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CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

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CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por zecadutra em Qui 01 Nov 2012, 16:25

Olá pessoal. Me tornei membro hoje deste fórum. Muito bom para novas informações pra quem possui esta maquina chamada I30. Bom, mas vamos aos problemas kkk. O meu i30 é o completo, com cambio automático, ano e modelo 2011. Tirei ele da revenda com 15mil km e hoje está com 28 mil rodados. Ando pouco e já fiz uma revisão neste meio tempo. Optei por não fazer não autorizada por já ter ouvido reclamações de outros amigos quanto a CAOA da região. Mas o meu problema mesmo se resume ao cambio. Quando frio ele se comporta de forma normal, sem trancos. porém, quando esquenta a temperatura do motor, ele se comporta de forma estranha. As trocas de marchas são normais, todas bem sincronizadas, sem problemas. Porém, quando coloco em N e vou por em D, ele da um tranco muito forte. Rara as vezes que isso acontece do N - R. Aí fica minha dúvida, o que pode ser? óleo não pode ser, não fez ainda 30mil pra primeira troca do óleo de transmissão. Sò que fica muito incomodo. Parar no semáforo mais demoro, desengrenar o carro, e quando engrenar, ter que esperar um pouco pra marcha entrar, e ainda assim dar um soco. Mesma sensação de soltar a embreagem e o carro morrer.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por rafael_cpu em Qui 01 Nov 2012, 17:02

Quando você para no semáforo você coloca no N?
O mais correto nestas situações é manter no D; e passar para o N apenas em paradas mais longas.

Você não fez a revisão de 20.000km? Não fez na CAOA ou em nenhuma autorizada Hyundai (porque existem algumas que não são do grupo CAOA)?


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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por zecadutra em Qui 01 Nov 2012, 17:10

Eu fiz a revisão sim, mas fiz em um mecânico de confiança meu, levei o manual e ele fez de acordo com o próprio manual do carro, andou, fez geometria, balanceamento, analizou tudo. E quanto ao parar e por no N no semáforo, foi uma hipótese, dificilmente faço isso. Mas um exemplo, cheguei, parei o carro, coloquei em P. Logo em seguida tive que pegá-lo denovo, ao colocar em D, ele vai dar o mesmo tranco. Mas o que mais me encomoda é a demora ao engatar. Esses dias vi um I30 at manobrando. Nossa, a menina deu a ré, freou, colocou no D, ja soutou o freio e o carro respondeu na hora, sem trancos. O meu depois de quente preciso esperar um tempo até engatar, e ainda dar o seu DEVIDO sacão.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por bruno.universat em Qui 01 Nov 2012, 17:12

Já vi gente reclamando disso...porém, pode ser que seja normal...não sei se minha explicação está certa, mas tenta entender a lógica!

Imagina que ando vc está em N o eixo ainda continua girando, dai quando vc volta para o D e já acelera quase que simultaneamente...vc ao acelerar aumenta o giro do eixo e ao mesmo tempo "engrena" o cambio que vai ter "acoplar" no eixo que já está girando rápido. Deu para entender?

O mesmo serve para quando passa rápido de D>N>R...o "eixo" está girando no sentido horario, dai engatar a ré rápido ele dá um tranco para começar a girar no sentido contrario! rsrsrsrs...

Deu para entender? Posso estar falando a maior abobrinha, mas é a lógica que pensei! rsrsrs

Esqueci de dizer, apesar de raramente fazer uso da posição N. Já vi gente dizendo que não se deve deixar o carro ligado com o cambio na posição N, pois nesta posição não ocorre a lubrificação correta do cambio. Não sei se é verdade ou não...

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por zecadutra em Qui 01 Nov 2012, 17:16

hahaha. Entendi sim, mas quanto a isso, de passar rapida as trocas eu nunca fiz. Sempre com o seu devido tempo. Sempre tomei muito cuidado com o cambio. Um amigo meu, que trabalha com cambio at me deu umas dicas que levo até hoje. Sempre que ligar, acionar o freio, pra tirar o peso da rotação de cima da caixa, mesmo estando em P; quando for parar e acionar do D para o P, primeiro colocar em N, puxar o freio de mão e soltar o freio de serviço para que o peso do carro vá todo para o freio de estacionamento, e depois, acionar novamente o freio de serviço, e mudar do N para o P. Nunca passo rapidamente de marchas a frente para atrás e vice verso.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por rafael_cpu em Qui 01 Nov 2012, 17:21

Zeca, há relatos no Fórum a respeito de trancos e lentidão para engatar a marcha Ré.

Neste TÓPICO.

Talvez seja interessante você procurar uma oficina especializada em câmbio automático, já que perdeu a garantia do seu carro ao deixar de fazer a revisão na autorizada. Se detectado o problema logo, talvez, você ainda economize uns bons trocados, evitando de causar danos a outras peças da caixa.


Eu também sempre faço este procedimento ao estacionar, principalmente em aclives e declives.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por zecadutra em Qui 01 Nov 2012, 17:23

Vou até dar uma conferida, mas procurei ali nos problemas do cambio e não consegui achar. Mas no mais, é nosso unico problema. De resto, I30 é nave.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por brponte em Qui 01 Nov 2012, 18:27

Bem,

O certo é, ao parar, colocar no N, a lubrificação de cambio é passiva, ou seja, fica tudo dentro de uma caixa cheia de óleo.

O que tem de ser verificado é o nível de oleo da caixa, se tiver vazando, pode dar problema e o primeiro sintoma é a troca dura entre as fases (P-R-N-D), depois os trancos passam para as trocas das marchas.

O ideal é procurar um especialista em caixas automáticas.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por rafael_cpu em Qui 01 Nov 2012, 18:56

Refiro-me ao desgaste prematuro das solenóides, Brponte.

Algumas caixas hoje tem até solenóides específicas para simular o N (mesmo em D, ao manter o pé no freio por determinado tempo, ele entra neste N com o uso destas solenóides). Aí, neste caso, a discussão acaba.

Realmente, nas caixas modernas a lubrificação não é o problema (para esta situação).
E usar o N pode até levar a uma economia bem pequena de combustível.

Eu em semáforo normal não coloco em N. Somente se a espera é longa.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por Pedro Serrão em Sab 03 Nov 2012, 16:49

rafael_cpu escreveu:Refiro-me ao desgaste prematuro das solenóides, Brponte.

Algumas caixas hoje tem até solenóides específicas para simular o N (mesmo em D, ao manter o pé no freio por determinado tempo, ele entra neste N com o uso destas solenóides). Aí, neste caso, a discussão acaba.

Realmente, nas caixas modernas a lubrificação não é o problema (para esta situação).
E usar o N pode até levar a uma economia bem pequena de combustível.

Eu em semáforo normal não coloco em N. Somente se a espera é longa.

T+


Acredito que o i30 tenha esse sistema de, mesmo em D, colocar o câmbio em N após um certo tempo parado... Senti isso outro dia: fiquei parado no semáforo um tempo e eu estava na pista da direita, tendo que virar na próxima à esquerda. Aí, quando abriu o sinal, arranquei um pouco mais forte, para poder cruzar a pista sem atrapalhar os outros motoristas... Só que quando pisei no acelerador, senti nitidamente o carro engatando a primeira marcha... Para mim foi uma suspresa (eu sabia que os Chevrolets têm esse mecanismo, mas não achava que o i30 tivesse). Sendo assim, não há necessidade de colocar o câmbio em N ao parar nos sinais.

Eu também só deixo o carro em D. Só coloco em N quando a parada é longa (coloco não pensando em economia, mas apenas para descansar meu pé). rs

O câmbio do meu carro é super suave, tanto para manipulá-lo, quanto nas trocas de marchas (quase imperceptíveis), embora ele apresente aquele "problema" relatado no tópico do Felipe Drummond. Meu carro vai completar 23.000 Km rodados. De qualquer modo, já levei o carro na concessionária e fizeram um check no câmbio por completo e me garantiram que ele está 100%. Falaram que se der qualquer problema, eles me dão um carro novo... hahaha

zecadutra, te aconselho mesmo a levar em alguma loja especializada para checar esse problema, pois isso com certeza não é normal.

No mais, boa sorte e mantenha-nos informados sobre a solução do seu caso.

Abraços

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por jborges em Dom 27 Jan 2013, 09:03

Caro colega, sou novo também com cambio automatico. Tenho um i30 2010 e meu pai uma S10 2012 automatica diesel. Aproximadamente em agosto a S10 começou a apresentar trepidações quando estava freiando abaixo de 20km/h para parar e se tivesse parada no D, ao começar a tirar o pé do freio ela tremia paracendo que fosse uma manual com embreagem ruim. Levei na CSS e eles removeram a beteria por 2h para eliminar os erros do camibio. Por incrivel que pareça resolveu o problema e até o momento está perfeito. Faz esse teste também. Ou leve na CSS e peça pra eles resetarem os erros e programção do cambio.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por Felipe Drumond em Seg 28 Jan 2013, 07:53

O meu engate de ré está demorado quando o carro está quente. Frio, funciona muito rápido.
Olhei o óleo, e está na mesma posição e cor de quando era zero. Hj estou com 19.650Km. Vou mandar olhar antes da revisão de 20.000.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por Felipe Drumond em Sex 22 Fev 2013, 08:52

Pessoal, o carro entrou na revisão de 20.000 ontem, e pedi para verificar um tec tec ao girar o volante e vão trocar a barra de direção na garantia hoje. (O i30 do meu irmão já trocou isso 2 vezes!!!)

Também mandei trocar a chave reserva, que estava abrindo. (problema relatador por muitos aqui)

Sobre o problema de demora no engate da ré, trocaram o corpo de válvula e o cara da CSS já me ligou dizendo que já fizeram o teste e agora está fino.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por rafael_cpu em Sex 22 Fev 2013, 10:36

Também vou fazer a revisão de 20.000 agora.

Já notei esse lag na ré algumas vezes. E justamente quando o carro está quente.

Acho que já vou relatar nessa revisão e solicitar a troca.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por Redlink em Seg 14 Out 2013, 16:23

O problema realmente é o corpo de válvula do cambio ?

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por rafael_cpu em Ter 15 Out 2013, 23:17

Redlink escreveu:O problema realmente é o corpo de válvula do cambio ?
No meu caso era.
Foi substituído e agora o carro está zero, perfeito. Sem qualquer lag ou vacilo.

T+



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PROBLEMA DETECTADO

Mensagem por zecadutra em Ter 26 Nov 2013, 17:50

Fala galera. Depois de algum tempo volto ao post que criei para dar o veredito. Levei a concessionaria e após uma hora de, abre aqui, desmonta ali, coloca isso aqui, computador aqui, veio o POSSÍVEL veredito, já que o gerente da manutenção que tinha diversos cursos no segmento de automático, me afirmou que não sabia ao certo o que era, mas que PODIA ser caso do corpo de válvulas.

Como havia perdido a revisão, tive que desembolsar R$ 6950,00 do corpo de válvulas mais R$ 600,00 de mão de obra por 4 horas de uso da oficina.

Infelizmente foi erro meu ter perdido a garantia e nao ter me ligado nisso. Foi muito salgado mas ainda assim o i30 não me decepciona embora já tenha trocado.

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

Mensagem por michelduartes em Ter 26 Nov 2013, 22:15

Shocked 

Ainda bem que continuo fazendo as revisões na CAOA, ficou Beeeemm salgado a conta hein zecadutra.

O meu, com 47k começou a apresentar esse problema, acontece qndo engato a ré e nas outras marchas eu sinto a troca (antes não sentia) , principalmente na alta.
Ja falei com o tecnico, testaram o carro e constataram o problema, vão pedir a peça e assim que chegar irão fazer a troca. Tudo pela garantia Very Happy

Absss

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Re: CAMBIO AUTOMÁTICO problemático

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