i30 Clube Brasil
SEJA BEM VINDO AO 1º CLUBE BRASILEIRO DO HYUNDAI i30!
SE CADASTRE PARA FAZER PARTE DESSE CLUBE, É RÁPIDO E FÁCIL.

Estalo cambio automático do i30

Ir em baixo

Estalo cambio automático do i30

Mensagem por Gustavo Langaro em Seg 04 Set 2017, 11:11

Bom dia pessoal,

Dei uma olhada no fórum pra ver se eu encontrava algum problema parecido, mas não encontrei nada. Então se houver alguém que já tenha postado sobre isso anteriormente, peço desculpas por ter criado um tópico novo Cool

Vou tentar ilustrar a situação que comecei a perceber nesta semana...
Tenho um i30 2009, com 95k (sou o segundo dono) com câmbio automático. Comprei ele com 45k e venho fazendo as revisões na oficina de um amigo meu de confiança (a css mais próxima fica a 300km daqui). Para fazer as revisões, utilizo o que está postado aqui no fórum (quais peças trocar de acordo com os km) logo, acredito que meu carro está em dia rsrs

Na revisão do 90k fiz a troca de óleo do câmbio. Por mais que o indicado é com 100k, acabei fazendo com 90k por conta de oportunidade (financeira, de momento, etc...). Esta revisão de 90k eu fiz em final de março/início de abril. Coloquei o óleo indicado, tudo dentro dos conformes etc etc....

O que está me deixando com uma pulga atrás da orelha é o seguinte: toda vez que eu PARO e vou engatar a ré, no momento em que entra a marcha R, dá um estalo no câmbio, parece que vem lá da frente do motor. Pensei que poderia ser freio (sabem o barulho que os freios fazem quando você solta o pedal beeeeem devagarzinho?) porque o barulho é muito parecido. A diferença é que os freios fazem um barulho mais contínuo enquanto este barulho é somente um estalo, CLÉK.

Alguém já viu algo do tipo? Vou levar no meu amigo esta semana para ele dar uma olhada, mas já estou me adiantando aqui com vocês, talvez eu já consiga ir com uma ideia do que seja.

(To com medo que possa ser algo mais complexo $$$$)

Abraço gurizada!

Gustavo Langaro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 8

Ver perfil do usuário

Re: Estalo cambio automático do i30

Mensagem por AndreCCalixto em Seg 19 Mar 2018, 19:51

Rapaz.
Vou ficar de olho nas respostas que virão porque o mais faz isso também.
Quando engata a ré, o carro da um pequeno tranco entrando na marcha e quando isso acontece da um trek la na frente.

Não procurei ainda ver o que é, pelo visto falta de óleo no cambio ou algo do tipo não é porque você fez a revisão.

Vamos aguardar os outros para ver o que aparece.

AndreCCalixto
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por José carlos Dutra em Seg 19 Mar 2018, 20:26

Salve galera

Meu I30 2011 com 62 mkm apresenta a mesma coisa. Quando frio, o primeiro engate a R sempre dá um TREK. Quando começou eu fiquei com medo. Mas até hoje não tive nenhuma anomalia no cambio. Trocas macias. Além do que tive problema no módulo do câmbio a 2 anos. Quando fiz a troca do módulo aproveitei pra trocar o óleo do cambio.

Mas estamos no aguardo, qualquer anomalia comuniquem aqui! Abraços

José carlos Dutra
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por rodrigosoaress em Ter 20 Mar 2018, 08:32

Eae pessoal

Também venho tendo este mesmo problema e alguns outros em relação ao câmbio automático.
Tenho um i30 2011 à 3 meses com 84k, e quando engato o D e R, ele demora uns 2 segundos e dá esse "soco" (pra manobrar, isso é horrivel), mas isso só acontece depois que ando um pouco com o carro e já está quente, pq ao ligar a primeira vez e engatar, elas entram suave e sem demora.

Percebo também uma certa engasgada nas trocas de marcha em retomadas (saída de lombadas, por exemplo) ou em alta rotação, pra mudar de 3 pra 4 marcha, e isso é uma droga, pq pra fazer ultrapassagem chega a ser até perigoso dependendo da situação.

Tenho que separar um tempo pra levar o meu para dar uma olhada, fazer um check-up e pegar um diagnóstico mais preciso, porém pelo que andei pesquisando e o que uma oficina especializada em câmbio automático me disse ao relatar o problema é que possivelmente teria que trocar o corpo de válvulas, e me passaram o valor de $$$3.500$$$ pelo corpo de válvulas novo e troca de óleo+filtro.

Quando levar, aviso aqui sobre novidades, mas vou ficar aqui de olho aqui no tópico caso já tenham alguma noticia.

Abraço!

rodrigosoaress
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 2

Ver perfil do usuário

Estalo no cambio

Mensagem por Tiago Souza Mario Duarte em Ter 20 Mar 2018, 12:12

Pessoal, estava com esse problema a meses e resolvi a duas semanas atras.
O cara da concessionária falou que esse problema é comum em I30 e Veloster.
O ajuste foi feito no mesmo dia com o aperto do torque do semi eixo. Não entendo nada de carro, logo posso ter falado besteira aqui, mas ele que me falou isso.
Ele complementou que é normal isso acontecer com a utilização e trepidações ao se utilizar o carro.
Espero ter ajudado.

Tiago Souza Mario Duarte
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Estalo...

Mensagem por Rtlimma em Ter 20 Mar 2018, 16:32

Boa tarde amigos....o meu i30 apresentava o estalo tb....quando ele estava parado a um bom tempo e eu engatava o D ou o R ele fazia o estalo...lembrava o estalo de homocinética...na roda dianteira esquerda......eu pensei que era no câmbio também....eu tentei diagnosticar em várias oficinas mas ninguém sabia afirmar... levei a uma oficina de um amigo para fazer um serviço de troca de pastilhas e ele me disse que já havia visto o problema igual em um Audi....ele me disse para comprar o MONTANTE DA RODA.....encontrei a peça usada e troquei..acabou o problema...paguei R$200,00 pela peça e mais R$100,00 de mão de obra senão me engano.... mas o segredo estava nessa peça...Montante da roda....
espero que estejamos falando do mesmo problema e que ajude os amigos a solucionar a questão...me avisem se der certo....

Rtlimma
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por leandrostryde em Ter 20 Mar 2018, 19:20

Caros, não sei se o barulho que estão comentando é igual ao que apresenta durante o uso. Vou explicar quando comprei o carro acontecia o mesmo problema, porém era mal uso meu mesmo. Agora não ocorre mais. Seguinte: quando você para o carro invés de puxar o freio de mão ao colocar o no "N" e depois o "P" com o pé no freio o peso do carro meio que fica travado no cambio e qualquer coisa ao ligar novamente o carro escuta esse estralo ao colocar no D ou R, justamente por estar no cambio.
Para resolver e evitar esse mal uso:
Toda vez que estacionar o veículo, pise no pedal do freio, coloque na posição N, acione o freio de mão e solte o pé do freio, em seguida coloque na posição P.
Fazendo isso nunca mais escutei os estalos.

leandrostryde
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Número de Mensagens : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por flaviopaloco em Ter 20 Mar 2018, 22:31

Pessoal, hoje tenho um 2015 porém tive um 2010 que apresentou o mesmo problemas com 40 mil km rodados. Como estava na garantia levei na concessionaria e resolveram o problema com poucas horas de serviço, no meu caso era apenas um aperto/ajuste em alguma peça dentro do cambio. Não teve custo nenhum e é um problema comum desse modelo. O problema sumiu completamente, fiquei mais um ano com o veiculo e não deu mais problema.

flaviopaloco
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago Souza Mario Duarte em Qui 22 Mar 2018, 10:37

flaviopaloco escreveu:Pessoal, hoje tenho um 2015 porém tive um 2010 que apresentou o mesmo problemas com 40 mil km rodados. Como estava na garantia levei na concessionaria e resolveram o problema com poucas horas de serviço, no meu caso era apenas um aperto/ajuste em alguma peça dentro do cambio. Não teve custo nenhum e é um problema comum desse modelo. O problema sumiu completamente, fiquei mais um ano com o veiculo e não deu mais problema.

Exatamento o que aconteceu com o meu também. Ao chegar na oficina o cara ja sabia o que era. Acertou em poucas horas.

Tiago Souza Mario Duarte
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por rodrigosoaress em Sab 24 Mar 2018, 03:40

Tiago Souza Mario Duarte escreveu:
flaviopaloco escreveu:Pessoal, hoje tenho um 2015 porém tive um 2010 que apresentou o mesmo problemas com 40 mil km rodados. Como estava na garantia levei na concessionaria e resolveram o problema com poucas horas de serviço, no meu caso era apenas um aperto/ajuste em alguma peça dentro do cambio. Não teve custo nenhum e é um problema comum desse modelo. O problema sumiu completamente, fiquei mais um ano com o veiculo e não deu mais problema.

Exatamento o que aconteceu com o meu também. Ao chegar na oficina o cara ja sabia o que era. Acertou em poucas horas.

Esse procedimento foi para tirar apenas o estalo, certo?

rodrigosoaress
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por sdouglas em Sab 20 Out 2018, 00:03

leandrostryde escreveu:Caros, não sei se o barulho que estão comentando é igual ao que apresenta durante o uso. Vou explicar quando comprei o carro acontecia o mesmo problema, porém era mal uso meu mesmo. Agora não ocorre mais. Seguinte: quando você para o carro invés de puxar o freio de mão ao colocar o no "N" e depois o "P" com o pé no freio o peso do carro meio que fica travado no cambio e qualquer coisa ao ligar novamente o carro escuta esse estralo ao colocar no D ou R, justamente por estar no cambio.
Para resolver e evitar esse mal uso:
Toda vez que estacionar o veículo, pise no pedal do freio, coloque na posição N, acione o freio de mão e solte o pé do freio, em seguida coloque na posição P.
Fazendo isso nunca mais escutei os estalos.

Meu carro é um Cerato 2016 com 47K e mesmo sendo outro modelo acho que vale o relato pois Hyundai e Kia compartilham muitas peças e apensar de não ter achado o modelo do câmbio dos dois existe chance de ser o mesmo.

Meu problema é idêntico ao citato no tópico e seu relato fez muito sentido para mim pois tinha puxado o freio de mão com força e ainda em R, habito que não tenho mas estava nervoso e foi assim que fiz, depois passei para P e veio o estalo. Repeti algumas vezes o movimento de P para R mas sem andar com o carro e sempre tendo o estalo (curioso que se colocasse em D e dele fosse direto para P sem parar no R era sem nenhum som  Question  ). Depois de ler seu relato voltei ao varro andei um pouco para frete e depois em ré coloquei em P e não escutei nada. Movimentei mais um pouco, puxei o freio de mão assim como antes passei para o P e escutei o estalo. Repeti mais algumas vezes e sempre com o mesmo resultado.

Apesar de tudo certo agora acho que não é 100% normal, ando com carro automático a mais de 8 anos e nunca vi este tipo de comportamento, e vou levar na concessionária.

Obrigado por compartilhar.

sdouglas
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: