i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Pergunte ao tecnico...

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pergunte ao tecnico...

Mensagem por técnicorj em Ter 23 Abr 2013, 20:37

Fala galera blz...
como alguns aqui ja sabem,sou tecnico em uma css Hyundai e a pouco entrei p o bando no intuito de ajudar o pessoal, participo de outros foruns da marca ajudando sempre no q estiver ao meu alcance, sou eletro mecanico com formacao pela Mercedes Bens (automoveis), Crhysler , Dodge e Mitsubishi , e seguindo uma sugestao do nosso modera brponte e apoiado pelo amigo kunzendorff e heltoncaetano , abro aqui um topico p ajudar nas duvidas dos amigos ,respondendo assim q possivel nas horas vagas , questao de garantia ....o q pode e o q nao pode (o q vc TEM q exigir)...coisas q passo no meu dia a dia q podem ajudar a alguns, acredito q tendo informacao,vc ja evita muita ida desnecessaria a sua css e evita muito aborrecimento, ou se tiver de ir...vai p resolver meeeesmo, sem perder a viajem....enfim, to aqui pra ajudar, com certeza vou ver alguma coisa q nao presenciei....mais prometo verificar entre as css quem ja tenha passado por tal e qual foi a solucao .... valeu
abraco a todos

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 89

Ver perfil do usuário

Re: Pergunte ao tecnico...

Mensagem por kunzendorff em Qua 24 Abr 2013, 20:08

Ae cara.... transk né1
Aqui hj eu ajustei as borrachas do porta malas!Sao essas mesmo né!

Mas nao deu pra dar uma volta depois q ajustei....creio q ta td certo!

Abraço

+ H1 Philips X-treme Extreme Vision
+ H27 5000k

kunzendorff
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1190

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qua 24 Abr 2013, 23:21

exatamente .... pode ver como ele esta muito baixo,basta desrosquear p dar mais altura e pronto.....valeu meu camarada
abraco

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por brponte em Ter 30 Abr 2013, 10:52

Vou olhar isso no meu e tentar resolver o barulho do meu.
Pensando na estrutura da mala, deve resolver.
Amanhã posto o resultado.

I30 Black Phanton
Insul Filme G20
Protetor de Carter
Sensor de Ré
Luz dupla na traseira
Porcas McGard
Led branco na luz do salão (100ln)
Alto-falantes Helix
Farois com Crystal Vision
Buzina de Mercedes
Maçanetas cromadas.
*Vendido*
http://i30brasil.forumeiros.com/t3443-historias-de-um-i30-carioca?highlight=Hist%C3%B3rias

brponte
Moderadores
Moderadores

Número de Mensagens : 1206

Ver perfil do usuário http://www.pbase.com/brponte

Mensagem por rafael_cpu em Ter 30 Abr 2013, 20:22

Excelente tópico, hein? Smile

Vai ajudar muita gente.

T+

rafael_cpu
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Número de Mensagens : 1027

Ver perfil do usuário

Mensagem por kunzendorff em Ter 30 Abr 2013, 21:25

Ae cara....ajustei as borrachas e melhorou bem...o ainda faz barulho acho q é sisma minha,heheh.Valeu
Aqui... minha duvida agora é a respeito do niveldo liquido refrigerante . na revisao dos 30k,em janeiro,pedi pra substituir!O procedimento foi feito a sangria por uma "valvula" q fica perto do radiador e depois completaram com agua e liquido refrigerante...Onivel ficou na risca do maximo....agora q passaram esses meses o nivel esta assim...com o carro frio!
O q vc acha q esta acontecendo?

Valeu

+ H27 5000k

kunzendorff
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qua 01 Maio 2013, 13:34

kunzendorff escreveu:Ae cara....ajustei as borrachas e melhorou bem...o ainda faz barulho acho q é sisma minha,heheh.Valeu
Aqui... minha duvida agora é a respeito do niveldo liquido refrigerante . na revisao dos 30k,em janeiro,pedi pra substituir!O procedimento foi feito a sangria por uma "valvula" q fica perto do radiador e depois completaram com agua e liquido refrigerante...Onivel ficou na risca do maximo....agora q passaram esses meses o nivel esta assim...com o carro frio!
O q vc acha q esta acontecendo?

Valeu

isso e normal...nao se preoculpe...vou dizer o q acontece...
vc provavelmente ja deve ter tido algum carro na vida antes do trintao tipo fiat ,gm ,vw...etc q dificilmente a agua baixava, e qdo baixava era pq aquela tampa amarela nao tava vedando direito e se vc abrisse com o carro quente ia se ferrar todo com queimaduras....nao teve??
entao...ai fica a diferenca entre o sistema desses carros com o trintao , os carros do tipo q mencionei acima possuem ''reservatorio da agua do radiador'' e o trintao possui ''reservatorio EXPANSOR da agua do radiador''.....vamos as caracteristicas de cada uma delas..
- RESERVATORIO DA AGUA DO RADIADOR
esse como o nome ja diz mantem uma qtde a mais de agua no sistema q se pressuriza qdo o motor aquece , por isso necessita de uma tampa rosqueada e com otima vedacao p suportar a pressao no seu sistema, imagine o contorno de um triangulo onde a parte alta e o reservatorio, a agua desce por um lado ate uma das pontas desse triangulo,q seria o motor quente onde a agua troca calor com o bloco passa p a outra q seria o radiador onde se refrigera e retorna p a parte alta fechando esse ciclo....so p ilustrar mais ou menos p se ter uma ideia do seu funcionamento, e uma vez quente vc tem de aguardar a diminuicao da temperatura p q se possa abrir o reservatorio, pois e super necessario q o sistema se mantenha lacrado p q nao vaze pressao do sistema assim q a agua comecar a ebolir em alta temperatura,dessa forma a temperatura de trabalho do motor se estabiliza ,estando frio ou calor onde vc estiver andando, o q ajuda a queima do combustivel e desempenho do carro, e se essa tampa perde a vedacao ...seu carro ferve rapidinho e a temperatura vai la pra cima causando dano ao cabecote

-RESERVATORIO ''EXPANSOR''DA AGUA DO RADIADOR
esse ao contrario do q muita gente acha ou nunca tenha notado, nao trabalha pressurizado como o primeiro, vc ja nota pela sua tampa...encaixada ao invez de rosqueada....o q tem de diferente??? bem na verdade tudo do primeiro sistema citado se mantem com excessao do reservatorio q foi retirado, seu motor tem a qtde exata de agua p trabalhar e qto menos vc abrir e fechar uma tampa (como no primeiro caso) maior sera a vida util do sistema, a tampa pressurizada agora e aquela de metal em cima do radiador q vc nao mexe mais( apenas p repor qdo feita troca de fluido como vc fez) e qdo o sistema se aquece da mesma forma vai gerar uma alta pressao interna e ai vem a diferenca....ao atingir uma pressao elevada o sistema automaticamente ''libera'' esse excesso por nao precisar de tanto e p nao danificar o sistema de refrigeracao ,nesse momento aquela tampa de metal do radiador tem uma mola q ''cede'' p q essa pressao saia do sistema mandando um pouco dessa agua pressurizada p esse reservatorio atravez de uma mangueirinha enquanto estiver muito quente , e qdo comecar a esfriar a agua q estava expandida dentro do motor vai voltando ao seu estado normal gerando um vacuo e puxando aquela agua do reservatorio expansor de volta p o radiador mantendo a qtde necessaria, vantagem...vc pode abrir o reservatorio com carro ligado e quente sem problemas....e como a agua expandida sai quente do radiador p o expansor devido a alta temperatura ela evapora uma parte dela q sai pela tampa e com o tempo de dependendo se vc enfrenta muito transito pesado a tendencia e ela baixar o nivel da agua do expansor q e o q acontece com o seu carro, por isso e importante sempre verifica o seu nive regularmente

e e isso ai....espero ter conseguido explicar a contento, desculpe o texto gigantesco....kkkk
abraco

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_cpu em Qua 01 Maio 2013, 16:02

Explicação show!!

Smile

rafael_cpu
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por kunzendorff em Qua 01 Maio 2013, 23:16

Mto obrigado pela explicaçao...q foi uma grande novidade pelo menos pra eu,heheheh

Entao qdo a nivel chegar no limite minimo, eu posso completar o liquido na proporção 50% por 50% pelo reservatorio expansor numa boa?

+ H27 5000k

kunzendorff
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qui 02 Maio 2013, 07:53

kunzendorff escreveu:Mto obrigado pela explicaçao...q foi uma grande novidade pelo menos pra eu,heheheh

Entao qdo a nivel chegar no limite minimo, eu posso completar o liquido na proporção 50% por 50% pelo reservatorio expansor numa boa?

tranquilamente...

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por kunzendorff em Qui 02 Maio 2013, 09:26

técnicorj escreveu:
kunzendorff escreveu:Entao qdo a nivel chegar no limite minimo, eu posso completar o liquido na proporção 50% por 50% pelo reservatorio expansor numa boa?

tranquilamente...

Valeu

+ H27 5000k

kunzendorff
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por conradodse em Qui 02 Maio 2013, 11:31

Maravilha de topico!!!!

te mandei msg TEcnico!
vlw!

conradodse
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 176

Ver perfil do usuário

Mensagem por robpaula em Qui 02 Maio 2013, 12:56

Parabéns pela explicação sobre a "água do radiador"

robpaula
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 505

Ver perfil do usuário

Mensagem por roiabrk em Qui 02 Maio 2013, 13:40

Parabens pela iniciativa, show de bola!

Tenho algumas dúvidas, vou citar duas:

1) Os primeiros manuais do i30 vinham com a expecificação do 5w20, (o meu ja veio sem essa pagina) gostaria de saber si, eu levar esse oleo, (vou comprar 5w20 MOBIL 1) na revisão, pagar normalmente pelo óleo da css, mas, pedir ao pessoal para colocar o meu, se teoricamente não teria problemas. Ou seja, irei pagar normalmente pela revisao, mas, gostaria que colocasse outro oleo que tem nos primeiros manuais dos i30.

2) Desde minha ultima revisao, (mes de setembro passado) meu trintao não esta ligando de primeira. Observei que ocorre, principalmente cedo, quando o carro está frio e, durante o dia, ocorre quando o nivel de combustivel está baixo, (1/4 de tanque).
Ocorre assim, bato a chave até o ultimo estagio, onde espero o carro faz aquele check up, para só em seguida dar partida, é fato, ele não liga, o motor de arranque aciona, mas nada do motor, dai, volto toda a chave e, ligo de uma fez e ele liga. Sad

Abs.

roiabrk
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 103

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qui 02 Maio 2013, 19:21

conradodse escreveu:Maravilha de topico!!!!

te mandei msg TEcnico!
vlw!

respondido.....

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por kunzendorff em Qui 02 Maio 2013, 19:30

Tecnico....abusando da sua boa vontade.... qual é o nome dessa peça e sua funçao!
Obrigado

+ H27 5000k

kunzendorff
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_cpu em Qui 02 Maio 2013, 19:31

Amigo técnicorj, tenho um i30 com ESP.

De uns meses para cá, ele já ascendeu umas 3 vezes a luz no painel "ESP OFF". Entretanto, sem eu ter desligado o ESP pelo botão.
Tentei ligar e desligar o ESP pelo botão (pensei que pudesse tê-lo apertado/desligado sem querer), mas não aconteceu nada.

Bom, aí eu desliguei o carro, liguei novamente e, então, a luz apagou.

Fui ler o manual e há um procedimento descrito nele para apagar essa luz, mas ele é indicado nos casos de troca de bateria (como havia trocado a bateria um mês antes, pela garantia, resolvi fazê-lo se ocorresse novamente, mesmo sabendo que provavelmente não era essa a causa).

Um mês depois, aconteceu uma segunda vez e eu só percebi quando o carro estava em movimento (ou ela só ligou em movimento).

Tudo certo, chegando em casa fiz o procedimento descrito no manual (girar o volante para a direita, depois para a esquerda, desligar e ligar o carro - mais ou menos isso) e a luz apagou (mas não sei se pelo procedimento ou se pelo fato de desligar e religar o carro).

Dois meses após aproximadamente, aconteceu uma terceira vez. Desliguei o carro, liguei novamente e a luz apagou. Nunca mais acendeu.

Já chegou às suas mãos algum caso parecido?

Pretendo levar o carro para a concessionária, mas seria bom se eu já tivesse alguma ideia de prováveis causas, ainda que vaga.

Como o fato é intermitente, não sei se fica registrado na BSI ou algo do gênero.

Abç

rafael_cpu
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qui 02 Maio 2013, 20:00

roiabrk escreveu: Parabens pela iniciativa, show de bola!

Tenho algumas dúvidas, vou citar duas:

1) Os primeiros manuais do i30 vinham com a expecificação do 5w20, (o meu ja veio sem essa pagina) gostaria de saber si, eu levar esse oleo, (vou comprar 5w20 MOBIL 1) na revisão, pagar normalmente pelo óleo da css, mas, pedir ao pessoal para colocar o meu, se teoricamente não teria problemas. Ou seja, irei pagar normalmente pela revisao, mas, gostaria que colocasse outro oleo que tem nos primeiros manuais dos i30.

bem...vamos lá....esses manuais podem sofre alterações pela fabrica, tanto em intervalos das revisões qto de MATERIAL usado nas revisões e uma vez modificado a maneira usada anteriormente passa a ser considerada inadequada...sendo assim...implica na garantia do motor, mas caso vc tenha um bom relacionamento com os caras da sua css, com um bom papo vc pode conseguir fazer o q pretende....MAAASSS....vc terá de comprar o oleo da sua revisão da mesma forma....pois acontece o seguinte...qdo vc paga p fazer uma revisão e receber o carimbo de ok de revisão realizada, essa informação é lançada no sistema da fabrica junto com uma cópia da sua nota fiscal constando os itens substituidos na revisão que são....filtro de ar,filtro do óleo e o ÒLEO (exemplo de uma revisão de 10 mil km)...ou seja...vc tem de comprar o oleo mesmo q não o use, se verificarem na nota a ausencia de um item, vão arrumar um p### de um problema com a fabrica,é coisa muito séria mesmo.....

roiabrk escreveu:
2) Desde minha ultima revisao, (mes de setembro passado) meu trintao não esta ligando de primeira. Observei que ocorre, principalmente cedo, quando o carro está frio e, durante o dia, ocorre quando o nivel de combustivel está baixo, (1/4 de tanque).
Ocorre assim, bato a chave até o ultimo estagio, onde espero o carro faz aquele check up, para só em seguida dar partida, é fato, ele não liga, o motor de arranque aciona, mas nada do motor, dai, volto toda a chave e, ligo de uma fez e ele liga. Sad

Abs.

seu carro por acaso está na casa dos 30mil km ? isso é falta de pressão na linha de combustivel, qdo vc desliga o carro é necessário q se mantenha uma certa pressão de combustivel entre a bomba e os bicos injetores, e em alguns casos qdo o tecnico não da a devida atenção qdo se substitui o filtro de combustivel aos 30 mil KM da revisão, pode acontecer de algum o´ring da bomba esteja mau encaixado ou vedado, ou pode ferir uma mangueirinha da bomba de combustivel ao retirar a bomba de dentro do tanque q possui uma borda afiada e fura essa mangueirinha q mantem a pressão na linha de combustivel...ai qdo vc desliga o carro por um bom intervalo, ele nunca pega na primeira partida pq está sem pressão, que só acontecera na segunda tentativa.... eu acredito q ja fizeram a troca do seu filtro ou ja mexeram p algum outro motivo....ai só vc p me dizer o q já foi feito antes,p eu poder confirmar....
valeu
abraço

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qui 02 Maio 2013, 20:03

kunzendorff escreveu:Tecnico....abusando da sua boa vontade.... qual é o nome dessa peça e sua funçao!
Obrigado

esse ai é a central do seu ´´piloto automático´´esse cabo q sai dele é o q segura a aceleração e mantem a sua velocidade de cruzeiro

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por roiabrk em Qui 02 Maio 2013, 20:27

Cara,
Muitíssimo obrigado!
"vc terá de comprar o oleo da sua revisão da mesma forma"

Tenho conciencia disso, é justamente isso que quero fazer, pagar pela revisão normalmente, troca dos filtros, óleo e tudo mais, e irei pedir para colocar o meu óleo, tomara que tenha sorte de ser aceito por eles rsrs

"seu carro por acaso está na casa dos 30mil km ?" Hoje sim, (30378mil) mas quando fiz a revisão ele estava com 23mil, (ele é 09/10).... e nessa troca dos 30mil ou 36 meses, foi sim trocado o filtro de combustivel... ocorre exatamente o que você, cheguei ate na época trocar a bateria, achando que fosse.

Tenho algumas outras, dúvidas, mas, vou aos poucos perguntando, deixando a vez para mais amigos aqui.

Mais uma vez, muito obrigado!

roiabrk
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 103

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Qui 02 Maio 2013, 20:32

rafael_cpu escreveu:Amigo técnicorj, tenho um i30 com ESP.

De uns meses para cá, ele já ascendeu umas 3 vezes a luz no painel "ESP OFF". Entretanto, sem eu ter desligado o ESP pelo botão.
Tentei ligar e desligar o ESP pelo botão (pensei que pudesse tê-lo apertado/desligado sem querer), mas não aconteceu nada.

Bom, aí eu desliguei o carro, liguei novamente e, então, a luz apagou.

Fui ler o manual e há um procedimento descrito nele para apagar essa luz, mas ele é indicado nos casos de troca de bateria (como havia trocado a bateria um mês antes, pela garantia, resolvi fazê-lo se ocorresse novamente, mesmo sabendo que provavelmente não era essa a causa).

Um mês depois, aconteceu uma segunda vez e eu só percebi quando o carro estava em movimento (ou ela só ligou em movimento).

Tudo certo, chegando em casa fiz o procedimento descrito no manual (girar o volante para a direita, depois para a esquerda, desligar e ligar o carro - mais ou menos isso) e a luz apagou (mas não sei se pelo procedimento ou se pelo fato de desligar e religar o carro).

Dois meses após aproximadamente, aconteceu uma terceira vez. Desliguei o carro, liguei novamente e a luz apagou. Nunca mais acendeu.

Já chegou às suas mãos algum caso parecido?

Pretendo levar o carro para a concessionária, mas seria bom se eu já tivesse alguma ideia de prováveis causas, ainda que vaga.

Como o fato é intermitente, não sei se fica registrado na BSI ou algo do gênero.

Abç

então Rafa...essa falha pode acontecer por ....
- falha no sensor de angulo....q fica logo atraz do volante
- outros.....blá ,blá ,blá....pouco provavel
e....... possivel problema no circuito do motor da direção eletrica.....na minha opinião....o mais provavel, solução.....substituição da coluna de direção
mas pode ser tbm falta de atualização do modulo ESP...provavelmente vc deve ter atualização não realizadas na sua direção....mais p poder ser mais preciso..só mesmo com um scaner p ver o q acontece no seu modulo ESP...pode ser uma bobagem, ou aviso de troca da coluna de direção....mesmo não estando acesa, o modulo registra todo fato em seu histórico...o q dira se é só uma bobagem ou não....
valeu
abraço

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por kunzendorff em Qui 02 Maio 2013, 21:01

técnicorj escreveu:
kunzendorff escreveu:Tecnico....abusando da sua boa vontade.... qual é o nome dessa peça e sua funçao!
Obrigado

esse ai é a central do seu ´´piloto automático´´esse cabo q sai dele é o q segura a aceleração e mantem a sua velocidade de cruzeiro

Mto obrigado!

+ H27 5000k

kunzendorff
Moderadores
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_cpu em Qui 02 Maio 2013, 21:44

técnicorj escreveu:
então Rafa...essa falha pode acontecer por ....
- falha no sensor de angulo....q fica logo atraz do volante
- outros.....blá ,blá ,blá....pouco provavel
e....... possivel problema no circuito do motor da direção eletrica.....na minha opinião....o mais provavel, solução.....substituição da coluna de direção
mas pode ser tbm falta de atualização do modulo ESP...provavelmente vc deve ter atualização não realizadas na sua direção....mais p poder ser mais preciso..só mesmo com um scaner p ver o q acontece no seu modulo ESP...pode ser uma bobagem, ou aviso de troca da coluna de direção....mesmo não estando acesa, o modulo registra todo fato em seu histórico...o q dira se é só uma bobagem ou não....
valeu
abraço

Bah, Técnicorj, sem palavras para agradecer.
Valeu mesmo!

Vou levar o carro para a concessionária... acho que já na semana que vem se sobrar tempo.
Tô preocupado com isso, pego muita estrada (praticamente todo o uso do meu carro).

Vou seguir acompanhando o EXCELENTE tópico, que pelo jeito vai se tornar
o mais movimentado do fórum rsrsrsrsrs, para aprender mais.

Muitíssimo obrigado, amigo!
Grande abraço!

P.S.: assim que eu tiver novidades do meu caso, volto aqui com o feedback!

rafael_cpu
Piloto de Indy
Piloto de Indy

Ver perfil do usuário

Mensagem por técnicorj em Sex 03 Maio 2013, 07:05

rafael_cpu escreveu:

Bah, Técnicorj, sem palavras para agradecer.
Valeu mesmo!

Vou levar o carro para a concessionária... acho que já na semana que vem se sobrar tempo.
Tô preocupado com isso, pego muita estrada (praticamente todo o uso do meu carro).

Vou seguir acompanhando o EXCELENTE tópico, que pelo jeito vai se tornar
o mais movimentado do fórum rsrsrsrsrs, para aprender mais.

Muitíssimo obrigado, amigo!
Grande abraço!

P.S.: assim que eu tiver novidades do meu caso, volto aqui com o feedback!

valeu meu amigo...vou ficar no aguardo
abraço

técnicorj
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro Serrão em Sab 04 Maio 2013, 19:15

kunzendorff escreveu:Ae cara.... transk né1
Aqui hj eu ajustei as borrachas do porta malas!Sao essas mesmo né!

Mas nao deu pra dar uma volta depois q ajustei....creio q ta td certo!

Abraço
Nossa, vou fazer isso no meu. Sismei que tem um barulho vindo da traseira do carro. Deve ser isso.

Pedro Serrão
Piloto de Rally
Piloto de Rally

Número de Mensagens : 517

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: