perfil do usuário http://www.pbase.com/brponte

Mensagem por fstelles em Seg 02 Jan 2012, 07:18

Bruno obrigado pelas informações, seria importante também relatos do sistema funcionando corretamente, importante detalhar em que situações ele acionou.

Abraços,

Fernando Telles

fstelles
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens: 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pollux em Seg 02 Jan 2012, 14:10

Tiveram também 2 ou 3 relatos sobre a falha do ABS, mas não muito bem explicados.

Difícil analisar sem saber exatamente o que aconteceu...

Pollux
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 127

Ver perfil do usuário

Mensagem por titcho em Seg 02 Jan 2012, 16:27

Eu já tinha lido algo sobre esse assunto mesmo...não só do I30 mas parece que o XANDY processou a hyundai pq seu VeraCruz não teria acionado o airbag numa colisão lateral...

Não sei realmente o que acontece, já vi fotos de i30's batidos com os airbags acionados.
Tive um amigo meu que deu PT em um em uma colisão frontal e lateral que não acionou airbags porém ninguem teve nenhum arranhão sequer. Ele pegou outro I30 sem qqr desconfiança pq falou que o carro é muito seguro e se tivesse com outro talvez nao tivesse a mesma sorte.

Acho que se a pessoa sofre ferimentos em uma colisão onde não houve acionamento do airbag dae deve questionar a montadora ou até mesmo processar, agora se não se machucou acho que não deve pois talvez se o airbag funcionasse ele mesmo poderia vir a causar um dano à pessoa.

Eu espero nunca ter a oportunidade de "testar" o meu airbag mas se caso eu precisar, espero que ele funcione!!

titcho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 183

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pollux em Seg 02 Jan 2012, 20:07

Eu já penso que se a pessoa sai ilesa, ou um pouco machucada, e sem os airbags abrirem, é porque realmente não foram atingidos os parâmetros para que o computador de bordo ativasse a engenhoca.

A principal função do airbag, na verdade, é evitar que a pessoa môrra, e não exatamente evitar que se machuque (embora isso, ou a diminuição da gravidade dos eventuais ferimentos, também ocorra, é claro).

Ademais, um acionamento desnecessário dos airbags aumentariam em muito os custos de um reparo que poderia ser simples.

Desnecessário dizer que o uso dos cintos de segurança, e uma célula de sobrevivência bem projetada, também são fundamentais no pacote de segurança como um todo.

Última edição por Pollux em Ter 03 Jan 2012, 12:15, editado 1 vez(es)

Pollux
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 127

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Ter 03 Jan 2012, 09:10

No engavetamento que eu me envolvi em novembro, um dos carros que estava no meio do bolo (bateu frente e traseira) era um Azera 2011. O senhor dono do Azera ficou todo grilado porque os airbags não tinham acionado, sendo que o carro mal quebrou o para-choques dianteiro e ninguém nem se arranhou.

Os airbags são acionados por acelerômetros, que é algo extremamente simples e presente até na maioria dos smart phones atualmente. É muito raro isso dar problema, pois toda a lógica está contida num único chip, sem fios, conexões, chicotes, etc. Na versão do i30 com 6 airbags, são 3 acelerômetros: um na frente, perto do para-choques e os outros dois nas colunas entre as portas.

Todos os ferimentos são causados por aceleração (força G). Nada mais correto que um acelerômetro para medir isso.

A fiação que existe é apenas dos sensores para os acionadores do airbags e dos tensionadores dos cintos. Essas conexões são verificadas toda vez que o carro é ligado. Em caso de falhas na continuidade desses circuitos, a luz do airbag permanece acesa no painel.

Eu imagino que os problemas mais prováveis estão no software embarcado nesses chips, que nunca na vida vão considerar todas as possíveis situações onde o acionamento do airbag seria melhor naquela situação.

Existem até estudos que apontam que os airbags não devem ser abertos em casos de capotamento, porque podem piorar a situação. Em carros que implementam isso, deve haver um acelerômetro angular que perce que a carroceria está girando e impede a abertura dos airbags.

A quantidade de circunstâncias de um acidente é praticamente infinita. Será necessário décadas de estudos para determinar se o airbag é bom ou ruim em cada uma dessas situações.

Tem gente que fica grilada que o carro X não acionou o airbag na situação Y. O problema é que só vai aparecer na Internet os casos que deram problema. Em quantos milhares de casos tudo deve ter funcionado normalmente? Isso ninguém relata. É complicado generalizar.

Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens: 286

Ver perfil do usuário http://hackers.propus.com.br/~marlon/blog/

Mensagem por bruno.universat em Qui 05 Jan 2012, 11:23

Cara, não querendo colocar lenha na fogueira mas só pra constar...

Há uns 3 meses, um amigo meu voltando para Goiânia embaixo de muita chuva, rodou na pista, acertou uma árvore lateralmente com a traseira (próximo a porta), arrancou a arvore, capotou e NENHUM air-bag acionou. O carro deu PT.

O dia que ele me contou o que tinha acontecido, fiquei meio encucado com esse trem do air-bag, mas como tinha 3 pessoas no carro e ninguém se machucou, acabei nem comentando nada com ele. Só que fiquei com a pulga atrás da orelha!

Depois disso ainda comprei o meu carro e estou super satisfeito! Porém sempre me sinto meio inseguro quando vejo algumas coisas falando sobre mal funcionamento do Airbag ou freios...

fstelles escreveu:Pessoal, antes de comprar o meu i30 pesquisei na internet as principais virtudes e reclamações sobre o i30 e encontrei 3 reclamações sobre o não funcionamento do Air bag em colisões frontais, como é um item de segurança (esperamos nunca utilizar), acredito ser interessante registrá-las aqui:

http://www.reclameaqui.com.br/767208/hyundai/sofri-um-acidente-e-os-airbags-do-hyundai-i30-nao-funcionara/
http://www.reclameaqui.com.br/1064639/hyundai/air-bag-i30/
http://www.reclameaqui.com.br/1529509/hyundai/acidente-frontal-hyundai-i30-e-os-airbags-nao-funcionaram/

Sabemos que o tema é chato, mas se alguém já teve alguma experiência com o Air bag, favor compartilhar.

localizei somente um tópico que fala exatamente o contrário: http://i30brasil.forumeiros.com/t2033-airbag-acionamento-indevido

Abraços,

Fernando Telles

Marlon Dutra escreveu:No engavetamento que eu me envolvi em novembro, um dos carros que estava no meio do bolo (bateu frente e traseira) era um Azera 2011. O senhor dono do Azera ficou todo grilado porque os airbags não tinham acionado, sendo que o carro mal quebrou o para-choques dianteiro e ninguém nem se arranhou.

Os airbags são acionados por acelerômetros, que é algo extremamente simples e presente até na maioria dos smart phones atualmente. É muito raro isso dar problema, pois toda a lógica está contida num único chip, sem fios, conexões, chicotes, etc. Na versão do i30 com 6 airbags, são 3 acelerômetros: um na frente, perto do para-choques e os outros dois nas colunas entre as portas.

Todos os ferimentos são causados por aceleração (força G). Nada mais correto que um acelerômetro para medir isso.

A fiação que existe é apenas dos sensores para os acionadores do airbags e dos tensionadores dos cintos. Essas conexões são verificadas toda vez que o carro é ligado. Em caso de falhas na continuidade desses circuitos, a luz do airbag permanece acesa no painel.

Eu imagino que os problemas mais prováveis estão no software embarcado nesses chips, que nunca na vida vão considerar todas as possíveis situações onde o acionamento do airbag seria melhor naquela situação.

Existem até estudos que apontam que os airbags não devem ser abertos em casos de capotamento, porque podem piorar a situação. Em carros que implementam isso, deve haver um acelerômetro angular que perce que a carroceria está girando e impede a abertura dos airbags.

A quantidade de circunstâncias de um acidente é praticamente infinita. Será necessário décadas de estudos para determinar se o airbag é bom ou ruim em cada uma dessas situações.

Tem gente que fica grilada que o carro X não acionou o airbag na situação Y. O problema é que só vai aparecer na Internet os casos que deram problema. Em quantos milhares de casos tudo deve ter funcionado normalmente? Isso ninguém relata. É complicado generalizar.

bruno.universat
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens: 309

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Qui 05 Jan 2012, 11:32

bruno.universat escreveu:Há uns 3 meses, um amigo meu voltando para Goiânia embaixo de muita chuva, rodou na pista, acertou uma árvore lateralmente com a traseira (próximo a porta), arrancou a arvore, capotou e NENHUM air-bag acionou. O carro deu PT.

O carro tinha airbag lateral? Numa situação dessas, não faria nenhum sentido os airbags frontais serem acionados.

Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Mensagem por bruno.universat em Qui 05 Jan 2012, 11:50

Os frontais concordo que não, até porque não houve colisão frontal. Mas, fico na dúvida se os laterais não teriam que ter aberto....

Marlon Dutra escreveu:
bruno.universat escreveu:Há uns 3 meses, um amigo meu voltando para Goiânia embaixo de muita chuva, rodou na pista, acertou uma árvore lateralmente com a traseira (próximo a porta), arrancou a arvore, capotou e NENHUM air-bag acionou. O carro deu PT.

O carro tinha airbag lateral? Numa situação dessas, não faria nenhum sentido os airbags frontais serem acionados.

bruno.universat
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens: 309

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_cpu em Qui 05 Jan 2012, 12:39

Eu concordo inteiramente com o Marlon.

T+

rafael_cpu
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 977

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marlon Dutra em Sex 06 Jan 2012, 09:43

Se as pessoas dentro do carro não se machucaram, é bem provável que os airbags laterais (cortina e banco) não precisaram de fato ser acionados, devido ao ângulo da colisão.

Eles só devem ser acionados se as pessoas forem de encontro direto contra as portas, onde iriam machucar a cabeça no vidro e no obstáculo onde bateram.

No manual de manutenção do carro tem os ângulos de impacto que acionam cada airbag. Os frontais eu lembro que é de -30 até +30 graus, usando como referência o eixo longitudinal do carro.

Marlon Dutra
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Air Bag Não funcionaram

Mensagem por Ferter. em Sab 21 Abr 2012, 02:18

Pessoal eu ontem Quinta-Feira dia 19/04/2012 Capotei minha Santa Fé, Nenhum air bag foi acionado.
O carro capotou 3 vezes antes de parar com uma forte colisão no lado direito do carro
Segue abaixo algumas fotos

Obrigado!

Ferter.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens: 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_cpu em Sab 21 Abr 2012, 10:40

Os airbags não foram acionados porque não houve colisão suficiente. Fica evidente pelas fotos.

Aliás, minha noiva também capotou um Peugeot e como não houve colisão forte, também não abriram (e foi PT).

Eles não são colchões de ar que ficam inflados para acolchoar, são bolsas que abrem violentamente para impedir/diminuir o impacto da projeção do seu corpo contra o próprio carro ou obstáculo.

É só pensar que se eles tivessem aberto na primeira capotagem, provavelmente os ocupantes tomariam uma pancada extrema pelas bolsas e, além disso, se o carro colidisse ao final com um muro ou outro carro vindo no sentido contrário, vocês já não teriam mais os airbags.

Há pouco mais de um mês socorremos um cara que colidiu de frente seu i30 2012 (infelizmente sem seguro), com um caminhão, na serra.

Todos os airbags abriram, o carro ficou destruído e o passageiro felizmente intacto (só um hematoma e uma ou outra equimose). Ao final, o cara só ficou triste por não ter seguro... uma pena.

Airbag é para isso... colisão grave. Algumas vezes o capotamento leva à abertura dos airbags, mas quando o impacto com o chão ou algum obstáculo é severo.

A colisão final traseira direita, ocorrida em seu caso, visivelmente não abriria os airbags.

Espero que todos estejam bem e que tenha sido só um susto.

Grande abraço.

rafael_cpu
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens: 977

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: