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Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

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Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por draccon em Sex 19 Mar 2010, 19:12

Olá estava vendo as notícias e reparei aqui na foto que um houve um acidente com i30, hoje de manhã segue link para a notícia e foto, triste pelas vidas e pelo carro...

http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/249081-4ba3ea5077851.jpg


http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/03/614568-acidente+deixa+tres+mortos+na+br+101.html
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Dani em Sex 19 Mar 2010, 19:52

Minha nossa que tragédia! Lamento muito pelas vítimas.
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por jorgeeloy em Sex 19 Mar 2010, 19:54

Triste pelo carro?

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por draccon em Sex 19 Mar 2010, 20:16

jorgeeloy escreveu:Triste pelo carro?


Nada que se compare as vítimas certamente não me entenda mal, mas repare nos airbags abertos..
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por geniallis em Sex 19 Mar 2010, 21:49

PQP !!!! O negócio foi feio.

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Diama em Sex 19 Mar 2010, 21:52

draccon escreveu:
jorgeeloy escreveu:Triste pelo carro?


Nada que se compare as vítimas certamente não me entenda mal, mas repare nos airbags abertos..
Sinto muito pelas vitimas.
Fiquei preocupado, vi que os air bags foram abertos e mesmo assim todos estão morreram, mesmo com os 6 air bags, será que houve falha? ou a batida foi tão forte assim? o caminhão parece que não sofreu nada e o i30 ta acabado...

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por vinnie em Sex 19 Mar 2010, 22:42

o fato do I30 estar acabado é um ponto positivo da segurança do carro....ele tem que desmanchar literalmente absorvendo o impacto (em vez de transmiti-lo para os passageiros)... Reparem que o "cockpit" ficou inteiro...
São vários os fatores que podem ter contribuido para a morte dos ocupantes...acredito que a forte desaceleração tenha sido o fator principal....(alguém sabe dizer se estavam de cintos?)
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por felipesalomao em Sex 19 Mar 2010, 23:01

Reparem no comentario sobre o acidente feito pelo ERCILIO na pagina da gazetaonline (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/03/614568-acidente+deixa+tres+mortos+na+br+101.html)

"Fui ultrapassado 1 minuto antes da colisão pelo Hyundai, eu estava a 95 km/h ele parecia um foguete quando me cortou, no mínimo a 150 km/h. Pêsames as famílias enlutadas."

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por jorgeeloy em Sex 19 Mar 2010, 23:23

Este assunto deve ser mantido ´sòmente em respeito às vitimas e contribuição para que não hajam mais acidentes deste tipo.Creio inadequado comentarmos sobre o carro. Peço a concordância dos amigos e agradeço

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por draccon em Sab 20 Mar 2010, 00:07

Fiquei sabendo que o airbag do carona não abriu, ví no jornal local, Hyundai tinha que explicar porque não abriu.. cabe um processo se não funcionou corretamente...
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por marcome1701 em Sab 20 Mar 2010, 00:48

Ai Deus...

Esse carro estava, para ter ficado assim, em uma velocidade superior a 100Km/h. Nessa velocidade não existe Airbag que faça alguma coisa, é morte por diversos fatores.
O impacto foi a cerca de 33° / 40° de acordo com a posição do carro, marcas na carroceria e na carroceria do caminhão.
O Airbag do carona não abriu porque a desaceleração foi lateral como pode ver pelo airbag da coluna.
Ai vem alguém e já quer processar a fabricante...


. Segurança ativa e segurança passiva

As características dos veículos e os cuidados na sua manutenção influem na segurança do trânsito. Todos sabem que pneus carecas e freios em mau estado aumentam o risco de acidente. Na realidade, muitas outras partes dos veículos condicionam a segurança do mesmo. Elas se classificam em duas categorias, em função da sua finalidade:
Os elementos que vão permitir reduzir os riscos de acidentes como, por exemplo, o sistema de frenagem. O conjunto destes elementos do veículo constitui a segurança ativa.
Os elementos que vão permitir reduzir as conseqüências dos acidentes como, por exemplo, os cintos de segurança. O conjunto destes elementos do veículo constitui a segurança passiva.
Vamos estudar nesta aula o segundo grupo, a segurança passiva, isto é, como reduzir os efeitos do acidente sobre os ocupantes do veículo.
As três colisões sucessivas

Os técnicos de trânsito utilizam a palavra “colisão” para designar o choque de um veículo contra um obstáculo ou contra um outro veículo. Referem-se, por exemplo, a colisão frontal, lateral, traseira, etc.
Frente à gravidade dos acidentes, procurou-se entender o que acontece durante o choque e chegou-se a descrevê-lo como a sucessão de três colisões:
A primeira colisão é a do veículo contra o obstáculo.
A segunda colisão, no interior do veículo, é a dos ocupantes do mesmo contra as paredes, o pára-brisa, os assentos, etc.
A terceira colisão, no corpo de cada pessoa, é a dos órgãos internos contra a estrutura óssea e também entre eles.
A primeira colisão
Imaginemos um veículo batendo num obstáculo fixo como um muro, ficando depois imóvel.
A velocidade do veículo passa a zero num tempo muito curto, da ordem de 0,10 segundos.
Ele é submetido a uma aceleração negativa violenta. Por exemplo, se a velocidade dele no momento do choque fosse de 20m/segundo (72 km/hora), a aceleração seria:
γ = V / T = 20m/seg. / 0,10seg. = 200 m/seg./seg. isto é aproximadamente 20 g.
(Cálculo feito, para simplificar, supondo que o movimento seja linear).
20 g equivale a vinte vezes a aceleração da gravidade.
Neste lapso de tempo que chamamos de duração do choque, a frente do veículo é amassada, deformada, ou mesmo destruída, até o veículo ficar completamente parado.
A segunda colisão
Quando o veículo parar, ao final da primeira colisão, se algum ocupante não estiver usando o cinto, ele será jogado para frente, na mesma velocidade em que o veículo se deslocava antes do choque. O corpo só vai parar quando encontrar um ou vários obstáculos.

Quanto ao condutor sem cinto, este poderá sofrer um choque dos joelhos contra o painel de instrumentos, do tórax contra o volante, e da cabeça contra o pára-brisa.
Isto ocorre num tempo extremamente curto, sem redução de velocidade. Sem nada para amortecer os choques, a velocidade com que o corpo bate nestes obstáculos é igual à velocidade inicial do veículo.
A terceira colisão
As conseqüências do choque do corpo contra o interior do veículo não vão ser somente lesões externas, como fraturas dos membros ou cortes e escoriações. Elas vão ser agravadas por lesões internas. Por exemplo, quando a caixa craniana se imobilizar contra o pára-brisa, o cérebro vai ser jogado contra a parede frontal do crânio, com uma velocidade igual à velocidade inicial do veículo. Neste momento, podem ocorrer rupturas de órgãos e graves hemorragias internas.
É fácil imaginar que acima de determinada velocidade, isto poderá provocar lesões irreversíveis, ou mesmo fatais.
3. Os dispositivos de proteção

A estratégia adotada pela maioria dos construtores de automóveis para proteger os ocupantes em caso de colisão é em primeiro lugar proporcionar aos ocupantes um habitáculo protegido da primeira colisão e em segundo lugar, instalar dentro deste habitáculo dispositivos de proteção contra a segunda colisão: cintos de segurança, encostos de cabeça e air-bags.

Proteção do habitáculo
Habitáculo é a parte da carroceria do veículo que constitui o espaço reservado aos ocupantes. Para conseguir que o habitáculo não fique destruído pelo choque, a parte dianteira do carro é concebida para se deformar sob o efeito do choque e para absorver, no curto período de sua deformação, toda a energia cinética do veículo. Esta zona de deformação atenua a pancada e faz com que o habitáculo em vez de ser destruído, possa parar sem causar danos importantes. A aceleração negativa sofrida pelo habitáculo é a que resulta do cálculo apresentado acima no parágrafo “a primeira colisão”: da ordem de 20 g numa colisão à velocidade de 20 m/seg. (72 km/h).
Cintos de segurança
No momento de uma parada súbita do veículo, os ocupantes conservam a sua energia cinética e tendem a permanecer em movimento. Eles são, então, arremessados para frente. Os cintos de segurança se destinam a evitar que os passageiros da frente sejam projetados sobre o painel do carro, e os do banco traseiro, sobre os assentos dianteiros, ou que sejam ejetados para fora do veículo.

Veremos mais adiante que, para ser eficiente, cada cinto deve ser complementado por:
Um encosto de cabeça.
Um (ou mais) pré-tensionador(es).
Um limitador de carga.
Air-bags

Um air-bag é uma bolsa flexível, em tecido, na qual um gás é injetado rapidamente em caso de colisão. Fica posicionada no veículo de forma a constituir uma almofada na frente do corpo da pessoa.
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Crash-tests
Todos os modelos de carros são submetidos a provas de segurança passiva, por meio de colisões contra um obstáculo de concreto (ou estruturas metálicas) à velocidade de 56 km/h. Estas provas são chamadas “crash-tests”.
4. Os cintos de segurança


O cinto de segurança chamado de cinto 3 pontos é formado de duas tiras de tecido, passando uma sobre a pélvis e a outra sobre o tórax. Assim, a força de resistência do cinto é aplicada sobre partes do corpo relativamente resistentes. Portanto, ele deve ser colocado de maneira a não concentrar a força numa área pequena como, por exemplo, através de uma carteira, uma caneta, ou qualquer objeto preso entre o corpo e o cinto.
A primeira dificuldade em relação ao cinto é que ele deve, em circunstância normal, deixar certa liberdade de movimento e, no momento eventual de uma colisão, prender o corpo, para freá-lo. Isto levou à invenção do pré-tensionador que tem por objetivo recuperar a folga do cinto em caso de colisão.
Imediatamente após o início da colisão, o pré-tensionador, amarrado à argola de afivelamento do cinto, aperta este último, reduzindo ao máximo a folga entre o corpo e o cinto. O objetivo é que a pessoa aproveite a 100% a frenagem provocada pela deformação do automóvel. O corpo apóia-se no cinto enquanto este começa a ser submetido à aceleração negativa da primeira colisão e vai ser freado junto com o cinto.
O cinto transmite ao corpo do ocupante uma aceleração negativa similar àquela sofrida pelo veículo, da ordem de 20 g no exemplo acima (colisão a 70 km/h). Isto corresponde a uma força da ordem de 1,4 toneladas aplicada pelo cinto sobre o abdômen e o tórax de uma pessoa pesando 70 kg.
Sem pré-tensionador, o corpo da pessoa iria apoiar-se sobre o cinto com atraso, encontrando-o já parado e sofreria um esforço muito maior.

A segunda dificuldade é que, na realidade, o valor limite da força aplicável sobre a caixa torácica, varia de 400 a 800 kilos, segundo a idade e a robustez da pessoa. É uma força que provoca uma compressão torácica da ordem de 75 mm, valor máximo admissível.
As respostas da indústria são três:
O tecido do cinto de segurança é feito de um material flexível, permitindo que ele se estique um pouco,
Um limitador de carga é acoplado ao mecanismo de retração do cinto.
Um air-bag se interpõe entre a pessoa e os obstáculos, em complemento ao cinto.
Limitador de esforço
O limitador de esforço, frequentemente integrado no nível do enrolador, é constituído de uma peça de metal que se rasga ou se deforma de maneira programada para limitar a pressão do corpo contra o cinto quando dos choques mais violentos. Por exemplo, em um choque entre 50 e 60 km/h, este “amortecedor” permite baixar a mais da metade a carga exercida pelo cinto sobre o tórax, de 900 a 400 kg, reduzindo assim os riscos de fratura das costas ou de parada cardíaca.
5. A coordenação dos air-bags e dos cintos

Para otimizar os efeitos dos cintos e dos airbags, é preciso sincronizar o seu funcionamento: o comando de todos estes dispositivos é centralizado.
Os construtores de veículos propõem uma grande variedade de sistemas, associando estes dispositivos e obedecendo aos princípios citados acima.

Exemplo de funcionamento do sistema de retenção
1. Nos primeiros 15 milésimos de segundo, o air-bag dispara e um pré-tensionador puxa o cinto para prender o passageiro ao seu assento.
2. Mais 30 milésimos de segundo, o air-bag infla e sua pressão se estabiliza. A pressão do cinto aumenta progressivamente com o avanço da parte alta do corpo.
3. Assim que o tórax entra em contato com o air-bag, uma válvula se abre, a uma determinada pressão, a fim de liberar parte do gás contido na bolsa. O limitador de carga se distende para aliviar as resistências localizadas.
4. Nos milésimos de segundos finais, o limitador de carga do cinto e a válvula de extração controlada agem em conjunto a fim de distribuir a absorção de energia cinética por toda a superfície do tórax, durante um tempo aceitável.

6. Os limites em termos de velocidade.

Em colisões ocorridas na faixa de velocidade de 60 a 70 km/h, os dispositivos de proteção e os organismos estão submetidos a esforços que alcançam ou ultrapassam os limites suportáveis.
Se a colisão ocorrer em velocidade superior a 80 km/h, as lesões externas e internas tem todas as probabilidades de serem gravíssimas, irreversíveis ou fatais.
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Sekones em Sab 20 Mar 2010, 03:02

É uma pena o ocorrido!! Que Deus esteja sempre com todos!!

Pelo ocorrido, o caminhoneiro tem sim grande parcela de culpa, mas
talvez o motorista do i30 tb tenha contribuido para o ocorrido! Se ele
realmente estava bem acima do limite de velocidade, foi um fator
determinante para a tragédia!

Como sempre, precisamos cuidar de nós e dos outros... dirigir por nós e
pelos outros!!
É dificil, mas temos que aprender a nos controlar e respeitar mais as
leis para que os acidentes diminuam e que várias tragédias sejam
evitadas!
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por jorgeeloy em Sab 20 Mar 2010, 08:30

Parabéns marcones e sekones por utilizar a iformaçao em benefício de todos e não simplesmente pata tripudiar sobre a tragédia.Muito bem, continuem neste caminho

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por CCP em Sab 20 Mar 2010, 11:58

Diama escreveu:
draccon escreveu:
jorgeeloy escreveu:Triste pelo carro?


Nada que se compare as vítimas certamente não me entenda mal, mas repare nos airbags abertos..
Sinto muito pelas vitimas.
Fiquei preocupado, vi que os air bags foram abertos e mesmo assim todos estão morreram, mesmo com os 6 air bags, será que houve falha? ou a batida foi tão forte assim? o caminhão parece que não sofreu nada e o i30 ta acabado...
Pessoal,

o carro pode ter quantos AirBags for, mas nunca irá fazer a diferença numa batida a mais ou menos 150 km/h quando se bate de frente com um caminhão.

A grande lição que devemos tirar desta notícia é sempre respeitar os limites de velocidade e aprender a usar corretamente o ABS, pois isto sim poderá fazer a diferença.

Abs.
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por cleberfurlan em Sab 20 Mar 2010, 19:02

Numa colisão acima de 140 km/h na maioria quase 90 % dos casos so o impacto da colisão quando a pessoa vai para frente pode ter airbag o que quiser e morte estantanea,as estruturas do cerebro não aguenta fiz um trabalho na faculdade sobre isso eu vo ve c acho ai posto aki
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por cristianosiq em Seg 22 Mar 2010, 19:25

Como sempre...caminhoneiro fazendo merda na estrada causando acidente. Cansei de ver caminhão cruzando estrada e nem ai pra ninguém. Mas o cara podia andar mais devagar tb...enfim...só resta lamentar.

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Tiago em Qua 24 Mar 2010, 02:27

Tive acesso ao Boletim de Acidente feito pela PRF através da placa divulgada no site. Falando popularmente mesmo, independente da velocidade do carro (i30), o culpado integralmente pelo acidente foi o caminhão. Agora falando de fatores contribuintes para a fatalidade (vítimas) e até mesmo do choque em si, a velocidade do carro foi um dos fatores que contribuiram para as lesões gravíssimas dos passageiros. A colisão não foi transversal, e sim lateral. Ou seja, o i30 tentou tirar, mas não conseguiu e acabou colidindo lateralmente com o caminhão. Além do choque e de toda a desaceleração, a lataria do caminhão sai rasgando a lataria do carro, ocasionando lesões sérias na cabeça das vítimas.

Detalhe: No site informa que o caminhão estava carregado, quando no boletim consta que está VAZIO. [EDIT]E, o motorista foi detido pela PRF e encaminhado à Polícia Civíl pelo envolvimento em acidente com vítima fatal.

Desculpem-me se disse algo ou escrevi errado. Estou no trabalho e pela hora, até cansado. Mas aos poucos vou voltando à rotina normal aqui no fórum!

Abraços a todos!

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Franciskano em Qua 24 Mar 2010, 16:18

Estava vendo a foto, parece que a colisão ocorreu no acostamento. Tiago, o que você acha?

Ainda, pela foto da notícia, parece que é uma curva.
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Tiago em Qui 25 Mar 2010, 04:04

A curva é lá na frente. As duas fotos parecem muito diferentes uma da outra, mas a colisão foi no meio da pista mesmo.

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Franciskano em Qui 25 Mar 2010, 19:10

Então pelo jeito o caminhão entrou com tudo.

Será que estava vindo carro em sentido contrário e não deu para tirar para a esquerda? Será que não deu para ver o caminhão indo em direção à pista por causa do mato?

Só estou perguntando pois pego estrada constantemente e preciso me precaver.
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Tiago em Seg 29 Mar 2010, 20:39

Amigo.. sempre é bom ter uma direção defensiva, e correr não tem nada de defensivo mesmo. Ao passar próximo de cruzamentos, trevos, avistar qualquer automóvel na iminência de atravessar ou adentrar a rodovia, sempre reduza a velocidade. Você pode até não conseguir evitar uma colisão, mas pode salvar sua vida ao colidir numa velocidade bem inferior. Além de transitar em uma velocidade mais baixa nesses pontos de risco citados (onde ocorrem os piores acidentes), você tem um tempo maior de resposta para usar o freio e reduzir bastante sua velocidade.

Fica o alerta e dica a todos. Nem sempre podemos evitar uma acidente, mas podemos reduzir nossas chances de se envolver em vários outros e salvar vidas dirigindo defensivamente.

PS.: Você é do HT fórum, né?! Sou o tsamorim de lá!

Abraços!

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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Franciskano em Ter 30 Mar 2010, 17:05

Opa! Sou do HT Forum sim (mesmo apelido) apesar de andar meio sumido de lá!
Já fui Papa Romeu Fox também, rsrsrs, mas já faz um bom tempo (andei muito de Veraneio, kkkk).
Abç!
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Re: Acidente Fatal entre caminhão e I30!!!!!

Mensagem por Tiago em Ter 30 Mar 2010, 20:45

Franciskano escreveu:Opa! Sou do HT Forum sim (mesmo apelido) apesar de andar meio sumido de lá!
Já fui Papa Romeu Fox também, rsrsrs, mas já faz um bom tempo (andei muito de Veraneio, kkkk).
Abç!

kkk... que bom! Aposentado na profissão? To novo ainda, com "apenas" 5 anos.

Abraços!

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